Infarmed Newsletter

18 jan 2024

Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter, Nº 239


Índex das Revistas Médicas Portuguesas destaca artigo publicado no Boletim Epidemiológico Observações – INSA

19-01-2024

O artigo “Prescrição social e outras estratégias de promoção da saúde na comunidade: experiência de uma visita de intercâmbio internacional” foi distinguido como o artigo mais destacado na semana 50/2023 no Índex das Revistas Médicas Portuguesas (ÍndexRMP). Publicado na edição n.º 34 do Boletim Epidemiológico Observações, este trabalho procura extrair as principais conclusões da visita de intercâmbio internacional dedicada ao tema da Prescrição Social (PS), que decorreu nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, em colaboração com a EuroHealthNet.

Organizada com vista à promoção da implementação da PS em Portugal, bem como a dar visibilidade às boas práticas realizadas no nosso país nesta área, a iniciativa contou com a participação de representantes de dez autoridades de saúde europeias, que tiveram a oportunidade de visitar várias iniciativas em curso e participar em sessões de brainstorming com vários parceiros sociais. O artigo da autoria de Luciana Costa e Alexandra Costa, investigadoras do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA, procura fazer o balanço do encontro e contribuir para a reflexão sobre a temática da PS.

Como conclusões mais relevantes, as autoras do artigo, que pode ser consultado em acesso aberto aqui, enfatizam a necessidade de uma maior colaboração intersetorial. Abordagens inovadoras, como o cofinanciamento entre órgãos governamentais e projetos entre parceiros de vários setores, foram apontados como fundamentais para o desenvolvimento da PS. Garantir a qualidade das intervenções através de estruturas comuns de avaliação e desenvolver módulos de formação e competência adaptados às necessidades contextuais foram indicados como outros fatores essenciais para a implementação sustentável deste modelo de ação a nível comunitário.

ÍndexRMP reúne, de forma exaustiva desde 1992, os resumos dos artigos de todas as publicações médicas portuguesas e de áreas relacionadas com a saúde, identificando os seus títulos, autores e locais de trabalho, contando, atualmente, com cerca de 58.000 artigos e mais de 1.300 teses de doutoramento. Semanalmente, o ÍndexRMP atribui e divulga um artigo pelos seus mais de 11.000 utilizadores, premiando a qualidade e o sentido de oportunidade dos artigos distinguidos.