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INEM | Apoio psicológico: Equipa do CAPIC atendeu de cerca 57 chamadas diárias em 2018

05/09/2019

Por ocasião do Dia Nacional de Psicólogo, que se celebrou quarta-feira, dia 4 de setembro, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recorda que criou o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) com o intuito de atender às necessidades psicossociais da população e dos profissionais de emergência pré-hospitalar.

A equipa do CAPIC é composta por 15 psicólogos e, em 2018, efetuou o atendimento de cerca 57 chamadas diárias. Este serviço é constituído por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.

O CAPIC garante, 24 horas por dia, o apoio psicológico das chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes que o justifiquem e, através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), pode ser acionado para o local das ocorrências onde seja necessária a sua presença, como é o caso das tentativas e risco de suicídio, crises de ansiedade e ataques de pânico, violações/abuso sexual e emergências psiquiátricas ou assistência a vítimas de sinistros ou a familiares dessas vítimas e apoio a processos de luto nos contextos referidos.

Em 2018, os psicólogos do INEM efetuaram o atendimento de 20.951 chamadas, o que representa uma média de 57 chamadas por dia. O total de chamadas deu origem a 7.833 ocorrências. O número de ocorrências com intervenção da UMIPE foi de 757. Em média, 50% das chamadas CAPIC deram lugar a uma ocorrência, das quais, em média, 6% precisaram do acionamento de UMIPE.

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