EMA recomenda autorização de nova Vacina COVID-19 adaptada – Infarmed

12 set 2022

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recomendou a autorização de uma vacina bivalente adaptada, que contém para além da estirpe original de SARS-CoV-2, uma Ómicron. Esta aprovação aumentará ainda mais o arsenal de vacinas disponíveis para proteger a população contra a COVID-19.

Esta vacina, Comirnaty Original/Omicron BA.4-5, será utilizada exatamente nas mesmas indicações que a vacina aprovada no dia 1 de setembro, i.e. em pessoas com 12 anos ou mais, que tenham recebido pelo menos a vacinação primária contra a COVID-19.

As vacinas são adaptadas para melhor corresponderem às variantes em circulação do vírus SARS-CoV-2, e pretende-se que forneçam uma proteção mais ampla contra diferentes variantes. A avaliação imediata dos dados disponíveis sobre estas vacinas adaptadas permitirá a sua utilização oportuna nas campanhas de vacinação de outono/inverno, que em Portugal foi apresentado no passado dia 2 de setembro em Conferência de Imprensa.

O CHMP, ao recomendar esta autorização da Comirnaty Original/Omicron BA.4-5, teve em conta todos os dados disponíveis sobre a Comirnaty e as suas vacinas adaptadas, incluindo a vacina adaptada recentemente autorizada Comirnaty Original/Omicron BA.1, assim como, outras vacinas experimentais contra outras variantes do SARS-CoV-2. As reações adversas foram comparáveis às observadas com a vacina Comirnaty.

O parecer do CHMP sobre o Comirnaty Original/Omicron BA.4-5 será agora enviado à Comissão Europeia, que adotará uma decisão final.

Mais informações no Comunicado original da EMA.