Instituto Ricardo Jorge organiza ciclo de conferências dedicado ao planeamento em saúde sustentável

17-06-2025

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia (DEP), promove, durante o ano de 2025, um ciclo de conferências sob o tema “Planeamento em Saúde Sustentável: desafios e oportunidades”. A primeira conferência terá lugar dia 25 de junho, nas instalações do INSA em Lisboa, será dedicada ao tema “Planeamento e sustentabilidade” e proferida por Ana Cristina Garcia, investigadora da Unidade de Investigação em Serviços e Políticas de Saúde do DEP.

A decorrer em formato híbrido, a conferência terá uma sessão de abertura a cargo do presidente do Conselho Diretivo do INSA, e no final um pequeno espaço para comentários e questões. O ciclo de conferências “Planeamento e sustentabilidade” tem como objetivo aprofundar os conceitos fundamentais destas temáticas, a fim de poderem ser úteis na atividade do INSA e nas suas interações com outras entidades.

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são termos em utilização crescente em Portugal e no mundo, mas cuja operacionalização se tem revelado complexa e inconsistente intra e inter países. Atenta a estas questões, a Organização das Nações Unidas incentiva os dirigentes governamentais das instituições, empresas e outras organizações, a adotar explicitamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como referencial para o planeamento, programação e orçamentação.

O DEP é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA. Desenvolve as suas atividades nos domínios da investigação e da observação sobre os estados de saúde e de doença da população residente em Portugal, suas determinantes e utilização dos cuidados de saúde tendo em vista a obtenção de evidência para a decisão em saúde pública.


Trabalho realizado no Instituto Ricardo Jorge vence prémio em encontro nacional de médicos internos de saúde pública

17-06-2025

A comunicação intitulada “Efeito combinado do calor extremo e da poluição por partículas atmosféricas na mortalidade diária no distrito de Lisboa”, da autoria de Filipa Canha, médica interna de Saúde Pública, foi distinguida com o primeiro lugar no Concurso Científico do XVI Encontro Nacional de Médicos Internos de Saúde Pública (ENMISP). Desenvolvido no Departamento de Epidemiologia (DEP) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), este trabalho analisa o efeito combinado do calor extremo e poluição atmosférica elevada por matéria particulada na mortalidade diária por todas as causas no distrito de Lisboa.

Este trabalho foi realizado no DEP do INSA no contexto de estágio de investigação epidemiológica, sob a orientação de Andreia Leite, Vânia Gaio e Susana Pereira da Silva, e faz parte de um projeto de investigação em curso que pretende estudar este efeito em todos os distritos de Portugal continental. Como principal resultado, destaca-se um efeito sinérgico entre calor extremo e poluição atmosférica elevada por matéria particulada na mortalidade por todas as causas no distrito de Lisboa.

De acordo com os autores deste trabalho, a integração destes resultados nos sistemas de monitorização e vigilância dos efeitos do calor na saúde podem contribuir para melhor monitorizar e responder a este efeito sinérgico na saúde pública.

O XVI ENMISP decorreu em Coimbra, entre os dias 28 e 30 de maio, sob o tema “Saúde Pública e Sociedade”. Trata-se de uma iniciativa organizada anualmente pelas Comissões de Médicos Internos de Saúde Pública, e tem um cariz científico que pretende promover novas ideias, diálogo e reflexão sobre atualidade e inovação em Saúde Pública, bem como a partilha de experiências entre os profissionais da área.


Infarmed Newsletter

16 jun 2025

Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter, Nº 269