Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 24/07/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 144 | 24/07/2020

Relatório de Situação nº 144 | 24/07/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 144 | 24/07/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 015/2020 de 24/07/2020 – DGS

Norma nº 015/2020 de 24/07/2020

COVID-19: Rastreio de Contactos


Peritos do Instituto Ricardo Jorge integram grupo de trabalho para acompanhar processo de investigação clínica

imagem do post do Peritos do Instituto Ricardo Jorge integram grupo de trabalho para acompanhar processo de investigação clínica

24-07-2020

Jorge Machado, coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, e Raquel Guiomar, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, integram um grupo de peritos responsável por acompanhar tecnicamente a organização e desenvolvimento do processo de investigação clínica na área do plasma convalescente COVID-19. Compete a este grupo a instrução e acompanhamento dos processos, com a inclusão dos critérios clínicos definidos para as atividades do plasma convalescente COVID-19, bem como a indicação das entidades intervenientes no processo.

No preâmbulo do diploma que cria o grupo de peritos, publicado dia 21 de julho, em Diário da República, o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, justifica a decisão, referindo que “no contexto da situação epidemiológica em Portugal originada pela doença COVID-19, reveste-se da maior importância, de entre outras medidas extraordinárias, apoiar formas de tratamento da doença, nomeadamente através do uso de plasma convalescente COVID-19″.

O Ministério da Saúde criou, no passado mês de maio, um grupo de trabalho para o desenvolvimento e criação de proposta de um Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente COVID-19 (PNTPC) para o tratamento de pacientes com Covid-19, que tinha por missão definir os critérios mínimos de inclusão e exclusão dos doentes para entrarem em ensaios clínicos. Concluídos os trabalhos, o grupo de trabalho apresentou uma proposta, com medidas de recrutamento de dadores, de análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos.

Além dos peritos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o grupo agora criado é também composto por elementos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que coordena os trabalhos do grupo, e da Direção-Geral da Saúde. O Despacho n.º 7329/2020 refere ainda que deverão ser apresentados ao Ministério da Saúde relatórios periódicos sobre o desenvolvimento do PNTPC COVID-19.


Covid-19 | Hospital de Braga

24/07/2020

Hospital desenvolve estratégia para reforço das medidas preventivas no combate à doença

Com o objetivo de reforçar a importância das medidas preventivas no combate à Covid-19, o Hospital de Braga desenvolveu uma estratégia de prevenção e promoção da saúde.

Através de mensagens positivas e com conteúdo que respeitem as orientações das autoridades de saúde, foram afixadas, em diversos pontos do hospital, «informação que pretende reforçar a importância do cumprimento escrupuloso das medidas definidas para o contínuo combate a esta pandemia», destaca o Hospital de Braga, em comunicado.

De acordo com o hospital, esta estratégia, dirigida a utentes e profissionais, é um processo dinâmico e, sempre que necessário, será monitorizado e atualizado.

O hospital observa ainda que «encontram-se implementadas diversas medidas para a salvaguarda e proteção, quer dos utentes, quer dos profissionais», nomeadamente:

  • O número de pessoas a circular foi limitado «ao essencial», para garantir a manutenção de distâncias de segurança entre as pessoas, quer em espaços de circulação, quer em espaços de espera.
  • Aconselha-se que os utentes não se façam acompanhar por outras pessoas (apenas em caso de menores ou na impossibilidade do utente se deslocar sozinho) e que devem comparecer no hospital com a antecedência estritamente necessária para efetivar os atos agendados (cerca de 15 minutos antes).

O Hospital de Braga informa ainda que, além das medidas acima destacadas, e «para continuar a garantir-se uma maior segurança aquando da vinda ao hospital, mantém-se a medição da temperatura corporal, desinfeção das mãos e a utilização generalizada de máscaras pelos utentes e profissionais».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias