EMA inicia revisão de Vacina para Varíola dos Macacos – Infarmed

28 jun 2022

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP, na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) iniciou uma revisão da vacina Imvanex, já autorizada na União Europeia contra a varíola em adultos, de forma a estender a sua utilização contra a varíola dos macacos.

A decisão de iniciar esta revisão baseia-se nos resultados de estudos laboratoriais (dados não clínicos) que sugerem que a vacina desencadeia a produção de anticorpos que visam o vírus da varíola dos macacos e podem assim ajudar a proteger contra a doença.

Para mais informações aceda ao Comunicado original da EMA.


Recolha voluntária de lotes do dispositivo Accu-Chek Insight Adapter & Tube – Infarmed

Circular Informativa N.º 071/CD/550.20.001 de 27/06/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 jun 2022

O fabricante Roche Diabetes Care (RDC) está a proceder à recolha voluntária dos modelos mais antigos do adaptador e do tubo Accu-Chek Insight que conectam o cartucho de vidro pré-cheio de insulina à respetiva bomba. Esta recolha surge no âmbito da atividade de monitorização do mercado efetuada pelo fabricante, a qual identificou a possibilidade de ocorrência, num número reduzido de casos, de perdas de insulina.

Os lotes afetados são o que constam na circular anexa.

Uma vez que estas perdas podem não ser imediatamente detetadas durante a utilização, poderão levar à administração de uma dose de insulina inferior à desejada. Esta situação pode não ter impacto clínico ou pode conduzir a consequências adversas para a saúde.

A Roche Diabetes Care implementou medidas corretivas a nível do fabrico do adaptador e do tubo Accu-Chek Insight de forma a reduzir a incidência de perdas de insulina. Entretanto, os lotes afetados estão a ser substituídos por lotes dos novos modelos. O fornecimento começará por ser de uma embalagem por mês por doente.

Adicionalmente, a Roche Diabetes Care salienta a importância das seguintes medidas:

  • A verificação da existência de fissuras caso os dispositivos tenham caído ou sofrido algum impacto mecânico. Os cartuchos que tenham caído não deverão ser utilizados, uma vez que poderão apresentar micro-fissuras não visíveis, mas que podem causar perdas de insulina ao longo do tempo.
  • O seguimento atento das instruções atualizadas do manual de utilizador da bomba ao ser trocado o cartucho de vidro pré-cheio de insulina.

Tendo em conta o acima exposto, e de acordo com as medidas previstas pelo fabricante, o Infarmed recomenda:

  • A interrupção da utilização dos dispositivos Accu-Chek Insight Adapter & Tube afetados
  • O acesso ao site www.accu-chek.pt para pedido de substituição dos dispositivos afetados por dispositivos do novo modelo
  • Em caso de dúvidas, o contacto com a Linha de Assistência a Clientes da Roche Diabetes Care: 800 911 912

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 798 73 16; e-mail: dvps@infarmed.pt.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

(António Faria Vaz)


Ação corretiva voluntária: Bombas de insulina das séries MiniMed 600 e 700 – Infarmed

Circular Informativa N.º 070/CD/550.20.001 de 27/06/2022

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: dm

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

28 jun 2022

O fabricante das Bombas de insulina das séries MiniMed 600 e 700 (Medtronic MiniMed) está a realizar uma ação corretiva voluntária devido a um potencial problema com a tampa do compartimento da pilha.

A tampa da pilha é constituída por uma parte de plástico e por um contacto metálico que funcionam em conjunto com a pilha AA para alimentar a bomba. Caso o contacto metálico se solte ou caia da parte de plástico da tampa da pilha, tal poderá impossibilitar a alimentação elétrica. Quando a bomba detetar que não existe nenhuma fonte de alimentação, será disparado um alarme de “Inserir pilha”, e a administração de insulina irá parar imediatamente. Após 10 minutos, o som do alarme poderá aumentar para uma sirene e a bomba irá desligar-se.

Se a bomba interromper a administração de insulina devido a perda de energia, isto poderá resultar em níveis variáveis de açúcar elevado no sangue, e com consequências para a saúde, tendo o fabricante recebido notificações de incidentes relativas a este problema.

Perante o acima exposto, o fabricante emitiu um aviso de segurança e está a desenvolver um novo design da tampa do compartimento da pilha.

Assim, o Infarmed recomenda aos utilizadores destes dispositivos que sigam as recomendações do fabricante constantes no aviso de segurança (em anexo).

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 111 73 16; e-mail: dvps@infarmed.pt.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

(António Faria Vaz)