Nova infografia sobre aquisição de medicamentos através da internet – COVID-19

25 mar 2020

Porque todo o cuidado é pouco quando se trata de adquirir medicamentos através da internet, o Infarmed disponibiliza uma nova infografia que tem como objetivo alertar os cidadãos para a possibilidade da existência de oferta de medicamentos falsificados no âmbito da pandemia COVID-19 relembrando o que deve fazer para adquirir medicamentos online de forma segura.

Esta infografia pode ser consultada na àrea COVID-19 ou na área Informação temática.


Covid-19 | Testes diagnósticos

25/03/2020

Guarda com unidade móvel e centro de testes drive-thru

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses colocaram hoje, dia 25 de março, a funcionar a primeira Unidade Móvel Covid-19.

Este posto móvel, que abrange a área de influência da ULS Guarda, irá aos locais onde for necessário proceder à realização de testes diagnósticos ao coronavírus. A viatura, devidamente identificada, poderá deslocar-se a lares, instituições de pessoas com necessidades especiais ou ao domicílio de utentes com dificuldade de deslocação. Além disso, poderá dirigir-se à residência de doentes Covid-19 em isolamento domiciliário, para confirmação de cura.

No Quartel dos Bombeiros da Guarda está também a funcionar um Centro de Testes ao Covid-19, em modelo drive-thru. A este centro têm apenas acesso pessoas sinalizadas e com contacto prévio expresso da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda / Direção-Geral da Saúde. O teste não é efetuado a quem não preencher este requisito.

São regras fundamentais de segurança para acesso a este centro:

  • Entrada junto à fonte;
  • Não sair do veículo (o teste é efetuado com as pessoas no interior dos veículos);
  • Não é permitida a deslocação fora da zona limitada ao centro de testes; por questões de segurança as restantes áreas do quartel estão interditas.

Covid-19 | Centro Hospitalar do Oeste

25/03/2020

Circuitos autónomos para casos suspeitos de Covid-19

Centro Hospitalar do Oeste define circuitos autónomos para casos suspeitos de COVID-19 nas Urgências e Internamento de Caldas da Rainha e de Torres Vedras 25 de março de 2020

No âmbito da pandemia Covid-19, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) definiu novos circuitos nas suas urgências médico-cirúrgicas, criando áreas específicas para receber os casos suspeitos, separadas das habituais áreas para receber os restantes doentes com outras patologias.

Do mesmo modo, estão preconizadas áreas específicas para internamento de doentes infetados, com circuitos independentes para doentes e profissionais.

O CHO alerta, no entanto, a população para apenas se dirigir à urgência hospitalar após contato com a Linha SNS 24 (808 24 24 24). Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 38ºC), ou dificuldade respiratória, devem ligar para a Linha SNS 24.

A avaliação da Linha SNS24 fará o encaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá implicar o isolamento no domicílio e sob vigilância; a avaliação médica em Áreas Dedicadas Covid-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-Comunidade) ou a avaliação médica em Áreas Dedicadas Covid-19 nos Serviços de Urgência dos hospitais (ADC-SU).

Caso seja encaminhado para a Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, informa-se que na entrada está alocado um enfermeiro que fará uma pré-triagem e encaminhará o doente para o local apropriado de atendimento: Urgência Pediátrica, Obstétrica/Ginecológica ou Geral. No período entre as 00h00 e as 08h00 o utente deverá acionar uma campainha para chamar o enfermeiro. Doentes com queixas respiratórias (tosse, febre e falta de ar) serão encaminhados de imediato para Zona de Triagem Respiratória.

Na Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, os utentes com queixas respiratórias (tosse, febre e falta de ar) deverão dirigir-se ao Balcão 5 (à esquerda da entrada do Serviço de urgência, no exterior) onde será recebido por um enfermeiro que, após um questionário específico para validação de caso suspeito, encaminhará os mesmos para o espaço da Consulta Externa – Zona de Triagem Respiratória. Para as crianças o procedimento é idêntico, sendo as crianças encaminhadas para Serviço de Pediatria, onde existem áreas específicas para isolamento pediátrico.

O Centro Hospitalar do Oeste aproveita ainda para relembrar que os episódios de urgência triados com as cores verde (pouco urgente) ou azul (não urgente) da triagem de Manchester estão a ser orientados para os cuidados de saúde primários dos agrupamentos de centros de saúde Oeste Norte e Oeste Sul. Nestes casos, o utente deverá contatar o seu centro de saúde ou médico assistente e seguir as orientações que lhe forem transmitidas. Os utentes devem contactar o seu centro de saúde preferencialmente por telefone ou por e-mail. Apenas se devem deslocar quando for absolutamente necessário ou indicação do médico ou enfermeiro após contacto telefónico.

Todos os utentes com queixas respiratórias da área de Peniche serão encaminhados para a Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Para saber mais, visite:

Centro Hospitalar do Oeste – http://www.choeste.min-saude.pt/


Covid-19 | Visita ao Curry Cabral

25/03/2020

Primeiro-Ministro e Ministra da Saúde no terreno

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, visitaram-se hoje, dia 25 de março, o Hospital Curry Cabral, que integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, o primeiro hospital de referência para o tratamento da Covid-19.

Esta visita teve como objetivo avaliar a situação concreta num hospital que «tem sido, desde o primeiro minuto, o hospital de primeira linha para enfrentar esta pandemia», observou António Costa.

O Hospital Curry Cabral está preparado para se tornar um hospital dedicado exclusivamente à Covid-19, centralizando não só os doentes de Covid-19, como doentes com outras patologias, mas que tenham também Covid, que estejam noutros hospitais da região de Lisboa.

A visita serviu anda para avaliar as disponibilidades de camas, as que estão ocupadas, a capacidade que o hospital tem de alargar o seu potencial, a capacidade de passar das 36 camas que tem neste serviço do doenças infeciosas para 300 camas, ocupando outros serviços, bem como outras soluções de recurso que poderão ser necessárias face à evolução da pandemia.


Covid-19 | Atendimento telefónico

25/03/2020

ARS Norte disponibiliza dois números para rastrear sintomas

Os utentes dos centros de saúde do Porto podem rastrear sintomas da covid-19 através de números de telefone destinados aos dois agrupamentos daquelas unidades de saúde da cidade, revelou hoje, dia 25 de março, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Para “responder à pandemia”, foi criado um gabinete de “médicos de medicina geral e familiar” com autoridade para avaliar os sintomas de covid-19 e autorizar o rastreio, sem necessidade de recurso à linha geral e nacional Saúde 24, explicou fonte oficial da ARS Norte.

Nesta fase, o atendimento é apenas dirigido aos utentes inscritos nos agrupamentos de centros de saúde (ACES) Porto Oriental (número 220 411 191) e Porto Ocidental (número 220 411 192), que tenham “febre, tosse ou falta de ar”.

Os utentes foram avisados por mensagens de telemóvel e, de acordo com a ARS Norte, será “possível, no futuro, estender a oferta a outros ACES, se as circunstâncias o justificarem”.

“Não se trata de uma complementaridade à linha Saúde 24. Não encaminha para a Saúde 24. É uma triagem independente”, referiu ainda a ARS Norte.

A área de influência do ACES Porto Ocidental abrange as freguesias de Aldoar, Cedofeita, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Mira Gaia, Nevogilde, Ramalde, São Nicolau, Santo Ildefondo, Sé e Vitória, no concelho do Porto

A área de influência do ACES corresponde às freguesias de Bonfim, Campanhã e Paranhos, também no concelho do Porto.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt


Covid-19| Urgência pediátrica do CHEDV

25/03/2020

Urgência em Santa Maria da Feira volta a funcionar 24 horas por dia

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) divulga que a urgência pediátrica do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, retomou hoje o funcionamento a 24 horas, após regressarem os 35 profissionais sujeitos a quarentena devido à Covid-19.

Aquele serviço da unidade do distrito de Aveiro, com uma área de influência envolvendo vários concelhos e cerca de 350.000 utentes, estava desde 11 de março a funcionar apenas em horário parcial, das 8 às 20 horas, na sequência da implementação do regime de quarentena para médicos, enfermeiros e assistentes dessa valência.

Visite:

CHEDV – http://www.chedv.min-saude.pt/


Covid-19 | Prioridades de vacinação

25/03/2020

DGS emite comunicado sobre o cumprimento do PNV durante a epidemia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reforça que a vacinação no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV) é uma medida de saúde pública prioritária, uma vez que previne doenças como o sarampo, a tosse convulsa, o tétano, doenças muito graves como a meningite, por 13 tipos de pneumococo, por meningocco C e por Haemophilus influenzaeb.

De acordo com o comunicado divulgado pela DGS, perante a necessidade de adotar medidas de carater excecional e temporário para prevenção da transmissão da infeção por COVID-19, a DGS estabelece as seguintes prioridades de vacinação:

  1. Vacinação recomendada até aos 12 meses de idade, inclusive. As crianças devem cumprir atempadamente a vacinação recomendada no primeiro ano de vida, que confere proteção precoce contra onze doenças potencialmente graves.
    Aos 12 meses, as vacinas contra o meningococo C e contra o sarampo, papeira e rubéola são muito importantes. A situação epidemiológica do sarampo a nível mundial não permite adiar esta vacina.
    Às crianças que têm estas vacinas em atraso, recomenda-se a vacinação o mais brevemente possível.
    Deve contactar a sua Unidade de Saúde.
  2. Vacinação BCG das crianças com risco identificado de tuberculose grave, de acordo com Norma da DGS
  3. Vacinação de doentes crónicos e outros grupos de risco no âmbito do PNV
  4. Grávidas – Devem procurar ativamente a vacinação contra a tosse convulsa, que tem como objetivo a proteção do bebé nos primeiros meses de vida. A vacinação poderá ser adiada, mas nunca para além das 28 a 32 semanas de gestação. Deve contactar a sua Unidade de Saúde.

Poderá consultar o esquema vacinal recomendado do PNV no site da DGS e deverá verificar o registo vacinal no Boletim Individual de Saúde ou no Portal do SNS.

Para mais informações, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Comunicado


Apelo à dádiva de sangue

25/03/2020

Alto Minho pede aos dadores saudáveis que continuem a contribuir

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho, tendo em conta a diminuição das doações de sangue devido à atual pandemia da Covid-19, apela aos cidadãos do distrito de Viana do Castelo, que se encontrem saudáveis, para doar sangue.

O apelo à dádiva de sangue destina-se aos dadores saudáveis, ou seja, que não tenham febre, sintomas respiratórios (tosse seca, falta de ar), viagens ou contatos de risco conhecidos.

Os serviços de sangue continuam a necessitar de dádivas para garantir a prestação de cuidados de saúde a todos os doentes. As transfusões de sangue são sempre necessárias e essenciais para a atividade médica e cirúrgica.

Durante esta fase de pandemia e para proteger os dadores e os doentes, o Serviço de Sangue do Hospital de Viana do Castelo adotou as medidas necessárias para garantir segurança nas dádivas de sangue.

As próximas datas e locais onde as Brigadas de Sangue vão estar a recolher as dádivas são:

  • 27 de março | 09h30-12h30 | Paredes de Coura (Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura)
  • 03 de abril | 09h30-12h30 | Arcos de Valdevez (Hospital de São José)
  • 08 de abril | 09h30-12h30 |  Monção (Biblioteca Municipal)
  • 17 de abril | 09h30-12h30 |  Melgaço (Casa da Cultura)
  • 24 de abril | 09h30-12h30 |  Paredes de Coura (Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Paredes de Coura)
  • 30 de abril | 09h30-12h30 | Ponte da Barca (Casa da Cultura)

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho e os portugueses agradecem.

Para saber mais, consulte:

Unidade de Saúde Local do Alto Minho – http://www.ulsam.min-saude.pt/


Covid-19 | CH Oeste disponibiliza contactos de apoio

25/03/2020

Hospitais do Oeste divulgam contactos para suporte aos utentes da região

Tendo em conta as limitações de circulação decorrentes da pandemia Covid-19, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) divulgou os contactos de apoio para questões não suspeitas de Covid-19, incentivando a promoção do contacto telefónico ou via e-mail no suporte aos utentes da região.

No Hospital das Caldas da Rainha, as questões relacionadas com as consultas externas devem ser tratadas através do e-mail consultas.caldasdarainha@choeste.min-saude.pt e as informações clínicas através do endereço sec.rai.cr@choeste.min-saude.pt. Em ambos os casos pode também ser usado o número de telefone 262 830 373.

No Hospital de Torres Vedras, os contactos referentes às consultas externas devem ser feitos para o endereço adm.consulta.tv@choeste.min-saude.pt, os referentes a exames clínicos para gdoentes.analises.tv@choeste.min-saude.pt e os pedidos de informação clínica para sec.rai.tv@choeste.min-saude.pt. Os mesmos serviços podem ser contactados, respetivamente, pelos telefones: 261 319 345; 261 319 312 e 261 319 300.

Na unidade de Peniche para as consultas externas e exames, o endereço é consultas_peniche@choeste.min-saude.pt ou o telefone 262 780 900. Para os pedidos de informação clínica devem usar-se os contactos disponibilizados no mesmo serviço para o Hospital das Caldas da Rainha.

Para saber mais, visite:

Centro Hospitalar do Oeste > Notícias


Covid-19 | Aumento da produção de gel desinfetante

25/03/2020

Laboratório Militar produz 2.000 litros de gel desinfetante por dia

O Laboratório Militar duplicou, desde fevereiro, a sua capacidade e está a produzir diariamente dois mil litros de gel desinfetante para as Forças Armadas e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com o Ministério da Defesa Nacional, “desde o início de fevereiro que o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF) aumentou a produção de desinfetante para fazer face ao expectável aumento de procura”, tendo duplicado a produção para 2.000 litros.

Fonte: Lusa