Candidaturas abertas ao Prémio Nacional de Saúde 2024 – DGS

A Direção-Geral da Saúde atribui, anualmente, o Prémio Nacional de Saúde, que visa distinguir, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspetos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 16 de setembro de 2025.

As candidaturas devem ser enviadas para o seguinte endereço de e-mail: premionacionalsaude@dgs.min-saude.pt.

A atribuição do Prémio obedece ao Regulamento, e a apresentação de candidaturas é feita através do preenchimento, pelo próprio ou por terceiros, do formulário de inscrição disponível aqui:


Semana Europeia do Teste de Primavera 2025 – DGS

A Semana Europeia do Teste de Primavera de 2025 decorre entre 19 e 26 de maio. Esta iniciativa visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade.

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, associa-se aos restantes países da Europa, reforçando a necessidade de continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes em situação de maior risco.

Hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e Infeções Sexualmente Transmissíveis. Adicionalmente. vários estudos indicam que as pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que esperam para fazer o teste.

A promoção desta semana é da EuroTEST, desde 2013, em parceria com instituições comunitárias, de saúde e políticas da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde, e decorrer duas vezes por ano – na primavera (maio) e no outono (novembro) -, para incentivar o aumento da testagem, através da melhoria da acessibilidade.

Testar é um passo fundamentar para prevenir, diagnosticar e tratar a infeção por VIH e hepatites, especialmente em contextos de crise. Não adie e proteja-se: faça o teste!

Consulte os locais de teste:

– Nacional

– Lisboa


Curso “Ingestão de aditivos alimentares – Monitorização em Portugal” – INSA

16-05-2025

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, no dia 21 de maio, em formato online, o curso “Ingestão de aditivos alimentares – Monitorização em Portugal”. A formação visa dar a conhecer o procedimento de monitorização da ingestão de aditivos alimentares em Portugal, dando cumprimento à solicitação da Comissão Europeia, com vista à proteção da saúde pública.

Destinado a professores de escolas públicas e privadas, dos ensinos Básico e Secundário, bem como a profissionais de saúde e outros interessados no tema, este curso tem como objetivos complementares a divulgação da importância da monitorização da ingestão de aditivos alimentares pela população, particularmente pelas crianças e jovens; a apresentação do sistema Monitaditivos e os seus principais resultados e desafios; e o incentivo à colaboração neste sistema de monitorização.

Entre os temas a abordar destacam-se a definição e os propósitos dos aditivos alimentares, a forma de garantir a segurança da sua utilização nos alimentos, e a importância de monitorizar a sua ingestão pela população e como fazê-lo. Será ainda apresentada a experiência de uma escola participante, bem como os resultados da monitorização em Portugal em 2024. O programa do curso está disponível para consulta e a inscrição pode ser feita através deste link.

O DAN é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde para a Nutrição e Obesidade Infantil.


Nova edição do Infarmed Notícias