Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias a 1 e 02/09/2025

Aviso n.º 21797-A/2025/2 – Diário da República n.º 167/2025, Suplemento, Série II de 2025-09-01
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, IP
Procedimento concursal de ingresso na formação especializada em física médica 2026.

Despacho n.º 10320/2025 – Diário da República n.º 167/2025, Série II de 2025-09-01
Saúde – Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P.
Nomeação para o cargo de coordenador do Gabinete Jurídico e do Cidadão.

Despacho n.º 10355/2025 – Diário da República n.º 168/2025, Série II de 2025-09-02
Saúde – Gabinete da Ministra da Saúde
Autoriza, a título excecional, a licenciada Marta Cristina Marques Gomes a exercer atividade médica, de natureza assistencial, na Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, E. P. E.

Despacho n.º 10340/2025 – Diário da República n.º 167/2025, Série II de 2025-09-01
Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, EPE
Delegação de competências.

Anúncio n.º 280/2025 – Diário da República n.º 167/2025, Série II de 2025-09-01
Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, EPE
Celebração e renovação de contratos de trabalho com médicos aposentados no ano de 2025, nos termos do Despacho n.º 4220/2025, de 3 de abril, e ao abrigo do Decreto-Lei n.º 89/2010, de 21 de julho, na sua redação atual.

Regulamento n.º 1041/2025 – Diário da República n.º 167/2025, Série II de 2025-09-01
Município de Mortágua
Aprova o Regulamento de Concessão de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários de Mortágua.


Atualização das Perguntas Frequentes | Acesso de cidadãos estrangeiros ao SNS – ERS

01/09/2025

A ERS atualizou na sua página eletrónica as perguntas frequentes sobre Acesso de cidadãos estrangeiros à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde.

Aceda a mais informação aqui.


Infarmed atualiza dados sobre disponibilidade de medicamentos

01 set 2025

O INFARMED divulga a atualização mais recente sobre a disponibilidade de medicamentos em Portugal, relativa aos meses de julho e agosto de 2025. Os dados evidenciam a reposição de vários fármacos essenciais e a implementação de medidas que permitiram mitigar situações pontuais de escassez, assegurando a continuidade do abastecimento e o acesso dos doentes às terapêuticas de que necessitam.

No dia 12 de agosto, iniciou-se a comercialização do medicamento Colchicine Opocalcium 1 mg rotulado em língua francesa, aprovado através de Autorização de Utilização Excecional (AUE), de forma a responder à escassez deste fármaco no mercado nacional. A normalização do abastecimento deste fármaco está prevista para o início de setembro. As AUE são autorizações concedidas pelo INFARMED que permitem agilizar o fornecimento de medicamentos em situações de potencial rutura. No caso em concreto, a AUE permitiu a comercialização deste medicamento rotulado em língua estrangeira acompanhado de folheto informativo em português, em conformidade com a legislação nacional e europeia.

Entre outras AUE emitidas em julho e agosto, incluem-se as relativas a fármacos contendo liraglutido, colquicina, colestiramina, clemastina, cloreto de acetilcolina, epirrubicina e daptomicina, o que permitiu que os cidadãos continuassem a aceder aos medicamentos de que necessitavam.

Por outro lado, vários medicamentos que tinham registado constrangimentos no abastecimento voltaram a estar disponíveis no mercado, nomeadamente: Fasilex (desvenlafaxina), Castilium (clobazam), Zofran (ondansetrom) e Vaxchora (vacina contra a cólera). No entanto, à exceção da Vaxchora, os doentes tiveram acesso a alternativas terapêuticas com indicações clínicas semelhantes.

Entrada de novos medicamentos no mercado

Durante os meses de julho e agosto, registou-se ainda a entrada no mercado nacional de novos medicamentos nas seguintes substâncias ativas Candesartan + Amlodipina + Atorvastatina e Beclometasona + Formoterol + Brometo de Glicopirrónio, aumentando o arsenal terapêutico disponível.

O INFARMED acompanha diariamente a situação da disponibilidade de medicamentos e atua no sentido de prevenir ou mitigar o impacto no tratamento dos doentes, garantindo que as terapêuticas essenciais permanecem disponíveis.

Os constrangimentos no abastecimento do mercado de medicamentos podem resultar de diversos fatores que impactam a disponibilidade junto dos doentes e profissionais de saúde, como problemas de fabrico, atrasos na produção, falta de matérias-primas, problemas de qualidade, alterações regulamentares ou aumento da procura.

Para verificar se um medicamento se encontra em falta, o INFARMED disponibiliza no seu site uma lista permanentemente atualizada de ruturas, onde também poderá identificar quais as alternativas disponíveis para cada medicamento em rutura, incluindo a sua disponibilidade através de AUE (autorização de utilização excecional). O acesso é feito em http://www.infarmed.pt, na área “Gestão da Disponibilidade do Medicamento”, no separador ‘Ruturas’, na qual é possível pesquisar diretamente pelo respetivo medicamento/substância ativa/DCI.


01-09-2025  SIOE: Avança o módulo de trabalhadores na Administração Pública

Dando continuidade ao plano de disponibilização gradual da nova plataforma digital do SIOE, entrou em funcionamento, a 1 de setembro, o módulo de trabalhadores, destinado ao reporte individualizado dos recursos humanos da Administração Pública.

O novo módulo permite aos empregadores públicos comunicar, com maior rigor e detalhe, a informação relativa aos seus trabalhadores.

Esta alteração do modelo de reporte tem por objetivo reforçar a transparência e a fiabilidade dos dados recolhidos. Permite também expandir e aprofundar os indicadores de apoio à decisão, suportando decisões mais informadas e políticas públicas sustentadas em dados mais tempestivos.

Durante a fase de transição, os serviços públicos vão continuar a usar o modelo atual, até que estejam completamente integrados no novo sistema.

Para garantir o sucesso deste processo de transformação, a DGAEP (entidade responsável pelo SIOE) disponibiliza-se para apoiar os organismos públicos com formações e acompanhamento técnico.

Este novo passo visa reforçar a simplificação e digitalização de processos, bem como a proximidade de articulação entre entidades públicas.


Cova da Beira moderniza cuidados de saúde

02/09/2025

Plano contempla um investimento global superior a 11 milhões de euros

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) tem em curso um plano global de investimento superior a 11 milhões de euros, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de modernizar os cuidados de saúde e reforçar a capacidade tecnológica.

Este plano de modernização contempla a aquisição de dois Robôs Cirúrgicos, um para cirurgia de tecidos moles e outro para ortopedia, medidas de eficiência energética no Hospital do Fundão, o lançamento da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, a criação de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a população adulta, que se junta à já existente, e a aquisição de equipamentos de diagnóstico: ressonância magnética, mamógrafo e tomografia computorizada.

Está ainda em marcha a consolidação da Unidade de Cardiologia de Intervenção da Beira Interior (UCIBI), com a aquisição de um segundo equipamento de angiografia, a criação de uma nova sala dedicada e a modernização das áreas técnicas e de recobro.


Renovação do Bloco de Partos do Hospital de São Francisco Xavier

02/09/2025

ULS de Lisboa Ocidental investe perto de 1,2 milhões de euros na intervenção realizada noHospital de São Francisco Xavier

A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) concluiu a remodelação do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia (SUOG)/Bloco de Partos do Hospital de São Francisco Xavier, financiada pelo Programa de Incentivo Financeiro para a Qualificação dos Blocos de Partos do SNS, aprovado em Conselho de Ministros em janeiro de 2023.

O investimento de quase 1.255.000€ beneficiou as instalações, com a substituição dos sistemas de tratamento de ar das três salas de cirurgia do Bloco de Partos, de acordo com as normas regulamentares mais atuais, a reabilitação dos sete quartos de parto, salas de bloco operatório e áreas comuns, e a aquisição de equipamento médico e não médico.

Esta intervenção representa um passo importante na melhoria das condições de conforto, controlo de infeção, segurança e eficiência colocados ao serviço das grávidas, bebés e suas famílias.


ULS da Arrábida conquista dupla certificação ISO 9001:2015

01/09/2025

Serviço de Imunohemoterapia e Unidade Laboratorial de Imunologia e Biologia Molecular obtêm reconhecimento da SGS pela qualidade e excelência dos serviços prestados

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida obteve recentemente duas certificações ISO 9001:2015, atribuídas pela SGS, que reconhecem a qualidade, o rigor e a excelência dos serviços prestados pela instituição.

No dia 27 de agosto de 2025, o Serviço de Imunohemoterapia conquistou a certificação ISO 9001:2015, válida até 25 de agosto de 2028. A certificação abrange a totalidade das atividades da área funcional do sangue, desde a inscrição, triagem clínica, colheita e transporte de sangue total para o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), até à rotulagem, armazenamento, estudo imunohematológico, pedidos e distribuição de componentes sanguíneos destinados a transfusão.

Também a Unidade Laboratorial de Imunologia e Biologia Molecular, integrada no Serviço de Imunoalergologia, obteve em julho de 2025 a mesma certificação, válida até 27 de julho de 2028. Este reconhecimento atesta o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade em imunoquímica, imunidade celular e biologia molecular, reforçando a segurança, eficiência e confiança dos serviços laboratoriais prestados à comunidade.

Para a ULS da Arrábida, estes resultados refletem o empenho, a competência e a dedicação das equipas envolvidas, que diariamente asseguram cuidados de excelência.


Inovação nas candidaturas ao Internato Médico 2026

01/09/2025

Concurso nacional de ingresso na formação de Internato Médico vai decorrer, pela primeira vez, 100% online

O concurso nacional de ingresso na formação de Internato Médico vai decorrer, pela primeira vez, de forma totalmente digital. A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em parceria com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, desenvolveu uma nova plataforma digital que simplifica o processo de candidatura, eliminando a necessidade de envio de documentos por correio.

As candidaturas abriram esta segunda-feira, dia 1 de setembro, e decorrem até 19 de setembro, devendo ser submetidas exclusivamente através da plataforma online.

O que muda

  • Eliminação total do envio de documentos por correio
  • Submissão e gestão do processo exclusivamente digital
  • Alinhamento com a estratégia nacional de digitalização da saúde e da administração pública

Benefícios

  • Menos burocracia
  • Melhor experiência para os candidatos
  • Maior eficiência na gestão do concurso por parte da ACSS

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de transformação digital da saúde, promovendo a modernização dos serviços públicos e reforçando a transparência e acessibilidade dos processos.

Saiba mais informações em: Concurso de Ingresso no Internato Médico.


Instituto Ricardo Jorge volta a acolher ação formativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças

01-09-2025

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) acolheu, nas suas instalações em Lisboa, entre 25 e 29 de agosto, um módulo do Programa Europeu de Formação em Epidemiologia/Microbiologia (EPIET/EUPHEM) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este programa tem como objetivo criar uma rede de epidemiologistas de campo altamente qualificados na União Europeia (UE), aumentando o conhecimento especializado e reforçando a resposta e a capacidade de vigilância e controlo de doenças transmissíveis.

Intitulado “Project Review Module”, o módulo consistiu na preparação dos participantes para a revisão de projetos dos seus pares, bem como para a apresentação das suas mensagens e descobertas a uma audiência mais alargada. Estiveram presentes no INSA mais de 120 pessoas, designadamente alunos da coorte 2023 e 2024, coordenadores e supervisores do programa, incluindo EPIETs e EUPHEMs alumni (nacionais e internacionais), para além de representantes da Direção-Geral da Saúde, em sessões de trabalho divididas entre o INSA e a Escola Nacional de Saúde Pública. Marcaram ainda presença nesta formação do ECDC alunos do programa de epidemiologia de campo dos países do Mediterrâneo e do Mar Negro (MediPIET).

Com uma forte componente prática e uma duração de dois anos, o Programa EPIET/EUPHEM prevê a realização de módulos com temas específicos nos quais participam todos os alunos em formação dos vários países europeus, sendo realizado em instituições de referência de toda a Europa. O INSA é instituição de acolhimento e responsável pelo Programa Europeu de Formação em Microbiologia em Saúde Pública (EUPHEM – European Public Health Microbiology) em Portugal desde 2017.

O Programa Europeu de Formação em Epidemiologia de Intervenção (EPIET – European Programme for Intervention Epidemiology Training) foi criado em 1995 com o objetivo de promover uma rede de epidemiologistas de campo altamente qualificados na União Europeia, aumentando o conhecimento especializado e reforçando a resposta e a capacidade de vigilância e controlo de doenças transmissíveis, fortalecendo assim a Saúde Pública nos Estados-membros da UE e ao nível do Espaço Económico Europeu. Em 2006, o EPIET foi integrado nas atividades principais do ECDC, tendo o programa expandido em 2008 a formação para a componente da microbiologia, com a criação do Programa EUPHEM.


12º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2025” – INSA

02-09-2025

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), promove, dia 12 de setembro, em formato online, o 12º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura – SPASS 2025”, este ano subordinado ao tema “Promoção de ambientes salutogénicos no local de trabalho”. A iniciativa tem como objetivo debater as temáticas relacionadas com a alimentação saudável no local de trabalho.

Dentro do tema principal do evento, serão abordadas e debatidas temáticas como a alimentação saudável no local de trabalho, estratégias e políticas institucionais; a sustentabilidade e alimentação no local de trabalho, e estratégias para reduzir o desperdício alimentar; a alimentação, nutrição e inclusão, e a adaptação do ambiente de trabalho às diversas necessidades alimentares; e a alimentação saudável e consciente no local de trabalho.

Dirigida a todos os interessados na temática, entre os quais, profissionais da saúde, da indústria e de empresas de restauração e de distribuição alimentar, bem como academia e comunidade científica, a iniciativa terá lugar através da plataforma Zoom e carece de inscrição gratuita mas obrigatória, podendo a mesma ser feita através deste formulário. O programa da sessão será divulgado oportunamente.

O DAN é um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.


Aceda à mais recente edição da Infarmed Newsletter

01 set 2025

Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter, Nº 273

Exit mobile version