Site icon A Enfermagem e as Leis

Notícias em 27/09/2021

Relatório de Situação nº 574 | 27/09/2021

Relatório de Situação nº 574 | 27/09/2021 – DGS

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação

Abrir documento


Covid-19 | Incidência volta a descer

27/09/2021

Portugal está na zona verde da matriz de risco

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a descer esta segunda-feira, quer no continente quer a nível nacional, com Portugal na zona verde da matriz de risco.

A nível nacional, a taxa de incidência desceu de 127,3 casos para 111,6 por 100 mil habitantes, segundo o último boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado no dia 27 de setembro.

Em Portugal continental, este indicador desceu de 129,7 para 113,5 casos de infeção.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus, registou uma subida desde sexta-feira, passando de 0,83 para 0,85 a nível nacional e de 0,82 para 0,84 em Portugal continental.


Vacinação contra a Covid-19

27/09/2021

Portugal continental tem 83,89% da população totalmente vacinada

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham vacinação completa contra a Covid-19 até às 19 horas deste domingo, dia 26 de setembro, segundo os dados divulgados pela Task Force para o Plano de Vacinação, referentes às 19 horas de sábado, dia 26 de setembro.

Segundo a Task Force, isto significa que 83,89% da população de Portugal continental tem a vacinação completa, o que faz com que Portugal esteja a menos de dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada.

No que respeita a pessoas com pelo menos uma dose, estavam contabilizadas 8,53 milhões de pessoas.

Recorde-se que desde o início do processo de vacinação, em dezembro de 2020, até hoje, foram administradas 15,21 milhões de inoculações em Portugal continental.


DGS publica norma sobre vacinação contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde divulgou a Norma nº 006/2021, relativa à vacinação contra a gripe, cuja 1.ª fase arranca no dia 27 de setembro, destinada a alguns dos grupos prioritários abrangidos pela vacinação gratuita no SNS.

A 2.ª fase integrará os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.

A vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos prioritários – por exemplo, pessoas com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados – recomendando-se também a sua administração a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O agendamento e convocatória para vacinação das pessoas abrangidas pela vacinação gratuita são realizados através de vários métodos, nomeadamente: envio de SMS automático, telefonema ou carta.

Na época 2021/2022, estão disponíveis as seguintes vacinas tetravalentes inativadas contra a gripe : Fluarix Tetra e Vaxigrip Tetra no Serviço Nacional de Saúde e Influvac Tetra nas farmácias comunitárias.

A Norma esclarece que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%”.


Vacinação gratuita contra a gripe arranca a 27 de setembro – INSA

27-09-2021

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe tem início dia 27 de setembro, sendo destinada a utentes de lares, à rede de cuidados continuados, a profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a grávidas. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacinação contra a gripe em 2021 começa mais cedo do que o habitual devido à situação de pandemia.

A primeira fase da vacinação gratuita destina-se a mulheres grávidas e a um conjunto de pessoas inseridas em contextos específicos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do SNS. Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, como as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e os indivíduos portadores de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

Em comunicado, a DGS esclarece que “em 2021, em contexto de pandemia COVID-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade”.

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença. Nesse sentido, a DGS apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, ao longo dos próximos meses.

A gripe é uma doença respiratória sazonal que afeta todos os invernos a população, com especial importância os grupos dos mais jovens e idosos e portadores de doença crónica, podendo originar complicações que conduzam ao internamento hospitalar. A vigilância da gripe a nível nacional é suportada pelo Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG), que é reativado todos os anos a seguir ao verão.

O PNVG tem como objetivos a recolha, análise e disseminação da informação sobre a atividade gripal, assim como a identificação e caracterização dos vírus da gripe em circulação em cada época. Compete ao Departamento de Doenças Infeciosas, através do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, a vigilância epidemiológica da gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.


Vacinação contra a gripe

27/09/2021

Mais de 2 milhões de vacinas destinam-se a grupos prioritários

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira, dia 27 de setembro, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de Covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas a grupos prioritários abrangidos pela vacinação gratuita Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Inicia-se a primeira fase da vacinação gratuita destinada a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também as grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para esta época gripal (2021/2022), haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face à época gripal 2020/2021, o que representa um aumento de 7%, de acordo com a DGS.

Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

De acordo com a DGS, a vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos prioritários – por exemplo, pessoas com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados – recomendando-se também a sua administração a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O agendamento e convocatória para vacinação das pessoas abrangidas pela vacinação gratuita são realizados através de vários métodos, nomeadamente: envio de SMS automático, telefonema ou carta.

Na época 2021/2022, estão disponíveis as seguintes vacinas tetravalentes inativadas contra a gripe : Fluarix Tetra e Vaxigrip Tetra no Serviço Nacional de Saúde e Influvac Tetra nas farmácias comunitárias.

A Norma esclarece que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%”.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Norma nº 006/2021


Reunião do Plano Nacional de Saúde focada nas necessidades e nas estratégias para a Saúde Sustentável

Realizou-se no passado dia 15 de setembro a 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento (CA) do PNS 2021-2030, na qual participaram mais de 80 pessoas, representando diversas entidades dentro e fora do setor da saúde.

Cumpridas as Etapas da Identificação das Necessidades Técnicas (de base epidemiológica) e das Necessidades Percecionadas de Saúde (identificadas pela CA), a Comissão foi agora desafiada a debruçar-se sobre a seleção das melhores estratégias para a Saúde Sustentável até 2030, a serem adotadas e implementadas transversalmente e não apenas pelo setor da saúde, mas mediante a construção de um compromisso multi e intersetorial, cumprindo o desígnio: “Saúde Sustentável: de tod@s para tod@s”.

Perante o desafio da Recuperação do País, este processo adquire redobrada importância e relevância.

Destaca-se o envolvimento de todos os dirigentes e equipas da DGS, incluindo os Diretores de todos os Programas, que têm trabalhado com a equipa técnica do PNS e com a Comissão de Acompanhamento do PNS 21-30, nomeadamente, na identificação das melhores estratégias para atingir a Saúde Sustentável na próxima década.


Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza vídeo educativo

27-09-2021

O Departamento de Genética Humana (DGH) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) acaba de disponibilizar o primeiro de um conjunto de vídeos de animação com o objetivo de contribuir para a educação em Genética Humana, quer nos profissionais de saúde, quer no público em geral. Intitulada “GenAnimatEd: a Genética animada”, a iniciativa foi desenvolvida pela investigadora do DGH Marisa Silva.

O vídeo agora disponibilizado, que surge no seguimento da atividade “DNA, RNA, proteínas e outras “criaturas” fantásticas: Presente e Futuro em Mudança”, com a qual o DGH participou na edição 2021 da Noite Europeia dos Investigadores, visa ainda a divulgação de informação científica sobre Genética Humana, de modo simples, acessível e de fácil compreensão, promovendo a educação nesta área da ciência.

O crescente desenvolvimento tecnológico tem permitido um conhecimento cada vez maior sobre a forma e função dos genes, a sua regulação e o impacto na saúde humana. Adicionalmente, prevê-se que a disponibilização de testes genéticos, como parte dos cuidados de saúde à população, seja tendencialmente maior nos próximos anos. Nesse sentido, a iniciativa pretende, através de um conjunto de vídeos de animação de curta duração, descomplicar o puzzle da Genética Humana.

Com estes vídeos, o DGH do INSA espera contribuir para uma visão mais informada e uma maior compreensão dos profissionais de saúde sobre a importância e o potencial impacto da informação genética nos cuidados de saúde. O primeiro episódio encontra-se disponível no canal de YouTube do INSA (link alternativo para a versão em inglês), estando prevista a publicação dos restantes vídeos ao longo dos próximos meses.


Reunião de trabalho

27/09/2021

Ministra da Saúde recebe homóloga espanhola

A Ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu-se com a Ministra do Saúde do Governo Espanhol, Carolina Darias, no dia 27 de setembro, em Lisboa.

Marta Temido e Carolina Darias

No encontro, realizado à margem da cerimónia de inauguração do Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud, Marta Temido e Carolina Darias debateram temas de interesse comum e aprofundaram o compromisso de cooperação na área da Saúde, em benefício dos concidadãos.

Após o encontro, as duas governantes participaram na inauguração da nova unidade clínica do Centro Champalimaud, uma unidade única no mundo, que tem por missão a investigação científica e o tratamento da doença oncológica pancreática.

Exit mobile version