Notícias a 29/02 e 01/03/2024

imagem do post do Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos [EpiSurtos]”

Novos casos de Sarampo em Portugal – DGS

Novos casos de Sarampo em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que foram confirmados três novos casos de sarampo em Portugal: dois casos na Região de Lisboa e Vale do Tejo e um caso na Região Autónoma da Madeira. Trata-se de duas pessoas do sexo masculino e uma pessoa do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos, todos sem evidência de vacinação contra o Sarampo.

Desde o dia 11 de janeiro de 2024 foram confirmados, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), doze casos de sarampo: cinco na Região de Lisboa e Vale do Tejo, seis na Região Norte e um caso na Região Autónoma da Madeira.

A DGS e a rede de Autoridades de Saúde estão a realizar a investigação epidemiológica dos casos e a acompanhar a evolução da situação.

Consulte o Comunicado aqui.


Instituto Ricardo Jorge é parceiro institucional do Labsummit 2024

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge é parceiro institucional do Labsummit 2024

01-03-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é um dos parceiros institucionais do Labsummit 2024, um evento internacional para especialistas em laboratórios que terá lugar, entre os dias 16 e 18 de maio de 2024, no Convento São Francisco, em Coimbra. A iniciativa tem como objetivo estimular a inovação, a colaboração e o avanço contínuo em quatro pilares fundamentais: sustentabilidade, transformação digital, práticas e processos laboratoriais e produtividade laboratorial.

Organizado pela Ambidata, ISQ Portugal e Relacre – Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, o evento constitui-se como uma oportunidade de partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais da indústria de laboratórios, cientistas, gestores e administradores, estudantes e outros interessados nas últimas tendências, tecnologias e desafios na área laboratorial.

Com um programa abrangente de palestras, workshops, sessões interativas e exposições, o Labsummit permitirá ainda aos participantes uma visão aprofundada das inovações mais recentes, independentemente do seu papel na indústria laboratorial. Os interessados em participar no evento podem efetuar a sua inscrição aqui. Para mais informações, consultar o site do Labsummit 2024.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).


Instituto Ricardo Jorge e Associação de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias celebram protocolo de cooperação

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge e Associação de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias celebram protocolo de cooperação

01-03-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH) celebraram, dia 29 de fevereiro, um protocolo de cooperação em áreas de interesse comum, nomeadamente na investigação científica e no desenvolvimento de ações conjuntas como a divulgação de atividades, congressos, seminários e colóquios. Com o acordo estabelecido, as duas entidades poderão beneficiar de ações de colaboração nos vários domínios de atividade a que se dedicam.

O protocolo celebrado prevê também a realização de outras iniciativas que permitam aprofundar a cooperação em áreas de interesse comum. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no Auditório do INSA, em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, tendo o documento sido assinado pelo presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, e pela presidente da Direção da APPDH, Celeste Bento.

O INSA, enquanto coordenador do National Mirror Group (NMG) do “European Joint Programme on Rare Diseases” (EJP RD), assinalou o Dia Mundial das Doenças Raras com um evento presencial nas suas instalações de Lisboa e do Porto, subordinada ao tema “Doenças raras: envolvimento dos doentes na construção da mudança”. A iniciativa, que contou com a presença de cerca de 300 pessoas em simultâneo, tanto online como presencialmente, visou sensibilizar para a temática das doenças raras, assim como dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área.

As doenças raras são doenças crónicas maioritariamente debilitantes e muitas vezes fatais precocemente, que requerem esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.

Hemoglobinopatia é um termo que abrange uma ampla gama de patologias causadas por uma alteração na hemoglobina, proteína presente nos eritrócitos e que tem como principal função o transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e de uma parte do dióxido de carbono dos tecidos aos pulmões. As hemoglobinopatias são um grupo de doenças hereditárias do sangue, que apresentam uma grande prevalência em todo o mundo e constituem um importante problema de saúde pública.


Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos [EpiSurtos]”

imagem do post do Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos [EpiSurtos]”

29-02-2024

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, nos dias 3 e 4 de abril, nas suas instalações em Lisboa, a 9ª edição do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos [EpiSurtos]”. Promovida pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, a ação formativa tem como destinatários profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática.

A formação possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de um surto com a intervenção dos participantes, e permitirá também abordar breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, assim como desenhos de estudo e os passos da investigação de um surto, entre outros temas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 22 de março, através do seguinte formulário. Para mais informações, consultar a plataforma de e-Learning do INSA.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais. Os formadores do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” dispõe de formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM), à qual se adicionam vários anos de experiência em vigilância e investigação epidemiológica.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).


Curso “Inovação alimentar e avaliação do potencial impacto em saúde pública”: inscrições até 5 de abril – INSA

imagem do post do Curso “Inovação alimentar e avaliação do potencial impacto em saúde pública”: inscrições até 5 de abril

29-02-2024

Os interessados em participar no curso “Inovação alimentar e avaliação do potencial impacto em saúde pública”, que terá lugar nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, nos dias 15 e 16 de abril , deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 5 de abril. A formação visa abordar temas como as novas tendências alimentares, as etapas de desenvolvimento de produtos alimentares, a rotulagem de alimentos, os modelos de perfil nutricional e as necessidades em saúde pública.

Além de uma componente teórica, a ação formativa conta também com uma componente prática que visa contribuir para a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, enquanto proporciona aos participantes a oportunidade de integrar os diversos conceitos e de os aplicar numa situação real. Para efetuar a sua inscrição clique aqui.

Organizado pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA, o curso tem como destinatários todos os interessados no tema, nomeadamente profissionais da saúde, laboratórios, estudantes, comunidades científica e académica e indústria alimentar. Para mais informações, consultar o programa da formação ou a Plataforma de e-Learning do INSA.

A inovação alimentar é um desafio enfrentado pela indústria alimentar, pois existe um acréscimo na procura por alimentos, seguros, saudáveis e sustentáveis, acompanhada pela necessidade de se reduzir o desperdício alimentar e o impacto ambiental da produção de alimentos. Para o efeito, têm sido desenvolvidas novas tecnologias, utilizados novos processos e novos ingredientes, no sentido de se responder às necessidades identificadas, mas que proporcionem aos consumidores novas experiências sensoriais.


aaaa