Site icon A Enfermagem e as Leis

USF CelaSaúde acreditada: Unidade de saúde do Centro certificada com nível «Bom» pela DGS

18/03/2019

A Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde recebeu a sua certificação de nível «Bom», atribuída pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O modelo de qualidade adotado pela Direção-Geral da Saúde para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

Em atividade desde 2009, a USF CelaSaúde, que funciona no Centro de Saúde de Celas, em Coimbra, é coordenada pela médica Maria Teresa Tomé e reúne uma equipa constituída por nove médicos, nove enfermeiros e seis assistentes técnicos que prestam cuidados de saúde a 16 mil utentes.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, «a equipa da USF CelaSaúde vê, com a acreditação, o reconhecimento de todo o seu trabalho e empenho no processo de melhoria contínua da qualidade que se propôs construir e implementar», revela a ARS.

Com a acreditação da USF CelaSaúde, a ARS do Centro atinge um total de 18 unidades certificadas, até ao momento, no âmbito do Programa Nacional de Acreditação em Saúde, considerando-se a acreditação de unidades prestadoras de cuidados de saúde decisiva para a melhoria contínua da qualidade através da disseminação de uma cultura de rigor e de segurança.

Para saber mais, consulte:

ARS do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/

Exit mobile version