Site icon A Enfermagem e as Leis

Plano de contingência: ULS do Nordeste com 24 camas suplementares e reforço de equipas

09/01/2018

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anuncia que ativou o Plano de Contingência de Contingência Específico de Saúde Sazonal – Módulo Inverno com a abertura de 24 camas suplementares de internamento nas Unidades Hospitalares de Bragança, de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros.

De acordo com a ULS, o aumento da capacidade de internamento surge na sequência do aumento de afluência aos Serviços de Urgência do distrito de Bragança na primeira semana de janeiro, acompanhada de um aumento do número de doentes com necessidade de acompanhamento e tratamento hospitalar.

Nesta época do ano, o aumento do número de episódios de urgência, que ronda os 19 % na ULS do Nordeste, deve-se ao aumento do número de casos de gripe e de infeções respiratórias.

O aumento da capacidade de internamento surge na sequência do aumento de afluência aos Serviços de Urgência do distrito de Bragança na primeira semana de janeiro, acompanhada de um aumento do número de doentes com necessidade de acompanhamento e tratamento hospitalar.

Apesar do aumento do número de utentes a recorrer aos Serviços de Urgência do distrito de Bragança, os Tempos Médios de Espera na ULS Nordeste enquadram-se dentro dos tempos recomendados no âmbito do sistema de Triagem de Manchester.

Desde o dia 1 de janeiro, os tempos médios de espera nos Serviços de Urgência da ULS Nordeste situaram-se nos 8,5 minutos para doentes com prioridade a «laranja», 27 minutos para doentes com prioridade «amarela» e 41 minutos para doentes com prioridade «verde».

De realçar ainda que a ULS do Nordeste tem mantido a atividade assistencial habitual, sendo que, até ao momento, não houve cancelamento nem de cirurgias programadas nem de consultas nas unidades hospitalares do distrito de Bragança.

Neste sentido, a ULS Nordeste está preparada para responder ao aumento de afluência aos Serviços de Urgência que é esperado na sequência da previsão de um maior número de casos de gripe nos próximos dias. É ainda feita a articulação entre os cuidados de saúde primários, através da Consulta Aberta, e dos Serviços de Urgência hospitalares, no sentido de adequar a resposta às necessidades dos utentes, que em caso de gripe deverão recorrer primeiro ao Centro de Saúde.

Para saber mais, consulte:

ULS Nordeste – http://www.ulsnordeste.pt/

Exit mobile version