Site icon A Enfermagem e as Leis

Novo sitio Pensar Nutrição – Combater a desinformação

Novo sitio Pensar Nutrição – Combater a desinformação

Está disponível a partir de 13 de setembro o sitio “Pensar Nutrição” – Combater a desinformação.

Trata-se do primeiro sítio público deste género a nível nacional, um espaço reflexivo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde (DGS), dedicado exclusivamente a refletir sobre o estado da nutrição e alimentação em Portugal e a fazer fact-checking das principais notícias da atualidade em nutrição e alimentação.

Porque combater a desinformação é um dos principais propósitos deste sítio, o “Pensar Nutrição” apresenta uma seção de fact-checking nutricional. Inspirado nas plataformas de fact-checking, o “Pensar Nutrição”, propõe-se a fazer uma análise crítica de alguns factos selecionados que vão marcando o dia-a-dia na área da nutrição, apresentando um sistema de avaliação final da veracidade dos factos baseado em três etiquetas de classificação (Verdadeiro, Impreciso e Falso).

A informação disponibilizada neste sítio é independente de qualquer interesse comercial e pretende estar de acordo com a evidência científica mais recente. Cumpre-se, assim, um desígnio da Universidade, como espaço de cultura, de saúde e de humanidade.


Pensar Nutrição

13/09/2019

Novo site da FCNAUP visa o combate à desinformação

Disponível desde 13 de setembro, o site «Pensar Nutrição” – Combater a desinformação» é um espaço reflexivo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com o apoio científico da Direção-Geral da Saúde, dedicado exclusivamente a analisar o estado da nutrição e alimentação em Portugal e a fazer fact-checkingdas principais notícias da atualidade em nutrição e alimentação.

Porque combater a desinformação é um dos principais propósitos deste site, o «Pensar Nutrição» propõe-se a fazer uma análise crítica de alguns factos selecionados que vão marcando o dia-a-dia na área da nutrição, apresentando um sistema de avaliação final da veracidade dos factos baseado em três etiquetas de classificação: Verdadeiro, Impreciso e Falso.

A alimentação inadequada é o principal determinante do estado de saúde dos portugueses. Se num passado recente a maior parte da população tinha uma enorme escassez de informação científica sobre o que comer, hoje a informação é abundante, embora permaneça, de um modo geral, de muito má qualidade, fazendo com que cresça a desinformação e a informação importante permaneça pouco visível e de difícil acesso.

Esta situação é mais agravada com a internet e as redes sociais, existindo muitos milhares de profissionais de saúde e não só, interessados no tema e a comunicar diariamente sobre nutrição, difundindo estes conceitos para toda a população. Todos – técnicos de saúde, jornalistas e cidadãos interessados – necessitam de fontes independentes e atualizadas, de pensar e refletir sobre nutrição.

É o objetivo central do «Pensar Nutrição» através dos docentes, investigadores e alumni da FCNAUP, desconstruir a informação e apresentá-la de modo crítico, validada por um Conselho Editorial e Científico que acompanhará a produção dos nossos textos.

A informação disponibilizada neste sítio é independente de qualquer interesse comercial e pretende estar de acordo com a evidência científica mais recente.

Para saber mais, consulte:

Pensar Nutrição – https://pensarnutricao.pt/

Exit mobile version