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Notícias em 30/01/2023

DGS assinala Dia Escolar da Não Violência e da Paz

No Dia Escolar da Não Violência e da Paz – 30 de janeiro -, data instituída para assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, em colaboração com o Programa Nacional de Saúde Escolar, sensibilizam para o impacto da violência escolar na saúde e para a importância das escolas enquanto locais promotores de bem-estar, segurança, cidadania e direitos humanos.

É fundamental o envolvimento de toda a sociedade numa educação para a paz, promovendo a participação de crianças e jovens, reforçando valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, desde o início do ciclo de vida.

Para uma abordagem integrada e preventiva da violência escolar, divulga-se o Guia Prático “SCHOOL-BASED VIOLENCE PREVENTION”, lançado em 2019 pela Organização Mundial de Saúde.

Mais informação:

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Documentação Técnica Violência – SNS

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Torre de Laparoscopia vai beneficiar diversas especialidades

A Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu, no dia 27 de janeiro, uma Torre de Laparoscopia doada por iniciativa dos Clubes Rotários do Algarve – Rotary Club de Lagos.

O equipamento doado vai ser instalado no Bloco Operatório da Cirurgia e permite beneficiar as especialidades de Cirurgia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia e Otorrinolaringologia.

Este equipamento agora doado, cujo valor ascende a mais de 100 mil euros, é «imprescindível e vai permitir grandes ganhos para o doente: menos tempo no hospital e menos dores, reduzindo o tempo de hospitalização de 10 a 15 dias para 3 a 5 dias», referiu Mahomede Americano, diretor do Serviço de Cirurgia 2 da Unidade Hospitalar de Portimão.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


DGS define prazos para consultas pré-concecional e de gravidez

As mulheres que planeiam engravidar devem ter acesso a uma consulta pré-concecional no máximo de 90 dias e as grávidas terão de ter a primeira consulta de gravidez até às 10 semanas de gestação, de acordo com a nova norma publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no dia 27 de janeiro.

Esta norma, que diz respeito à organização dos cuidados de saúde na preconceção, gravidez e puerpério, vem também uniformizar os critérios para avaliação de situações de risco gestacional a serem aferidos em todas as consultas, e passa a definir os locais mais adequados para o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tanto na gravidez de baixo risco como na gravidez de vigilância acrescida.

A norma estabelece um referencial clínico para o encaminhamento prioritário das mulheres grávidas com necessidade de cuidados não-programados, uma vez que, a par das urgências obstétricas, determina a criação de Consultas abertas nos Cuidados de Saúde Primários e de Consultas abertas do Primeiro Trimestre em hospitais com cuidados obstétricos. Esta medida permite alargar o acesso, assegurar a proximidade e aumentar o conforto na prestação de cuidados em todos os momentos da gravidez e puerpério.

A informação sobre o horário e os locais que passam a estar acessíveis a grávidas com necessidade de cuidados de saúde não-programados deverá ser garantida pelas unidades de saúde e pela linha SNS 24 (808 24 24 24), sendo que a norma DGS faculta as informações e conselhos que devem ser prestados a todas as grávidas.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma 001/2023, de 27 de janeiro de 2023


Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em dois anos.

Em dois anos, foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens (sms) de agendamento de vacinação, para os utentes elegíveis em cada fase do processo.

Em comunicado, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde refere que a primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, via sms através do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. No período mais crítico da pandemia, a funcionalidade de agendamento foi sendo disponibilizada progressivamente às unidades de saúde do país, tornando-se a sms a forma preferencial de convocatória para a vacinação.

Além do agendamento, outras mensagens relacionadas com o processo de vacinação contra a Covid-19 foram enviadas ao longo destes últimos dois anos, traduzindo-se em cerca de 111 milhões de sms.

Para saber mais, consulte:

SPMS > Notícias


Direção-Geral da Saúde assinala data com campanha de sensibilização

Para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se comemora a 30 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e em colaboração com o Programa Nacional de Saúde Escolar, vai lançar uma campanha em redes sociais e site institucional da DGS, que visa sensibilizar para o impacto da violência escolar na saúde e para a importância das escolas enquanto locais promotores de bem-estar, segurança, cidadania e direitos humanos.

No âmbito desta campanha, a DGS destaca a importância do envolvimento de toda a sociedade numa educação para a paz, promovendo a participação de crianças e jovens, disseminando valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência, desde o início do ciclo de vida.

Para uma abordagem integrada e preventiva da violência escolar, a DGS divulga, ainda, o Guia Prático «School-Based Violence Prevention», lançado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde.

Para saber mais, consulte:


Sistema de Gestão de Reclamações: Relatório do 1º Semestre de 2022

27/12/2022

Durante o primeiro semestre de 2022 foram submetidos à apreciação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) 60.391 processos REC (reclamações, elogios e sugestões), o que representa um aumento de, aproximadamente, 32,6% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Estes resultados têm por base a informação recolhida pela ERS através do SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações) e do SRER (Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados).

Em conformidade com os seus Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 126/2014, de 22 de agosto, incumbe à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a apreciação e monitorização do seguimento dado pelos prestadores de cuidados de saúde às reclamações, sugestões e elogios de que são objeto.

Dando cumprimento ao disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º dos seus Estatutos a ERS deve divulgar um quadro estatístico sobre as reclamações dos utentes dos serviços de saúde, os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde que tenham sido objeto de mais reclamações e os resultados decorrentes da sua atuação.

Distribuição mensal dos processos REC submetidos à ERS – comparação 1º semestre 2021 – 2022

Fonte: ERS – SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações)

Os temas mais visados nas reclamações com data de ocorrência (data em que a exposição foi escrita/apresentada pelo reclamante) no primeiro semestre de 2022 foram “Acesso a Cuidados de Saúde”, com um total de 14.091 menções ao tema, “Cuidados de Saúde e Segurança do Doente” com 12.093 menções ao tema, e “Procedimentos administrativos” num total de 7.517 menções

Distribuição, por setor e tipo de prestador, dos temas mencionados nas reclamações com data de ocorrência no 1.º semestre de 2022

[a] Incluem-se nestes resultados os estabelecimentos geridos em regime de PPP.
Fonte: ERS – SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações)

No que diz respeito a elogios e sugestões dos utentes dos serviços de saúde, a ERS tomou conhecimento de um maior número de elogios nos prestadores do setor público sem internamento e de um maior número de sugestões nos prestadores do setor público com internamento.
No primeiro semestre de 2022, a ERS emitiu decisão relativamente a 45.381 processos REC. Destes foram terminados 84,6%, enquanto 13,9% continuaram a ser analisados à luz das demais competências da ERS, no exercício dos seus poderes de regulação e supervisão, e 0,7% foram encaminhados externamente. Adicionalmente, 0,8% dos processos decididos foram simultaneamente sujeitos a análise adicional por parte da ERS e levados ao conhecimento de entidade externa.

Decisões no 1º semestre de 2022 sobre processos REC

Fonte: ERS – SGREC (Sistema de Gestão de Reclamações)

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