Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 03/05/2021

Relatório de Situação nº 427 | 03/05/2021

Relatório de Situação nº 427 | 03/05/2021 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

Abrir documento


Reporte de número de auto-testes SARS-CoV-2 distribuídos e dispensados

03 mai 2021

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa n.º 054/CD/100.20.200 de 03/05/2021

No âmbito da Circular Informativa Conjunta N.º 005/CD/100.20.200, de 19-03-2021, sobre os critérios de inclusão, operacionalização da utilização e reporte de resultados dos autotestes SARS-CoV-2, está previsto que:

  • As entidades autorizadas a dispensar ao público reportem o número de testes dispensados;
  • Os distribuidores por grosso reportem o número de testes distribuídos.

Neste sentido, importa esclarecer sobre a metodologia e periodicidade de reporte:

  • O reporte deve ser efetuado pelas entidades nas plataformas abaixo referidas:

o Farmácias – Portal Siexp
o Locais de Venda de MNSRM – GEVM
o Distribuidores – Portal Siexp

  • O reporte deve ser efetuado com base na lista de códigos disponibilizados pelo INFARMED, I.P. para cada uma das apresentações de auto-testes e que se encontram permanentemente atualizados no site do Infarmed;
  • No reporte deve ser incluído o histórico de vendas e dispensas, conforme aplicável;
  • O reporte deve ser efetuado com periodicidade semanal, à sexta-feira.

Questões relativas ao reporte devem ser encaminhadas para cimi@infarmed.pt.


Despacho n.º 4506-E/2021 – Diário da República n.º 85/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-05-03
Economia e Transição Digital – Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital
Determina o encerramento da atividade dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local nas freguesias de São Teotónio e Longueira – Almograve


Covid-19 | Sinais positivos

03/05/2021

Portugal é o país da UE com menos mortes diárias por milhão de habitantes

Portugal voltou hoje a não registar qualquer morte por Covid-19. É a quarta vez desde o início da pandemia, em março de 2020, e a terceira em duas semanas que Portugal não tem registo de mortes relacionadas com a doença.

O primeiro dia sem registo de óbitos ocorreu em 3 de agosto de 2020, o segundo foi em 26 de abril e o terceiro na passada sexta-feira, dia 30 de abril.

Segundo o site de estatísticas Our World in Data, Portugal é atualmente o país da União Europeia (UE) com menos mortes diárias atribuídas à Covid-19, nos últimos sete dias por milhão de habitantes e o segundo com menos casos.

Com uma média de 39,72 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal só está atrás da Finlândia, que apresenta uma média de 36,72 para o mesmo indicador.

No que toca à média de mortes com Covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal tem a média móvel mais baixa, com 0,17 óbitos.

No resto da União Europeia, Chipre é o país com maior média de novos casos diários (656,14 por milhão de habitantes), seguido da Suécia (498,78), Lituânia (439,91), Croácia (436,62) e Países Baixos (400,68).

Em todo o mundo, Uruguai é o país com mais de um milhão de habitantes em situação pior neste indicador, com 724,91 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, seguido do Bahrain (665,51), Chipre, Cabo Verde (518,77) e Suécia.

A média da UE está em 222,85 novos casos diários por milhão de habitantes, enquanto a média mundial se situa em 104,11 nesse indicador.

Dos países da UE, a Hungria está em pior situação na média diária de mortes com covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, com 17,41, seguida da Bulgária (12,03), Croácia (11,41), Polónia (10,01), Eslováquia (7,09) e Grécia (6,11).

A média mundial neste indicador está em 1,71 e a da UE em 4,46.

Taxa de vacinação

Dos Estados-membros da UE, é Malta que tem a taxa de vacinação completa da população mais alta (24,51%), mas trata-se de um país com menos de um milhão de habitantes.

A Hungria tem 21,5% da sua população completamente vacinada, seguida da Lituânia (11,17%), Itália (10,34%) e Eslovénia (10,27%).

No entanto, Portugal tem 8,9% da população completamente vacinada, abaixo da média da UE, que está em 9,11%, de acordo com os dados do site Our World in Data.

Para saber mais, consulte:

Our World in Data – https://ourworldindata.org/ (em inglês)


Covid-19 | Apoio a Cabo Verde

03/05/2021

Equipa do INEM em missão de resposta à pandemia, entre 4 e 11 de maio

Uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai apoiar as autoridades de saúde de Cabo Verde no combate à pandemia de COVID-19, numa missão que decorre entre os dias 4 e 11 de maio.

A ação integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

De acordo com o INEM, o objetivo desta equipa, composta por um médico e um técnico de logística, acompanhados por um funcionário do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, é identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à situação pandémica, a pedido do Governo Cabo-verdiano. Além da Ilha de Santiago, está prevista uma deslocação à Ilha de São Vicente.

O diagnóstico levado a cabo pela equipa do INEM «servirá para preparar a futura missão de uma equipa médica portuguesa, com vista a reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde de Cabo Verde, através da disponibilização de recursos humanos e técnicos», destaca o INEM.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


HDFF | cirurgia endoscópica urológica

03/05/2021

Equipamento inovador permite novo tratamento e benefícios ao doente

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) utiliza, desde o mês de março, um novo equipamento para a cirurgia endoscópica urológica, nomeadamente no tratamento da hiperplasia benigna da próstata e de neoplasias vesicais.

De acordo com o hospital, trata-se de um novo gerador bipolar, «sendo o primeiro hospital da Península Ibérica a dispor desta tecnologia. O equipamento permite aos utentes um tipo de tratamento até agora indisponível e, consequentemente, melhorias da qualidade de vida dos doentes».

O novo sistema PLASMA + traz vários benefícios para o tratamento endoscópico de hiperplasia benigna da próstata e também para o cancro de bexiga.

Urologista Lilian Campos junto ao novo equipamento

Além do seu uso em endourologia, «o gerador combina tecnologia bipolar avançada, alta frequência e ultrassom para atender às necessidades de vários procedimentos cirúrgicos» assegura ainda o hospital.

Este procedimento inovador foi realizado em março, pela primeira vez no HDFF, por Lilian Campos, responsável da valência de Urologia, e Hugo Antunes, ambos urologistas daquela unidade hospitalar.

Visite:

HDFF – http://www.hdfigueira.min-saude.pt/


CHTV | Controlo de infeções

03/05/2021

Comissão atribui «medalhas de ouro» a três serviços do centro hospitalar

A comissão de controlo de infeção e de resistências aos antimicrobianos (CCIRA) do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai atribuir três medalhas de ouro a propósito do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se celebra em 5 de maio.

«Vamos premiar os três melhores serviços do CHTV, todos eles têm mais de 90% de sucesso no cumprimento da higienização das mãos ao longo do trabalho», adiantou a coordenadora da comissão, Elisabete Figueiredo.

Uma prática que deve acontecer em cinco momentos concretos e são estes que são avaliados: antes do contacto com o doente, antes de procedimentos asséticos, após risco de exposição a fluidos orgânicos, após contacto com o doente e após contacto com o ambiente envolvente do doente.

A propósito do Dia Mundial da Higienização das Mãos, a CCIRA, que habitualmente organiza todos os anos atividades de forma a relembrar «a importância de lavar as mãos», este ano vai também promover uma flashmob em frente à porta principal do Hospital de Viseu.

OMS: que se cumpram 75% das 100 vezes que as mãos devem ser higienizadas

O trabalho da CCIRA não se reduz à fiscalização da higiene das mãos, acabam por fiscalizar todo o trabalho que é realizado no CHTV, para confirmarem se «cumprem com todos os requisitos não só no uso dos materiais, mas também com todos os procedimentos» como acontece, por exemplo, nas obras, «nem que seja só de ampliar um novo gabinete».

«A Covid-19 veio ajudar-nos, porque se até aqui havia profissionais que não tinham disponibilidade para nos ouvir ou despertos para isso, agora estão. Obviamente ninguém queria uma pandemia ou picos de gripes, mas nestas alturas acabam por nos dar mais ouvidos», admitiu Elisabete Figueiredo.

Estes profissionais não esconderam o orgulho por no ano de 2020 terem «superado a média nacional» no que diz respeito aos parâmetros de avaliação que «são iguais em todos os hospitais» e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), «o mínimo é que se cumpram os 75% das 100 vezes que as mãos devem ser higienizadas».

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Tondela-Viseu – http://www.chtv.min-saude.pt/


ULS Guarda | Digitalização processos

03/05/2021

ULS aposta na digitalização e diminui pegada ecológica

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda dispõe de uma plataforma de gestão documental processual, denominada GooPortal, que visa minimizar a utilização de papel, assegurando assim  «o compromisso de manter práticas amigas do ambiente, incluindo a reciclagem, a reutilização e a redução dos consumos».

Integrada na Unidade de Gestão Documental e Simplificação de Processos, a plataforma tem como objetivo a «desmaterialização, reengenharia e simplificação de processos transversais à organização, otimizando fluxos e circuitos de documentação/comunicação e, ao mesmo tempo, o aumento da transparência na tramitação dos mesmos», destaca a unidade local de saúde.

«Acreditamos que com esta nova funcionalidade, estamos a contribuir para o aumento da transparência, segurança e integração da informação, reduzindo ainda custos inerentes à circulação da mesma, em suporte de papel», revela ainda a ULS Guarda.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda> Notícias


European Cancer Research Summit 2021

03/05/2021

Portugal organiza cimeira europeia sobre investigação na área do Cancro

Na sessão de abertura da Cimeira Europeia de Investigação na Área do Cancro 2021, organizada pelo Instituto Português de Oncologia do Porto, enquanto membro do consórcio Porto Comprehensive Cancer Center (P.CCC), a Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que “uma cooperação reforçada e fortes redes de investigação permitirão à Europa manter cuidados e investigação do cancro de alta qualidade, mesmo durante um evento adverso como esta pandemia.”

De acordo com a governante, apesar da concentração de esforços europeus no combate à pandemia de Covid-19, a investigação na área do cancro é “prioritária para o presente e o futuro da União Europeia”.

“Investir em investigação é instrumental no fornecimento de melhores diagnósticos e perspetivas para os doentes. Novas soluções digitais, inteligência artificial e mudança de paradigmas de investigação, focados em dados reais e nos resultados dos doentes, vão ajudar a atingir estes objetivos”, observou, acrescentando: “Promover investigação é uma prioridade para a UE. Investir em investigação aumenta autonomia e promove crescimento económico”.

O ponto alto desta conferência será a apresentação pública da “Porto Declaration on Cancer Research”, uma declaração que exorta ao fortalecimento, a nível europeu, da investigação em todas as etapas do cancro, incluindo a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento. Este evento insere-se na iniciativa protagonizada pela Presidência Tripartida do Conselho Europeu (Alemanha, Portugal e Eslovénia) que identificou a investigação no combate ao cancro como uma das prioridades para a Europa, tendo como objetivo reduzir significativamente a mortalidade até 2030.

Devido à situação epidemiológica, o evento decorrerá no Auditório Principal do IPO do Porto para um número restrito de participantes, mas será transmitido simultaneamente em streaming na página do Youtube do IPO do Porto: www.youtube.com/c/IPOPorto74.

Esta cimeira europeia constitui uma iniciativa que decorre num contexto em que a temática do cancro assume especial relevância. De facto, o atual Trio de Presidências, constituído por Alemanha, Portugal e Eslovénia, assinou uma Declaração conjunta na área da investigação do cancro por ocasião da conferência de 13 de outubro de 2020, além de ter adotado o novo Plano Europeu de Combate ao Cancro (Europe’s Beating Cancer Plan).

Visite:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/

European Cancer Research Summit 2021 – Programa


Sessão de esclarecimentos sobre mediação de conflitos pela ERS

Plataforma online disponibilizada pela ERS, 1 de junho de 2021, 10 horas – 11 horas e 15 minutos

No âmbito das suas atribuições e competências, a ERS, a pedido ou com o consentimento das partes, pode intervir na mediação ou conciliação de conflitos entre estabelecimentos do SNS ou entre os mesmos e prestadores do setor privado e social ou ainda no âmbito de contratos de concessão, ou de relações contratuais afins no setor da saúde, ou ainda entre prestadores de cuidados de saúde e utentes.

Neste contexto, e com o procedimento de resolução de conflitos, a ERS pretende constituir uma alternativa aos meios tradicionais da resolução de conflitos (os meios judiciais), fomentar uma cultura de diálogo, de escuta ativa e de melhoria contínua das relações interpessoais entre os diversos intervenientes no setor da saúde, contribuindo assim para a diminuição da litigiosidade/conflitualidade no setor da saúde em Portugal.

Na sessão de esclarecimentos sobre a “Mediação de Conflitos na ERS”, a ter lugar no próximo dia 1 de junho de 2021, a ERS como Entidade Mediadora irá apresentar as vantagens do recurso ao procedimento de resolução de conflitos, bem como explanar o procedimento em causa, havendo ainda a oportunidade para o esclarecimento de dúvidas que possam subsistir.

A participação neste evento é  gratuita, estando, no entanto sujeita, à submissão deste formulário de inscrição.

Exit mobile version