Site icon A Enfermagem e as Leis

Inauguração da USF Mare: Rosa Valente de Matos preside a cerimónia no dia 6 de fevereiro

06/02/2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inaugura, dia 6 de fevereiro, às 17 horas, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Mare, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais.

A cerimónia, que decorre no Centro de Saúde da Parede, conta ainda com a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

A USF Mare vai dar resposta a cerca de 13.500 utentes inscritos. Nesta unidade vão trabalhar sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos no secretariado clínico, de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 20 horas

Com um total de 198.616 utentes inscritos em dois centros de saúde, o ACES de Cascais tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Cascais, numa área territorial de 907 Km².

O ACES de Cascais tem em funcionamento 12 USF, uma unidade de cuidados de saúde personalizados, duas unidades de cuidados na comunidade, uma unidade de saúde pública e uma unidade de recursos assistenciais partilhados.

O ACES de Cascais desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde, controlo e avaliação dos resultados e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.

No final de 2017, Portugal tinha 495 USF, das quais 261 de modelo A e 234 de modelo B. Para 2018, e de acordo com o Despacho n.º 1194-A/2018, de 1 de fevereiro, está prevista a constituição de 30 USF de modelo A e a transição até 20 USF do modelo A para o modelo B. Adicionalmente, o diploma ratifica que, em 2017, foram autorizadas 23 USF de modelo A.

Exit mobile version