Nova edição da newsletter com resumo da informação da área COVID-19 – Infarmed

15 jul 2020

Está disponível nova edição da newsletter com o resumo da informação mais recentemente publicada na área COVID-19.

Carregue na imagem para aceder. 

 

Instituto Ricardo Jorge coordena comissão para expansão da capacidade do diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2

15-07-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do presidente do seu Conselho Diretivo, coordena a recém-criada Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2. Objetivo passa por dotar o País de uma rede de diagnóstico, reforçada e alargada, com capacidade acrescida de testagem que permita detetar o reaparecimento do vírus e dar resposta célere e integrada a eventuais novos surtos em Portugal.

De acordo com o Despacho do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, publicado, dia 10 de julho, em Diário da República, “nesta fase de retoma da atividade, o diagnóstico laboratorial assume um papel essencial para a gestão de casos de Covid-19, ao nível da preparação e implementação rápida da resposta, da deteção precoce e da rápida implementação de medidas de controlo da infeção”, sendo considerado “estratégico reforçar a capacidade nacional de diagnóstico para o SARS-CoV-2”.

A Comissão criada tem como objetivos “avaliar a capacidade de aumento de produção de testes na atual rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2, promovendo a maximização da utilização de equipamentos e infraestruturas da rede de laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2” e “promover a expansão da atual rede de laboratórios do Serviço Nacional de Saúde”, assim como “avaliar, na lógica de custo-benefício, a adequação de investimento em equipamentos e infraestruturas dos atuais e de novos laboratórios de diagnóstico de SARS-CoV-2”.

Além do presidente do INSA, Fernando de Almeida, a Comissão é constituída também pela vogal do Conselho Diretivo, Cristina Abreu Santos, e pelos investigadores Jorge Machado, Raquel Guiomar Moreira e Rita Fonseca. Este grupo integra também elementos da Administração Central do Sistema de Saúde, Centro Hospitalar e Universitário de São João, Centro Hospitalar do Médio Tejo, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Direção-Geral da Saúde.

À Comissão cabe agora elaborar e apresentar, no prazo de 30 dias, um relatório sobre o desenvolvimento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2 e sobre a atividade prosseguida por ela própria. Compete ao INSA assegurar o apoio logístico e administrativo necessário às atividades da Comissão.

Despacho n.º 7057/2020 – Diário da República n.º 133/2020, Série II de 2020-07-10 – Cria a Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2