Infarmed distinguido nas comemorações do Dia Mundial da Saúde

08 abr 2022

Ontem, dia 7 de abril, por ocasião do Dia Mundial da Saúde e como parte integrante das celebrações, o Infarmed viu serem distinguidos o seu vice-presidente, António Faria Vaz, e duas das suas diretoras, Fernanda Ralha e Judite Neves. A cerimónia, que contou com a presença de Marta Temido, Ministra da Saúde, e António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, decorreu no auditório do edifício Tomé Pires, no Infarmed.
 
A longa carreira inteiramente dedicada à área da saúde do Vice-presidente do Infarmed, António Faria Vaz, quer como médico quer pelo exercício de funções em diversas comissões cientifícas e em diversas instituições do Ministério da Saúde, esteve na origem desta merecida distinção.
 
Fernanda Ralha, diretora da Direção de Inspeção e Licenciamento do Infarmed, e Judite Neves, diretora da Direção de Produtos de Saúde, também do Infarmed, foram reconhecidas pelo trabalho ao longo das suas carreiras, e pelo esforço de resposta no combate à pandemia, em áreas que que vão desde a supervisão das vacinas através da sala de situação da task force das vacinas e em matéria de dispositivos médicos, as atividades específicas para garantir a sua  avaliação e acesso, desde as máscaras de proteção aos testes de diagnóstico para a COVID-19.

SEAS | 40 anos APAH

08/04/2022

Profissionais são o verdadeiro garante do Serviço Nacional de Saúde

“A força, a energia e o empenho dos administradores hospitalares é fundamental para concretizar mudanças e alcançar mais e melhores resultados em saúde”, destacou António Lacerda Sales, esta sexta-feira, dia 8 de abril, na cerimónia comemorativa dos 40 anos da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).

Na sessão de abertura, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde agradeceu aos administradores hospitalares e a todos os profissionais de saúde o esforço no combate à pandemia e na recuperação da atividade assistencial. “O vosso esforço adicional permitiu, em fevereiro de 2022, registar mais 292 mil consultas hospitalares em relação a igual período do ano passado, e o número de cirurgias disparou 40%, para cerca de 122 mil intervenções”, acrescentou.

Para Lacerda Sales, “num contexto de necessidades crescentes em saúde e enquanto a prevenção não for verdadeiramente assumida”, é necessário continuar a investir na melhoria da eficiência da rede hospitalar, através de medidas previstas no Programa de Governo. “E porque os profissionais são, desde sempre, o verdadeiro garante do Serviço Nacional de Saúde, existe a meta de concluir a revisão das carreiras não revistas”, referiu.

No decorrer do evento, o governante deixou ainda uma mensagem de reconhecimento à APAH pelo contributo prestado aos administradores hospitalares e ao SNS, que “possibilitou um aumento da humanização dos serviços de saúde”.