Programa de Acesso Precoce | Wainzua (Eplontersen) | Indeferimento final – Infarmed

11 ago 2025

Para: Público em geral

Doentes com polineuropatia de estadio 1 ou estadio 2, que não possam beneficiar clinicamente das terapêuticas atualmente disponíveis para tratamento de amiloidose hereditária mediada por transtirretina (ATTRv) com polineuropatia de estadio 1 ou estadio 2.

Considera-se que a situação clínica em que é proposta a utilização do fármaco não se inscreve no quadro legal para o qual foi criada a exceção contemplada pelo artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 97/2015, de 1 de junho, na sua atual redação.


100% de cobertura em Hospitalização Domiciliária

11/08/2025

Equipas de HD estão hoje presentes em todo o território nacional

A rede de equipas de Hospitalização Domiciliária está hoje presente em todo o território nacional, feito alcançado com a criação da equipa da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga a 24 de julho.

A Hospitalização Domiciliária no SNS já beneficiou cerca de 59 mil utentes, segundo dados da Direção Executiva do SNS. Aliás, só no primeiro semestre de 2025, foram admitidos 6.836 novos doentes, refletindo a consolidação e a expansão contínua desta resposta assistencial em todo o território nacional.

A expansão desta modalidade tem também contribuído significativamente para aliviar a pressão sobre os serviços hospitalares. Em 2024, evitaram-se 108 923 dias de internamento em enfermarias, o que representa um aumento de 11% face ao ano anterior. Simultaneamente, registou-se um aumento significativo da capacidade instalada, existindo atualmente 415 camas de hospitalização domiciliária a nível nacional, o que representa um crescimento de 84% face ao ano da implementação deste modelo.

As equipas de hospitalização domiciliária representam um modelo inovador e eficaz na prestação de cuidados de saúde, permitindo uma resposta mais coordenada, eficiente e centrada no utente, assegurando cuidados de elevada qualidade no conforto do domicílio, sempre que clinicamente adequado.

A hospitalização domiciliária exemplifica a transformação necessária na forma como prestamos cuidados de saúde, centrando-se na continuidade, na proximidade e na personalização do atendimento.

Saiba mais na reportagem do Público Estar no hospital “era uma escuridão”. Em casa, há mais ânimo e apoio “com gosto”


Montalegre com novo aparelho de radiografia

12/08/2025

Novo aparelho raio-X de última geração no Serviço de Urgência Básica de Montalegre

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) conta, a partir deste mês, com um aparelho RX de última geração no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Montalegre.

A aquisição representa um investimento de cerca de 220 mil euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e permite a realização de exames com maior precisão e um diagnóstico mais célere. Em conjunto com a requalificação da sala, esta melhoria representa um reforço da capacidade de diagnóstico, com precisão e segurança, e uma poupança de tempo para o utente e para o serviço.