EMA avalia dados sobre utilização em adolescentes de dose de reforço da vacina COVID-19 Comirnaty – Infarmed

08 fev 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) começou a avaliar um pedido de utilização de dose de reforço, da vacina Comirnaty (BioNTech/Pfizer), em adolescentes dos 12 aos 15 anos. Está também em curso uma avaliação em adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos.

As doses de reforço são administradas a pessoas vacinadas, ou seja, em pessoas que completaram a sua vacinação primária, para restaurar a proteção depois da sua diminuição. Atualmente, está autorizada a administração de dose de reforço, com a vacina Comirnaty, em pessoas com 18 anos de idade ou mais.

Para mais informações, aceda ao Comunicado original da EMA.


Alargadas vacinas aceites em Portugal

08/02/2022

Para efeitos de emissão do certificado Covid-19

As vacinas chinesas da Sinopharm (Vero Cell) e Sinovac (Coronavac), assim como a da multinacional indiana Bharat Biotech International (Covaxin) passam a ser aceites em Portugal para efeitos de emissão de certificado Covid-19.

Segundo uma circular conjunta do Infarmed e da Direção Geral da Saúde (DGS), passam igualmente a ser aceites para emissão de certificado Covid-19 autorizadas em países terceiros, sublicenciadas pelo mesmo titular da Autorização de Introdução no Mercado, incluindo neste grupo as vacinas dos produtores Verity Pharmaceuticals (Canadá), Fiocruz (Brasil) e R-Pharm (Rússia).

Até agora, o Infarmed apenas validava para a utilização do certificado digital as vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês): a da Moderna, a da Pfizer, a da Janssen, a da AstraZeneca (Vaxzevria – com a designação AZD1222) e da indiana Covovax.

“A completude de esquemas vacinais primários iniciados noutros países e/ou a administração de doses de reforço após conclusão de esquemas vacinais primários realizados noutros países, bem como a transcrição dos atos vacinais correspondentes deverão seguir as recomendações da DGS”, adianta a mesma circular.

Atualmente, são utilizadas várias vacinas contra a covid-19 com enquadramentos regulamentares distintos, “o que significa que podem chegar ao território nacional cidadãos vacinados com vacinas e esquemas vacinais diferentes dos recomendados em Portugal”.


Renovação da certificação internacional

08/02/2022

Unidade de Senologia do Hospital de Santarém distingue-se por excelência no tratamento do cancro da mama

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu novamente em 2022 a certificação do Breast Centres Network, reafirmando a excelência no tratamento do cancro da mama neste centro.

Criada em 1998, esta unidade é composta por uma equipa multidisciplinar que integra atualmente três ginecologistas, um cirurgião geral, três imagiologistas, quatro anátomo-patologistas, quatro oncologistas médicos, dois radioterapeutas, um cirurgião plástico com dedicação à Senologia, duas enfermeiras senólogas, uma secretária clínica, entre outros profissionais de outras áreas complementares.

A unidade é centro de referência do distrito de Santarém e assume como missão a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia mamária, com enfoque na patologia maligna, orientando-se por elevados padrões de rigor e qualidade.

Breast Centres Network agrega uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama, incluindo as Unidades de Mama que preencham os requisitos para serem considerados centros de referência.

Para mais informações, consulte:
Hospital Distrital de Santarém


Balcão SNS 24 em Setúbal

08/02/2022

Primeiro balcão no distrito de Setúbal inaugurado dia 1 de fevereiro

Foi inaugurado, no dia 1 de fevereiro, o primeiro Balcão SNS 24 no distrito de Setúbal. Esta nova unidade está em funcionamento na Junta de Freguesia do Samouco, no concelho de Alcochete, sendo a oitava na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Integrado no Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, o novo Balcão SNS 24 facilita o apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As unidades do Balcão SNS 24 prestam serviço assistido, com colaboradores devidamente habilitados, através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços do SNS; e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta e ajudar a obter os certificados digitais Covid da UE.

Com a inauguração desta unidade, o país passa a disponibilizar 129 Balcões SNS 24 e a região de Lisboa e Vale do Tejo reforça o objetivo de continuar a abertura de novas unidades.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


CHMT abre consulta de Cardio-Oncologia

08/02/2022

Para prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai passar a disponibilizar, a partir do dia 21 de fevereiro, a nova valência de Consulta de Cardio-Oncologia. Esta consulta tem como público-alvo os doentes oncológicos com potenciais complicações cardíacas associadas aos tratamentos realizados contra o cancro.

A consulta de Cardio-Oncologia do CHMT parte tem como objetivos prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos, permitindo que estes possam realizar os tratamentos oncológicos prescritos com a maior segurança, minimizando o impacto dos efeitos adversos e otimizando os resultados da terapêutica.

Em comunicado divulgado, Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, salienta que “a criação da consulta de Cardio-Oncologia assenta numa abordagem multidisciplinar entre oncologistas, pneumologistas, radioterapeutas e cardiologistas, que permite oferecer cuidados de saúde de qualidade e proximidade aos doentes oncológicos da região do Médio Tejo”.

Para mais informações, consulte:
www.chmt.min-saude.pt


Recorde de consultas e cirurgias

08/02/2022

Hospital da Figueira da Foz regista recuperação da atividade assistencial em 2021

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) registou, em 2021, uma recuperação da atividade assistencial, tendo obtido um aumento de 21% nas cirurgias e de 10% no total de consultadas realizadas face ao ano anterior.

“Comparando com o histórico da instituição, o ano de 2021 foi mesmo o melhor de sempre, tendo sido efetuadas 100.288 consultas e realizadas 9.143 cirurgias”, explica a instituição num comunicado divulgado.

Na mesma nota, o Presidente do Conselho de Administração do HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, sublinha que “no presente ano, pretendemos continuar a melhorar a resposta clínica aos doentes, assim como concretizar os projetos de ampliação e modernização das infraestruturas e áreas tecnológicas da saúde, designadamente a renovação dos equipamentos médicos e dos sistemas de informação, que possibilitem a criação de valor em saúde para o cidadão”.

Para saber mais, consulte:
https://www.hdfigueira.min-saude.pt/


Deliberações concluídas durante o quarto trimestre de 2021

8/02/2022

Publica-se a versão não confidencial das deliberações concluídas durante o quarto trimestre de 2021.

Consultar listagem.