Site icon A Enfermagem e as Leis

Por um SNS mais Humanizado

04/09/2019

A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, participou esta quarta-feira, dia 4 de setembro, no encontro «Compromisso para a Humanização Hospitalar – Por Um SNS Mais Humanizado», que decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, em Gaia.

No encerramento da sessão, Raquel Duarte lembrou que o programa de Governo propôs-se «defender o SNS e promover a saúde e uma das linhas estratégicas é reforçar o poder do cidadão no sistema público, ouvindo mais os seus utilizadores e organizar-se de acordo com as suas preferências, focando-se na qualidade do serviço promovendo disponibilidade, acessibilidade, celeridade e humanização dos serviços.»

A Secretária de Estado da Saúde sublinhou que «a resposta às expetativas dos cidadãos é um dos principais objetivos dos sistemas de saúde e só é possível responder-lhes colocando-os no seu centro». Referiu, também, que «humanizar é também atentar em permanência aos seus profissionais» sendo necessário «garantir que estejam satisfeitos e motivados e estejam comprometidos com a sua missão e o serviço público».

«A humanização faz parte da rotina de todos nós e, em particular, dos profissionais de saúde. Mas estamos conscientes que, além de prestar mais e melhores e cuidados, nos cumpre estimular as boas práticas e replicar os bons exemplos que maximizem o respeito pela pessoa doente, pelos seus cuidadores e pelos profissionais de saúde.», afirmou na sua intervenção.

Sobre esta iniciativa, Raquel Duarte referiu que «O trabalho que hoje vos foi apresentado não começou nem acabou agora, porque o SNS assenta no humanismo. O projeto foi construído sobre o pioneirismo de algumas unidades que já acarinhavam esta dimensão dos cuidados».

A Secretária de Estado referiu que «o dia de hoje é um marco para os hospitais que assinaram este compromisso» e que esta tarefa implica «empenho, dedicação e sobretudo tempo, mais do que recursos financeiros. Requer um olhar atento sobre os detalhes que ditam o conforto, a segurança e a forma de comunicar e que, por isso, podem ser implementadas de imediato ou no curto prazo».

«Mais do que um investimento financeiro, que está previsto em algumas propostas das unidades, esta é uma mudança de mentalidades. Uma mudança de paradigma.» afirmou.

Raquel Duarte assegura que a mudança não ficará apenas nos cuidados hospitalares, uma vez que «o Ministério da Saúde está apostado em generalizar este projeto a todos os níveis de cuidados, nomeadamente permitindo estender a assinatura deste compromisso aos cuidados de saúde primários.»

A Secretária de Estado finalizou a sua intervenção, referindo que «No ano em que celebramos os 40 anos do SNS, o meu desejo é que projetos como estes continuem, porque estão nas mãos de todos nós.»


Humanização Hospitalar

04/09/2019

Ministra destaca humanização na prestação de cuidados de qualidade

A Ministra da Saúde, Marta Temido , presidiu esta tarde à abertura do encontro «Compromisso para a Humanização Hospitalar – Por Um SNS Mais Humanizado», que decorreu no Centro de Reabilitação do Norte, em Gaia.

Na sua intervenção, Marta Temido destacou que a prestação de cuidados de saúde de qualidade passa impreterivelmente pela humanização de cuidados, não só hospitalares, mas de todos os cuidados – desde os primários aos de reabilitação.

A Ministra referiu que «Humanizar os cuidados é tomar consciência que são as pessoas, os doentes, os familiares que encerram a centralidade da atividade da saúde.»

«Humanizar os cuidados é, e passo a citar o compromisso que hoje aqui se assina, “[maximizar] a expressão dos valores humanos em contexto de relação quotidiana entre os profissionais de saúde (…) e destes com os utentes.”» salientou na sua intervenção.

Marta Temido reconheceu a necessidade de humanizar os cuidados hospitalares, congratulando todos os hospitais que se comprometeram com este desiderato.

Lembrou ainda que «os cuidados de saúde não se resumem àqueles prestados entre os muros do hospital. Há, assim, que estender a cultura de humanização, de proximidade entre tecnicidade e profundo respeito pelos valores e dignidade das pessoas que servimos, a todos os contextos em que as servimos.»

A Ministra destacou que são compromissos como este que contribuem para a materialização da pessoa como centro e foco dos cuidados de saúde e do SNS.

Finalizou a sua intervenção encorajando para que se trabalhe «no sentido de alargar o compromisso com a humanização aos outros níveis de cuidados de SNS», considerando não se efetivará plenamente o direito à saúde se não se contemplar o direito a ser tratado condignamente, com respeito, atenção e qualidade.


Compromisso Humanização Hospitalar

04/09/2019

Ministra da Saúde preside à abertura da sessão, hoje, em Gaia.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , preside hoje, dia 4 de setembro, pelas 14h30, à abertura da Sessão «Compromisso para a Humanização Hospitalar – Por Um SNS Mais Humanizado», no Centro de Reabilitação do Norte – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, em Gaia.

A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, também estará presente e fará o encerramento da Sessão.

Este programa foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, que foi criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional Saúde (SNS) na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares.

O objetivo é implementar projetos dedicados à humanização que se centrem nas pessoas (utentes, cuidadores e profissionais de saúde) e que garantam o bom relacionamento interpessoal e interprofissional e o respeito por valores humanos. Com este projeto espera-se a melhoria constante dos processos e resultados em saúde.

Para saber mais, consulte:

Programa

Exit mobile version