Novo serviço de alertas de tecnologias de saúde – Infarmed

27 jul 2021

Desenvolvido no âmbito da medida SIMPLEX Comunica + (medida conjunta Infarmed/ACSS), foi hoje lançado um novo serviço de alertas de tecnologias de saúde (SATS) destinado à disponibilização de informação sobre segurança, qualidade e disponibilidade dos medicamentos.

A informação do SATS é disponibilizada através do sistema de Cedência de Informação de Tecnologias de Saúde (CITS) às entidades com protocolo de cedência de informação com o Infarmed para que esta possa ser integrada nos vários sistemas eletrónicos de prescrição e dispensa. Adicionalmente também estará disponível no Infomed e, no futuro, nas aplicações do SNS.

Através do ficheiro CITS, o SATS integra, nos sistemas eletrónicos de prescrição e dispensa, informação sobre alertas de qualidade, segurança e ruturas, para que o profissional de saúde seja atempadamente avisado sem que seja necessária a pesquisa ativa de informação.

Este serviço de alertas pretende contribuir para a melhoria da prescrição, dispensa e utilização de medicamentos, através da disponibilização de informação, via tecnologia digital, dirigida a profissionais de saúde e cidadãos sobre segurança (ex: reações adversas), e/ou qualidade (ex: necessidade de recolha), e/ou ruturas de medicamentos.

Pretende-se, desta forma, centralizando esta informação num único local, que ela chegue mais rapidamente aos profissionais de saúde e cidadãos contribuindo para a utilização mais segura do medicamento, para a diminuição do risco de prescrição de medicamentos que tenham restrições de utilização graves, para a diminuição da probabilidade de utilização de medicamentos que tenham sido recolhidos por problemas de qualidade e para o conhecimento das situações de indisponibilidade do medicamento bem como das medidas a tomar.

Consulte a infografia sobre o novo serviço de alertas de tecnologias de saúde (SATS).


Nova Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida

A Direção-Geral da Saúde designou como nova Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida, a médica Margarida Tavares, coordenadora do Internamento e da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto.

A nova diretora irá prosseguir com a estratégia do Programa de promoção do acesso universal a prevenção, rastreio, diagnóstico precoce e tratamento adequados, combatendo o estigma e a discriminação, promovendo a participação ativa da sociedade civil das pessoas que vivem com a infeção pelo VIH e das comunidades mais vulneráveis. Um dos objetivos a atingir por Margarida Tavares é o de “promover a capacitação dos profissionais de saúde e o acesso, no Serviço Nacional de Saúde, a cuidados de saúde de prevenção de infeções transmitidas por via sexual, e do seu tratamento”.