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Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura” – INSA

imagem do post do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”

27-11-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 3 de dezembro, a 2ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”, dedicado ao tema “Os desafios de comunicar de forma clara e eficaz”. Organizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, o encontro pretende debruçar-se sobre metodologias e formas de comunicação em saúde, focando particularmente temas da comunicação em alimentação e informação aos consumidores.

A iniciativa, que decorre em formato virtual devido à atual situação epidemiológica da COVID-19, visa ainda contribuir para uma comunicação fundamentada em boas práticas, de forma a otimizar o seu alcance e eficácia. O evento tem como destinatários operadores da indústria e distribuição alimentar, membros PortFIR, laboratórios, profissionais da comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação e membros da comunidade científica e académica.

“Da impossibilidade de não comunicar à comunicação do complexo: desafios e estratégias”, “Porquê comunicar ciência em linguagem clara?” e “Pequenos detalhes, grandes impactos! Pode uma frase correta mudar comportamentos?” são alguns dos temas que fazem parte do programa do seminário. Os interessados em acompanhar esta iniciativa poderão faze-lo através do canal de YouTube do INSA, sendo que a inscrição é gratuita, mas não serão emitidos certificados de participação.

O impacto dos hábitos, escolhas e práticas alimentares dos consumidores é determinante para o estado de saúde e prevenção de doenças como obesidade, doenças cardiovasculares ou toxinfeções alimentares. Para que os consumidores tomem consciência do impacto da alimentação na prevenção e controlo da doença ou melhoria do estado de saúde, é necessário facilitar o acesso a informação de qualidade e aumentar o seu conhecimento para a realização de escolhas mais informadas, assim como assegurar que a comunicação seja fundamentada em boas práticas.

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