Site icon A Enfermagem e as Leis

INEM | Via Verde do AVC: Acionados 1.996 casos nos primeiros 5 meses do ano

18/06/2020

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionaram a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC) por 1.996 ocasiões, nos primeiros cinco meses deste ano.

De acordo com o INEM, o acionamento da Via Verde do AVC é a garantia de que utentes com sinais e sintomas de AVC são corretamente assistidos e encaminhados para a unidade hospitalar melhor preparada para os receber.

Apesar da diminuição global das chamadas atendidas nos CODU do INEM durante o início da pandemia de Covid-19, registou-se somente uma ligeira diminuição da ativação da Via Verde do AVC na segunda quinzena de março e primeira de abril.

Em 2019, foi acionada 4.263 vezes, cerca de 350 acionamentos mensais, estando os números deste ano, 2020, em linha com os do ano passado. «Este facto demonstra que o INEM e o Sistema Integrado de Emergência Médica mantiveram toda a disponibilidade para a prestação de cuidados de emergência pré-hospitalar», destaca o INEM.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de morbilidade em Portugal no conjunto das doenças cardiovasculares.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima. Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, são sinais e sintomas que podem indicar a ocorrência de um AVC.

Se estes sinais forem reconhecidos, ligar o Número Europeu de Emergência – 112 é a atuação mais adequada, pois a rápida intervenção médica especializada é vital para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.

«Apesar de vivermos num contexto de pandemia de Covid-19, as unidades hospitalares definiram circuitos distintos para utentes que sintomatologia Covid-19, garantindo toda a segurança dos utentes» assegura o INEM.»

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias

Exit mobile version