Combate ao VIH, tuberculose e malária vai receber financiamento de 750 mil euros

29/04/2019

Portugal vai aumentar o apoio aos programas Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria (Fundo Global para o Combate ao VIH/Sida, Tuberculose e Malária),  através de uma contribuição financeira no valor de 750 mil euros, por parte dos Ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros. O montante acordado é três vezes superior ao inicialmente previsto.

O anúncio da contribuição financeira para o sexto ciclo do plano, ou seja, até 2022, foi feito esta segunda-feira pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, no âmbito da 26.ª edição da Conferência Internacional de Redução de Riscos (HR19), evento que arrancou ontem, dia 28 de abril, e prossegue até quarta-feira na Alfândega do Porto.

A ação do Fundo Global de Combate à Sida, Tuberculose e Malária permitiu o tratamento da tuberculose a 7,7 milhões de pessoas e o tratamento do VIH/Sida a aproximadamente 3 milhões, salvando 6,5 milhões vidas.

“Estamos profundamente gratos pelo contributo de Portugal e pela dedicação inabalável à reconstrução do seu apoio à saúde global e ao Fundo Global”, afirmou Peter Sands, Diretor Executivo do Fundo Global para o Combate ao VIH/Sida, Tuberculose e Malária, acrescentando que este contributo permitirá ajudar a salvar 16 milhões de vidas e a reduzir as taxas de mortalidade devido a estas doenças para metade até 2023.