Site icon A Enfermagem e as Leis

Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 07/08/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 157 | 06/08/2020

Relatório de Situação nº 158 | 07/08/2020 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto-Lei n.º 51/2020 – Diário da República n.º 153/2020, Série I de 2020-08-07
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19

Covid-19 | RNCCI

07/08/2020

Apenas 1 infetado nas 393 unidades da Rede e sem óbitos desde abril

Há apenas uma pessoa infetada com Covid-19 nas 393 unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), onde não se regista nenhum óbito desde o dia 10 de abril, anunciou hoje o Secretário da Estado da Saúde, na conferência de imprensa de atualização da pandemia em Portugal.

Acompanhado da Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Purificação Gandra, António Lacerda Sales revelou, ainda, que foram transferidos mais de 7.600 doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para a RNCCI, desde o dia 9 de março, e encontradas mais de 700 respostas sociais que permitiram libertar camas hospitalares.

«Acompanhamos diariamente a informação reportada por 393 unidades de cuidados de internamento, com cerca de 9.300 doentes internados e cerca de 15 mil profissionais», assegurou a Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Sublinhando que «os maus momentos também necessitam de ser lembrados pela aprendizagem» que proporcionam, a responsável lembrou que na segunda quinzena de abril a rede teve «um máximo de 110 doentes infetados em 26 unidades, sendo que 16 doentes foram internados nos hospitais do SNS por agravamento do seu estado clínico».

Realçou que a região do Algarve foi a única que não registou qualquer doente infetado nas suas 19 unidades da rede, com um total 527 camas.

Adiantou ainda que desde o início da pandemia foram efetuados 14.400 testes, dos quais 167 acusaram positivo.

«A preocupação com a entrada do vírus nas unidades foi e é uma constante que tem originado nos profissionais de saúde e em todos os intervenientes um esforço acrescido para ser possível o seu controle», salientou.

Para possibilitar aos hospitais prepararem-se para um aumento de casos de Covid-19, foi dada prioridade à colocação dos doentes internados, tendo sido possível desde março admitir cerca de 7.600 doentes.

Também em articulação com a Segurança Social foi possível identificar vagas para doentes que estavam em internamento indevido a aguardar esta resposta, informou ainda a Coordenadora da RNCCI.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 7/08/2020


Covid-19| Capacitação do SNS

07/08/2020

Desde início da pandemia, foram já contratados cerca de 4.300 profissionais de saúde

“Temos feito um reforço importante ao nível dos recursos humanos para garantir que o Serviço Nacional de Saúde vai tendo capacidade de resposta às diferentes fases da pandemia”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde.

Na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia em Portugal, António Lacerda Sales especificou que foram contratados no âmbito da resposta à covid-19 cerca de 4.300 profissionais de saúde. Destes, mais de 1.800 são assistentes operacionais, mais de 1.300 são enfermeiros, cerca de 170 médicos, entre outros, como assistentes técnicos e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, “todos cruciais todos importantes, a todos muito obrigado”, salientou.

Ainda sobre o reforço dos recursos humanos no SNS, o governante recordou a abertura do procedimento para 435 postos de trabalho na especialidade de Medicina Geral e Familiar, observando que “é o maior número de vagas para médicos de família dos últimos tempos”.

Foi também publicado o despacho que fixou os postos de trabalho médico nas zonas geográficas do país e especialidades definidas como carenciadas. “São 185 vagas, o maior número de sempre para zonas do país que mais delas necessitam como o Algarve, as Beiras, Trás-os-Montes, às quais o Governo atribui um conjunto de incentivos aos profissionais que a elas se candidatam, porque reconhecemos que a força de trabalho é o motor do SNS e queremos profissionais de saúde motivados”, sublinhou.

Foram, de igual modo, abertas 2.400 vagas para para ingresso e frequência do internato médico no próximo ano.

António Lacerda Sales assinalou ainda que, pela primeira vez, o concurso de mobilidades para vínculos SNS irá abranger as especialidades médicas hospitalares e Saúde Pública e que será brevemente lançado”.

Para saber mais consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 7/08/2020


Investimento no SNS24

07/08/2020

Governo vai investir 36,7 milhões nos próximos três anos

O Governo vai investir 36,7 milhões de euros no Centro de Contacto do SNS24 para manter a dimensão e capacidade de atendimento conseguida durante a pandemia, afirmou hoje a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, durante a visita a este centro de contacto.

Acompanhada pelo Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, Jamila Madeira afirmou que este contrato, que vigorará pelos próximos três anos, representa «um reforço de 10 milhões de euros face ao valor do anterior».

Este investimento vai permitir contratualizar novos serviços, tais como ferramentas de inteligência artificial, melhorias na infraestrutura tecnológica, desenvolvimento de novos serviços e modernização dos canais de interação com o utente, maior integração e interoperabilidade de serviços e de sistemas de informação, aumento de teleconsultas e da resposta às necessidades do cidadão.

Jamila Madeira aproveitou a ocasião para recordar que os serviços prestados pelo SNS24 «são uma mais valia para a população portuguesa» e que este ano o centro de contacto «já deu resposta a um total de 1.494.928 chamadas».

A governante lembrou que, durante a pandemia, houve uma enorme capacidade de adaptação e agilização da linha SNS24, «que mostram bem o talento, esforço e dedicação dos nossos profissionais de saúde a quem pude agradecer novamente hoje».

Jamila Madeira precisou que numa semana, durante a pandemia, a capacidade de atendimento de chamadas em simultâneo aumentou de 200 para 2000.

«Foi o maior esforço tecnológico que alguma plataforma passou no nosso país. Em uma semana, em plena atividade, sem paragens, mantendo um nível de resposta adequado aos utentes. O que se estabiliza é esse esforço tecnológico e a sua manutenção», referiu a governante, salientando que a capacidade ganha não foi «um pico» mas que será para manter.

A Secretária de Estado afirmou que «não há paralelo» com a linha SNS24 na União Europeia, onde outros países que tiveram «mecanismos deste género para apoiar [o combate] à pandemia usaram múltiplos canais para múltiplas respostas» que em Portugal se conseguiram com apenas um canal.

«Nunca como hoje os portugueses conheceram tão bem a linha SNS 24 como uma marca de confiança, onde vamos continuar a investir» declarou Jamila Madeira, afirmando que «se há certeza que esta pandemia já nos trouxe é o papel estruturante que o Serviço Nacional de Saúde, de qualidade e para todos, tem. E o SNS 24 é parte integrante do SNS.»

Exit mobile version