Site icon A Enfermagem e as Leis

Comunicado DGS: Vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre Vacinação contra a gripe.


Mais 170 mil pessoas vacinadas nesta época gripal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anuncia que na atual época gripal foram vacinadas gratuitamente contra a gripe mais 170 mil pessoas do que na época anterior.

Em comunicado, emitido a 12 de março, a DGS informa que foram administradas, desde o início de outubro de 2017, mais de 1,3 milhões de vacinas gratuitas contra a gripe no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assim, foram vacinadas gratuitamente mais 255 mil pessoas que em 2015/2016 e mais 170 mil pessoas que em 2016/2017.

A DGS estima que a cobertura na população com 65 ou mais anos de idade (SNS e setor privado) seja da ordem dos 65%, o que representa uma subida de cinco por centro em relação à época anterior.

A  vacinação é  a  principal  medida  de prevenção  contra  a  gripe e tem  como  objetivo proteger  as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações. Para tal, o Estado adquire anualmente vacinas contra a gripe que, este ano, passaram também a ser administradas a título gratuito às pessoas com diabetes e aos bombeiros com contacto direto com doentes.

A vacinação contra a gripe constitui um dos eixos do Plano de Saúde Sazonal na sua vertente de Inverno em vigor de 1 de outubro a 30 de abril e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.

Todas  as  recomendações  para  a  população,  e  grupos  de  risco  em  particular,  sobre  medidas preventivas dos efeitos do frio extremo na saúde e de outros acontecimentos estão disponíveis
no site  da  DGS  em: https://www.dgs.pt/saude.

A avaliação da vacinação em contextos específicos, como a vacinação dos profissionais de saúde do   SNS   ou   das   pessoas   residentes   em   instituições,   é   um   processo   moroso   e   exigente, encontrando-se ainda a decorrer.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Comunicado

Exit mobile version