Site icon A Enfermagem e as Leis

Inauguração da USF Almada: Cerimónia decorre dia 6 de abril, em Almada

05/04/2018

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, acompanhada pelo Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, vai presidir a cerimónia de inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Almada, no dia 6 de abril, às 10h30, em pleno centro almadense.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, esta unidade irá dar resposta a nove mil utentes, das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e tem como lema «Cuidar em Proximidade».

Uma equipa jovem e motivada de cinco médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicas compõe a USF Almada, unidade que assume o compromisso da prestação de cuidados de qualidade, com especial empenho na promoção da saúde e prevenção da doença.

O Presidente da ARSLVT salientou que a colocação destes profissionais de saúde «permite aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente, condição importante para que se possa cumprir um dos desígnios do SNS: promover a saúde, prevenir e tratar a doença».

O ACES Almada Seixal tem em funcionamento 19 Unidades de Saúde Familiar (USF), quatro unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP), duas unidades de cuidados na comunidade (UCC), uma unidade de saúde pública (USP) e uma unidade de recursos assistenciais partilhados (URAP). Tem ainda um Serviço de Gestão de Risco e um Núcleo de Formação e Investigação.
Com cerca de 343.608 utentes inscritos, o ACES Almada Seixal tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população dos concelhos de Almada e Seixal, numa área territorial de 165 Km2.

Alojada no piso 2 do edifício Rainha D. Leonor em Almada, esta USF vai funcionar das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

A ARSLVT dá, assim, continuidade ao compromisso de melhorar a resposta assistencial aos seus 3,6 milhões de utentes. A missão desta Instituição do Ministério da Saúde passa por garantir, à população da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde.

Visite:

Exit mobile version