Maio, Mês do Coração

De acordo com a  Fundação Portuguesa de Cardiologia, em Portugal, no último ano, de um total de cerca de 105.000 óbitos, ocorreram cerca de 35.000 mortes devido a doenças cardiovasculares.  No seu conjunto, as doenças cardiovasculares são as principais patologias, sendo responsáveis por mais de um terço de toda a mortalidade da população portuguesa.

Em 2018, a Fundação dedica o Mês de Maio ao Colesterol, tendo em atenção que cerca de dois terços da população adulta portuguesa têm o colesterol elevado. No entanto, este não causa sintomas. Estes quando ocorrem, podem manifestar-se, por exemplo, sob a forma de dor no peito devido a angina de peito ou enfarte do miocárdio. «Estamos, pois, perante uma patologia grave em que é fundamental fazer prevenção».

O colesterol é uma gordura essencial existente no organismo que tem duas origens. Uma parte é produzida pelo próprio organismo, em particular pelo fígado, e outra parte, é obtida através da alimentação, sobretudo pela ingestão de produtos animais, ricos em gordura, como a carne vermelha, os ovos e os produtos lácteos.