Comemorações do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2020

11-12-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, dia 11 de dezembro, o seu 121.º aniversário, este ano em formato virtual devido à atual situação epidemiológica provocada pelo novo coronavírus. O programa das comemorações, que contaram com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, teve como ponto alto a Conferência-debate “COVID-19. Pandemia em três andamentos”, proferida por António Silva Graça, infeciologista e médico do trabalho do INSA.

Após a Conferência-debate, teve lugar uma Mesa subordinada ao tema “O INSA e a Covid-19: Que respostas? que contou com a participação de vários especialistas nas áreas das doenças infeciosas e da epidemiologia e onde foram apresentados alguns trabalhos e estudos desenvolvidos pelo INSA relacionados com a monitorização, vigilância epidemiológica e diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2. Esta Mesa contou com a moderação de Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.

No discurso de encerramento da sessão comemorativa, Fernando de Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, começou por relembrar que o Instituto “é, por excelência, o Laboratório de Estado da Saúde que tem, entre outras, a missão, através do desenvolvimento das suas atividades, de responder às emergências em saúde pública, aceitar os desafios da inovação, corresponder ao imperativo ético de partilhar o conhecimento científico e dar suporte a decisões políticas e suprir lacunas de conhecimento que conduzam a ganhos em saúde”.

“E foi isso que fizemos e temos vindo a fazer nesta crise Pandémica de impacto imprevisível e de consequências que todos sabemos e sofremos”, referiu Fernando de Almeida, acrescentando que o “INSA esteve, está e estará sempre presente na linha da frente e ao lado do SNS neste combate que convoca a todos sem exceção”. Fernando de Almeida sublinhou também a necessidade de preparar o INSA “para novos desafios, promovendo uma cultura de abertura e pluralidade, recriando a sua especialização por forma a contribuir mais para a melhoria da situação da saúde em Portugal”.

“Pretende-se que esta nossa missão continue e de forma melhorada. Mas este caminho não tem sido fácil. Perante esta realidade, qualquer alteração significativa da natureza e estrutura do INSA, deverá basear-se no resultado de um exercício cuidadoso, muito pensado, e aferido para a complexidade das suas funções essenciais ao serviço do Ministério da Saúde e do País”, destacou ainda Fernando de Almeida, concluindo que “em nenhuma circunstância o estatuto do INSA deverá será alterado em termos que modifiquem a sua natureza pública nem condicionem o seu papel de referência enquanto laboratório do Estado e pilar estruturante do sistema de saúde pública”.

Assista aqui à sessão comemorativa do 121.º aniversário do INSA.


Covid-19 | Apelo à população

14/12/2020

Em Leiria, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde reiterou apelo aos portugueses

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo não hesitará em puxar o travão de mão se houver necessidade em função da evolução da pandemia de covid-19.

No decorrer de uma visita ao Hospital de Santo André, em Leiria , António Lacerda Sales salientou que o “Governo tem tomado as medidas certas no tempo certo e os portugueses têm percebido isso”.

O governante aproveitou para deixar um apelo à população para que na altura do Natal tenham atenção aos seus comportamentos, que «serão decisivos para o sucesso», explicando que este «não será com certeza um Natal igual aos outros, mas os portugueses aderem a esta mensagem e vão perceber que para termos outras épocas festivas com as nossas famílias, temos de nos resguardar este ano».

Para já, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde não avançou quais as medidas que poderão sair do próximo conselho de ministros, admitindo, contudo, que qualquer decisão terá em conta o “conjunto global não só ao nível de óbitos, como de internamento e pressão dos serviços de saúde”.

Esta manhã, António Lacerda Sales, acompanhado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e coordenador para a execução do estado de emergência na Região Centro, João Paulo Rebelo, deslocou-se a Leiria, no âmbito do acompanhamento da situação epidemiológica e resposta à pandemia naquele distrito.

No decorrer da deslocação, o Secretário de Estado esteve reunido com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria e com responsáveis da Administração Regional de Saúde do Centro, Câmara Municipal de Leiria, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e agrupamentos de centros de saúde.

António Lacerda Sales teve, ainda, oportunidade de visitar o Serviço de Patologia Clínica e a nova Área Dedicada para Doentes Respiratórios.