Site icon A Enfermagem e as Leis

Catálogo da exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” distinguido com menção honrosa nos Prémios APOM 2019

imagem do post do Catálogo da exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” distinguido com menção honrosa nos Prémios APOM 2019

28-05-2019

O catálogo da exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, concebida pelo Museu da Saúde e inaugurada em abril de 2017, foi distinguido com uma Menção Honrosa nos Prémios 2019 da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Com textos de David Felismino, Helena Rebelo-de-Andrade, Germano de Sousa e Fernando de Almeida, o catálogo conta com fotografias de Pedro Sadio e Cláudia Damas, design gráfico de Mariana Gaudich, produção gráfica de Paula Martins e produção executiva de Raquel Prata de Oliveira.

Atribuídos anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia, os prémios APOM visam incentivar e valorizar o trabalho dos profissionais e instituições portugueses na área dos museus, reconhecendo o seu contributo efetivo na melhoria da oferta cultural nacional. O anúncio dos vencedores e entrega dos respetivos diplomas teve lugar no passado dia 24 de maio, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o Museu da Saúdemostra-se, desde abril de 2017, nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal“, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade.

Constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras, como o Centro Hospitalar Lisboa Central, o Museu de História Natural e da Ciência, o Museu Egas Moniz, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, a exposição é visitável, gratuitamente, todas as quartas-feiras, em regime de visita livre (10:00-18:00) e, nos restantes dias úteis, por marcação prévia.

Exit mobile version