EMA e HMA confirmam interpermutabilidade dos medicamentos biossimilares – Infarmed

20 set 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o grupo de Chefes das Agências de Medicamentos (HMA) dos Estados-membros da União Europeia, emitiram uma declaração conjunta, confirmando que os medicamentos biossimilares aprovados na União Europeia (UE), podem ser utilizados em alternativa ao seu medicamento de referência ou a outro biossimilar equivalente.

Embora esta forma de utilização de biossimilares já seja praticada em muitos Estados-membros, esta posição conjunta visa harmonizar a abordagem na UE. Vai também trazer mais clareza para os profissionais de saúde e, nesse sentido, contribuirá para que mais utentes tenham acesso a medicamentos biológicos em toda a UE.

Um biossimilar é um medicamento biológico muito semelhante a outro medicamento biológico já aprovado (o ‘medicamento de referência’). Neste contexto, a interpermutabilidade significa que o medicamento de referência pode ser substituído por um biossimilar, sem que haja qualquer alteração do seu efeito terapêutico.

Os biossimilares aprovados demonstraram eficácia, segurança e imunogenicidade semelhantes em comparação com os seus medicamentos de referência, e a análise dos dados de segurança no tratamento de utentes, não levantou quaisquer preocupações adicionais. Assim sendo, os especialistas da UE consideraram que, quando um biossimilar é aprovado na UE, ele pode ser utilizado como alternativa ao seu produto de referência (ou vice-versa) ou substituído por outro biossimilar do mesmo produto de referência.

A EMA atualizará os seus materiais de comunicação sobre medicamentos biossimilares tanto para utentes, como para profissionais de saúde, com estas novas indicações.

Mais informações no Comunicado original.


Garcia de Orta cria equipa para responder a emergências no hospital

O Hospital Garcia de Orta (HGO) tem disponível, desde 19 de setembro, uma Equipa de Emergência Médica Intra-Hospitalar pronta a responder a emergências que ocorram nas suas instalações.

Esta equipa está preparada para intervir em situações que representem risco imediato de vida, como por exemplo traumatismos, paragens cardiorespiratórias, entre outras situações. São obrigatoriamente constituídas por um médico e enfermeiro com certificação em suporte avançado de vida, com material disponível para responder a todas as emergências.

A equipa está disponível através do seguinte contacto: 210 406 856.

Para saber mais, consulte:

HGO > Notícias