Especialistas do Instituto Ricardo Jorge participam em segundo workshop de consórcio de medicina personalizada IcPerMed

imagem do post do Especialistas do Instituto Ricardo Jorge participam em segundo workshop de consórcio de medicina personalizada IcPerMed

15-11-2019

Três especialistas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge participaram ativamente no segundo workshop do Consórcio Internacional para a Medicina Personalizada ICPerMed, que decorreu, nos dias 5 e 6 de novembro, em Madrid, nas Instalações do Instituto Nacional de Saúde Carlos III, subordinado ao tema “Personalised Medicine for All Citizens and Patients within Sustainable Implementation”. O ICPerMed visa fomentar a investigação para o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa.

Astrid Vicente, coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do Instituto Ricardo Jorge e atual vice-presidente do consórcio ICPerMed, foi responsável por apresentar o documento orientador “The ICPerMed Vision for 2030 – How can personalized aproches pave the way to next generation Medicine?”, resultante das reflexões de um grupo de trabalho do ICPerMed, com contributos de 97 especialistas em diferentes aspetos da medicina personalisada. Esta publicação pode ser consultada aqui.

O Instituto Ricardo Jorge esteve também representado no evento, através de Maria Luís Cardoso, especialista em farmacogenómica do DPS, e João Lavinha, investigador do Departamento de Genética Humana. A este workshop, seguiram-se, nos dias 7 e 8 de novembro, dois eventos complementares: uma “Summer school” do projeto EULAC PerMed, ainda sob a égide ICPerMed, onde João Lavinha efetuou uma comunicação intitulada “Rare diseases and personalised medicine: state-of-the-art”, e um “cluster event” da Comissão Europeia sobre Medicina Personalizada (MP), com a participação de Astrid Vicente.

segundo workshop do ICPerMed contou ainda com a presença de especialistas de outras instituições nacionais, que partilharam as suas experiências com os representantes dos outros países participantes, maioritariamente europeus. No decurso do workshop, que reuniu cerca de 150 especialistas de 31 países, os grupos de trabalho debruçaram-se sobre temas relacionados com literacia dos cidadãos e profissionais de saúde em MP, implicações, éticas, legais e sociais da investigação e implementação da MP, transferência dos resultados para o mercado e colaboração entre os diversos intervenientes garantindo a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Constituído por mais de 35 instituições e entidades europeias e internacionais, entre as quais o Instituto Ricardo Jorge, em representação de ministérios da ciência e da saúde, bem como agências de financiamento de investigação e desenvolvimento, o ICPerMed tem vindo a desenvolver as suas atividades com base num plano de ação comum onde estão identificadas as futuras necessidades de investigação para o desenvolvimento desta área. Portugal está representado neste consórcio através Instituto Ricardo Jorge e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ambas as instituições membros da Comissão Executiva do ICPerMed.

A medicina personalizada é um modelo de prática médica que integra a caracterização fenotípica e genotípica do indivíduo, ou seja, inclui dados sociodemográficos, ambientais e de estilos de vida e informação clínica e de imagem médica e perfis genéticos, na estimativa da predisposição individual para uma doença e na definição de estratégias preventivas e terapêuticas para cada indivíduo. Outros termos, como medicina de precisão ou medicina de estratificação são utilizados para aludir a este conceito, com diferenças subtis de significado.