Saúde – Gabinete da Secretária de Estado da Saúde
Determina que as receitas médicas nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe, para a época sazonal de 2025/2026, emitidas a partir de 1 de julho de 2025, são válidas até 31 de dezembro de 2025.
Saúde – Administração Regional de Saúde do Norte, IP
Lista nominativa de transição dos trabalhadores da ARS do Norte, IP, para as respetivas entidades integradoras.
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Submete-se a consulta pública o projeto de alteração dos Estatutos da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, para efeitos da sua integração na Universidade de Lisboa.
E. I. A. – Ensino e Investigação e Administração, SA
A ESSATLA torna pública a acreditação pela A3ES e o plano de estudos do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, que obteve parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros.
Finanças – Instituto de Proteção e Assistência na Doença, IP
Designação da licenciada Sónia Cristina Vaz Bravo Henriques para exercer o cargo de chefe de divisão do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, em regime de comissão de serviço, na sequência da sua aprovação em procedimento concursal.
Município de Torre de Moncorvo
Proposta do projeto de Regulamento de Apoio ao Acolhimento em ERPI de Idosos Carenciados.
Finanças – Instituto de Proteção e Assistência na Doença, IP
Designação de Jacinto Manuel Salvador Guerreiro, mestre em Ciências da Documentação e Informação, para exercer o cargo de chefe de divisão do Gabinete de Gestão Documental, na sequência de aprovação em procedimento concursal.
- 04-07-2025 Novas funcionalidades no SIOE facilitam gestão dos Créditos Sindicais
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As Associações Sindicais passam a dispor, a partir de hoje, dia 4 de julho, de maior autonomia no Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE), com novas funcionalidades que permitem o registo e gestão de utilizadores, bem como a introdução e manutenção dos seus dados institucionais.
Com esta atualização, as associações poderão gerir diretamente a sua caracterização no sistema, assegurando que os dados de identificação e contactos se mantêm corretos e atualizados. Estas melhorias promovem uma gestão interna mais ágil, reforçam a segurança da informação e contribuem para uma maior transparência na utilização dos créditos sindicais.
Gerido pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), o SIOE consolida-se como uma plataforma integrada ao serviço da Administração Pública, facilitando a gestão eficaz dos direitos e regalias dos representantes sindicais.
A DGAEP fica ao dispor para eventuais sugestões de evolução/melhoria.
Apresentação do Relatório da Reformulação de Produtos Alimentares em Portugal 2018-2023 – DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta a 8 de julho de 2025, pelas 9h30, o Relatório da Reformulação de Produtos Alimentares em Portugal durante o peri´odo de 2018 a 2023, no Centro Cultural de Belém – Sala Luís de Freitas Branco, em Lisboa.
A reformulac¸a~o dos produtos alimentares em Portugal e´ um amplo compromisso formalizado em 2019 entre a DGS, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – INSA, a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a NielsenIQ. A melhoria da composição nutricional dos alimentos disponi´veis insere-se no a^mbito da estrate´gia alimentar e nutricional nacional desenvolvida pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS e pela Estrate´gia Integrada para a Promoc¸a~o da Alimentac¸a~o Sauda´vel (EIPAS).
O evento tem assistência presencial, sob inscrição prévia aqui.
O Programa provisório está disponível aqui.
ERS encerra a atividade de estabelecimento prestador de cuidados de saúde na área da fisioterapia – ERS
02.07.2025
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) no âmbito das suas competências e de forma a garantir o direito de acesso dos utentes à prestação de cuidados de saúde adequados, de qualidade e com segurança e verificar o cumprimento dos requisitos de funcionamento em vigor encetou ações de fiscalização no concelho de Aveiro, distrito de Aveiro e decretou o encerramento da atividade desenvolvida por uma entidade prestadora de cuidados de saúde na área da fisioterapia, tendo dado conhecimento da situação ao Ministério Público e à Ordem dos Fisioterapeutas.
Numa primeira fase a ERS tinha decretado uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade prosseguida num dos estabelecimentos fiscalizados, com fundamento no incumprimento dos requisitos mínimos relativos à organização e funcionamento das unidades de fisioterapia, designadamente por se ter verificado o exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da fisioterapia.
A entidade visada foi notificada das responsabilidades que precisava de cumprir mas não consegiu demonstrar, no prazo que lhe foi concedido, que ultrapassou as não conformidades que sustentaram a medida administrativa de suspensão da atividade eliminando, assim, o perigo para a saúde e segurança dos utentes.
A entidade visada não demonstrou dispor de profissionais habilitados, não assegurou o registo e licencimento do estabelecimento em causa junto da ERS ou, em alternativa, não compovou ter cessado definitivamente a atividade de prestação de cuidados na área da saúde.
Neste contexto a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decretou o encerramento da atividade desenvolvida por aquela Entidade.
Acesso à Nota À Comunicação Social: clicar aqui
National Cancer Hub Portugal publica 2ª edição do e-book “Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores” – DGS
O National Cancer Hub Portugal (NCH-PT), iniciativa conjunta da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção-Geral da Saúde (PNDO/DGS), lançou a 2ª edição do e-book “Guia de Recursos para a Pessoa com Doença Oncológica e seus Cuidadores”, desenvolvido pelo Grupo Informação em Saúde.
Fonte abrangente de informações, em linguagem acessível, para aqueles que enfrentam a doença oncológica, os seus cuidadores e todos aqueles que têm interesse em conhecer os caminhos de acesso, compreensão e uso dos recursos da doença oncológica, este Guia pretende, assim, fomentar a literacia em saúde na área do cancro.
O Guia agrega um repositório de informações para o acompanhamento ao longo de toda a jornada de doença oncológica – do diagnóstico à sobrevivência -, pensando também em todas as fases da vida.
O conteúdo do guia está organizado em três capítulos principais. No primeiro capítulo, “O que é o Cancro?”, pretende-se esclarecer dúvidas sobre prevenção, deteção precoce, diagnóstico e tratamento, capacitando os indivíduos a compreender e agir sobre a doença. No segundo capítulo, “Que Cuidados devo ter?” são abordados temas como a Alimentação e Nutrição, os Cuidados corporais e estética, o Exercício-físico, a Saúde Mental, a Saúde Oral, a Sexualidade/Fertilidade, o Sono e os Cuidados a ter durante os tratamentos, fundamentais para o bem-estar global. O terceiro capítulo, “Que direitos tenho?”, é dedicado à desmistificação de questões legais, laborais e fiscais, assegurando que doentes e cuidadores conheçam e possam exercer plenamente os seus direitos.
Nesta ferramenta interativa, o leitor pode encontrar vários pontos de ligação para websites, vídeos e outras fontes de informação fidedignas digitais.
Cada vez mais evidências apontam para a literacia em saúde como um dos fatores de sucesso no combate ao cancro. Este Guia reúne uma coleção de informações úteis e atualizadas, e pretende contribuir para aumentar os níveis de literacia em saúde da sociedade, de forma que os doentes, os familiares e os seus cuidadores, tenham do seu lado a informação necessária para a tomada de decisão informada, perante um tema tão complexo como o cancro.
O Grupo de Informação em Saúde do NCH-PT é composto por uma equipa multidisciplinar de áreas desde a Medicina ao Direito, que trabalhou em colaboração com doentes, cuidadores e associações de doentes para desenvolver este documento.
Consulte o Guia:
Novo regulamento | Instruções eletrónicas (e-IFU) para dispositivos médicos de uso profissional – Infarmed
03 jul 2025
Para: Divulgação geral
Contactos
- Unidade de Informação e Atendimento (UIA); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444
Circular Informativa Nº 078/CD/100.20.200 de 03/07/2025
No dia 26 de junho de 2025, a Comissão Europeia publicou o Regulamento de Execução (UE) 2025/1234 no Jornal Oficial da União Europeia. Este regulamento que altera o Regulamento de Execução (UE) 2021/2226, no que diz respeito aos dispositivos médicos cujas instruções de utilização podem ser fornecidas em formato eletrónico (e-IFU), vem ampliar agora a possibilidade de utilização de e-IFU para todos os dispositivos médicos e seus acessórios, abrangidos pelo Regulamento (UE) 2017/745[1], assim como produtos do Anexo XVI, que se destinem a utilizadores profissionais.
No entanto, encontra-se salvaguardado que sempre que os dispositivos destinados a utilizações profissionais também possam ser utilizados por leigos, como os doentes, as instruções de utilização destinadas a utilizadores leigos sejam fornecidas pelo fabricante em formato de papel.
Para estas novas regras contribuíram de forma significativa os resultados de um inquérito[2] sobre a substituição das instruções de utilização em suporte de papel por e-IFU, realizado pela Comissão entre 1 de agosto e 10 de outubro de 2024, revelando uma clara preferência, entre os profissionais de saúde, em receber instruções de utilização em formato eletrónico relativamente a instruções em papel.
Com esta alteração, os profissionais de saúde podem aceder digitalmente à informação essencial sobre o uso dos dispositivos médicos. Contudo, por sua solicitação podem obter também a versão das instruções em suporte de papel sem qualquer encargo adicional.
Apesar do Regulamento entrar em vigor a 16 julho de 2025, a partir do momento em que o registo de dispositivos na base de dados europeia dos dispositivos médicos (Eudamed) seja obrigatório, os fabricantes devem incluir, na base de dados de identificação única do dispositivo (UDI), o endereço Internet no qual as instruções de utilização eletrónicas estão acessíveis.
A medida, anunciada em comunicado, visa assim simplificar os procedimentos administrativos, reduzir custos para os fabricantes e contribuir para a modernização e sustentabilidade ambiental dos sistemas de saúde na União Europeia (UE), com o foco no reforço da competitividade e da inovação no domínio da saúde.
Este é o primeiro passo de uma agenda mais ampla da Comissão Europeia para simplificar e reforçar o quadro regulamentar dos dispositivos médicos na UE, assegurando padrões de segurança elevados ao mesmo tempo que se garante a qualidade dos cuidados prestados aos doentes. A iniciativa contou assim não só com apoio e envolvimento de profissionais de saúde, mas também dos representantes da indústria.
O Conselho Diretivo
(Rui Santos Ivo)
[1] Regulamento (UE) 2017/745 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de abril de 2017, relativo aos dispositivos médicos
[2] Consulta publica aos profissionais de saúde realizada, através de inquérito, entre 1 de agosto e 10 de outubro de 2024 – Nota Informativa de 02/08/2024, publicada no website do Infarmed
Infarmed atualiza lista de perguntas frequentes sobre produtos cosméticos
03 jul 2025
Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 23/2025, de 19 de março e da sessão informativa realizada sobre o tema em causa, o INFARMED I.P atualizou a secção respeitante às perguntas frequentes sobre produtos cosméticos no seu site oficial.
As perguntas e respostas agora publicadas visam esclarecer operadores económicos, profissionais de saúde e cidadãos sobre obrigações legais, incluindo aspetos relativos à segurança, requisitos de importação, rotulagem, idioma, entre outros.
Consulte-as aqui.
Nova USF Lacóbriga atribui médico de família a 7 mil utentes em Lagos

A criação da nova unidade vai reforçar resposta dos Cuidados de Saúde Primários no concelho
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve iniciou esta semana a atividade da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lacóbriga, que entrou em funcionamento no dia 1 de julho, no Centro de Saúde de Lagos. Com esta abertura, será possível atribuir médico de família a cerca de 7.000 utentes, reforçando de forma significativa a resposta dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.
A USF Lacóbriga é constituída por uma equipa de cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos, preparada para acompanhar cerca de 9.000 utentes. A unidade é coordenada pela médica Andreia Gonçalves Dias e segue uma abordagem centrada no cidadão, baseada em responsabilidade partilhada, trabalho em equipa e eficiência organizacional.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da ULS Algarve, Tiago Botelho, “a criação da USF Lacóbriga é um sinal claro do investimento da instituição no alargamento do acesso e na melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde, com base numa lógica de proximidade, continuidade e qualidade”. O responsável destacou ainda que “a concretização deste projeto resulta do empenho dos profissionais envolvidos e da colaboração ativa com o município de Lagos. Quero expressar o meu reconhecimento ao presidente da Câmara Municipal, Hugo Pereira, pelo apoio prestado ao longo de todo o processo.”
Esta nova unidade insere-se na estratégia de reorganização dos Cuidados de Saúde Primários em curso a nível nacional, promovendo modelos assistenciais com maior autonomia funcional e vocacionados para o acompanhamento personalizado dos utentes.
INSA Porto organiza II Encontro de Saúde Pública

02-07-2025
O Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (CSPGF) organiza, dia 16 de setembro, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, em formato híbrido, o II Encontro de Saúde Pública do INSA Porto. O evento será composto por quatro sessões dedicadas aos departamentos técnico-científicos do INSA com atividade permanente na sua delegação do Porto.
A iniciativa consistirá num conjunto de conversas sobre temas de interesse nas áreas da alimentação e nutrição, doenças infeciosas, saúde ambiental e genética humana, sendo transmitida através das redes sociais do INSA (Facebook, Twitter e YouTube). Em breve, será divulgado o programa completo da sessão, bem como os detalhes para a inscrição.
O Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira do INSA contempla 14 unidades laboratoriais (Bacteriologia Clínica, Química Clínica, Hematologia, Virologia, Serologia, Parasitologia, Tuberculose e Micobactérias, Química e Toxicologia de Águas, Microbiologia de Águas, Saúde Ocupacional, Toxicologia, Qualidade do Ar Interior, Química dos Alimentos, Microbiologia dos Alimentos), bem como os respetivos serviços de apoio, além de um biotério, uma biblioteca, uma sala de formação, um gabinete médico e um gabinete de enfermagem. No total, trabalham no Centro mais de 150 colaboradores.
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde. O INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública através de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, atividade laboratorial de referência, observação da saúde e vigilância epidemiológica, bem como coordenar a avaliação externa da qualidade laboratorial, difundir a cultura científica, fomentar a capacitação e formação e ainda assegurar a prestação de serviços diferenciados.
Seminário “Partilhar Saber no CSPGF”: “Acidúrias orgânicas cerebrais” – INSA

02-07-2025
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 3 de julho (11:00), o quinto seminário de 2025 do ciclo “Partilhar Saber no Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira” (CSPGF). A decorrer na Sala Prof. Aloísio Coelho, nas instalações do CSPGF (Porto), a iniciativa será subordinada ao tema “Acidúrias orgânicas cerebrais”.
Com apresentação a cargo de Aureliano Dias, Técnico Superior de Saúde da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana (URNMG) do INSA, a comunicação terá a duração de cerca de 20 minutos, na qual serão apresentados vários aspetos das acidúrias orgânicas (AOs) cerebrais, com ênfase ao diagnóstico efetuado através da cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa, realizado na URNMG.
A decorrer em formato híbrido, o seminário incluirá ainda uma sessão de perguntas e discussão durante aproximadamente 25 minutos. Será possível acompanhar a sessão presencialmente ou via Microsoft Teams, através deste link.
As acidúrias orgânicas (AOs) são doenças neurometabólicas hereditárias causadas principalmente por deficiências em enzimas envolvidas na degradação de aminoácidos, o que resulta na acumulação de ácidos orgânicos a nível cerebral e noutros tecidos. As AOs são denominadas por “clássicas” quando os pacientes manifestam predominantemente encefalopatia aguda com manifestações sistémicas potencialmente fatais, e por “cerebrais” se apresentarem sintomas neurológicos progressivos, levando a anomalias cerebrais permanentes.
O ciclo de seminários “Partilhar Saber no Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira” é um espaço dedicado à disseminação e discussão das investigações científicas realizadas no INSA/CSPGF, com o objetivo de promover a interação e a troca de conhecimentos entre as diferentes unidades e departamentos.
O Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira do INSA contempla 14 unidades laboratoriais (Bacteriologia Clínica, Química Clínica, Hematologia, Virologia, Serologia, Parasitologia, Tuberculose e Micobactérias, Química e Toxicologia de Águas, Microbiologia de Águas, Saúde Ocupacional, Toxicologia, Qualidade do Ar Interior, Química dos Alimentos, Microbiologia dos Alimentos), bem como os respetivos serviços de apoio, além de um biotério, uma biblioteca, uma sala de formação, um gabinete médico e um gabinete de enfermagem. No total, trabalham no Centro mais de 150 colaboradores.
Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Internacional do Rastreio Neonatal

03-07-2025
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinalou, a 1 de julho, o Dia Internacional do Rastreio Neonatal, com a realização de um evento nas instalações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A iniciativa teve também como objetivos a apresentação e discussão públicas do relatório do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) relativo ao ano de 2024.
Além da apresentação do Relatório, a cargo de Laura Vilarinho, Paula Garcia e Paulo Pinho e Costa, membros da Comissão Executiva do PNRN, houve ainda lugar a uma mesa redonda de discussão das atividades do PNRN 2024, com a participação das unidades de saúde locais de São João (Porto), Coimbra e Santa Maria (Lisboa), e a uma tertúlia com intervenções de Maria do Céu Machado, coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial para as Doenças Raras, Elisabete Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Fenilcetonúria e Outras Doenças Metabólicas, e Laura Marques, responsável da Unidade de Infeciologia e Imunodeficiências da ULS Santo António (Porto).
O programa do evento incluiu também a projeção de um filme produzido por uma associação de doentes com doenças raras de Espanha, intitulado “La vida en una Gota”, dedicado ao impacto do Rastreio Neonatal. Na ocasião, houve ainda lugar para a assinatura de um protocolo de cooperação entre o INSA e a Associação Portuguesa de Neuromusculares.
O Dia Internacional do Rastreio Neonatal celebra-se a 28 de junho, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce em recém-nascidos. A data foi escolhida para coincidir com o aniversário do médico norte-americano Robert Guthrie (28 de junho de 1916 – 24 de junho de 1995), pioneiro no desenvolvimento do rastreio neonatal, ao desenvolver um método inovador para o rastreio neonatal da fenilcetonúria, utilizando como amostra o sangue seco em papel, colhido nos primeiros dias de vida. A sua contribuição, datada dos anos 60 do século passado, transformou a forma como se identificam doenças congénitas em bebés, permitindo intervenções precoces que melhoram significativamente a saúde infantil.
O rastreio neonatal é uma conquista de saúde pública que muda vidas e pode ajudar a reduzir a morbilidade e mortalidade de doenças raras tratáveis em todo o mundo. As evidências científicas atualmente disponíveis de programas e estudos piloto de rastreio neonatal em todo o mundo demonstram claramente que a deteção precoce possibilitada pelo rastreio neonatal, quando associada ao tratamento adequado, pode mudar e até salvar vidas.
Grupo Consultivo do estudo PaRIS em Portugal discute recomendações para a ação – DGS

Na sequência da apresentação e discussão pública dos resultados do estudo internacional PaRIS da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), realizada em fevereiro passado, o Grupo Consultivo do estudo em Portugal reuniu-se a 1 de julho de 2025 para analisar com maior detalhe os dados nacionais e formular recomendações para a ação ao nível das políticas de saúde centradas no utente.
A reunião centrou-se em três áreas estratégicas: a transformação digital nos cuidados de saúde primários; a personalização dos cuidados, através da elaboração de planos individuais e de uma melhor coordenação entre profissionais de saúde e níveis de cuidados; e o reforço da confiança dos utentes na gestão da sua própria saúde.
André Peralta Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, sublinhou a importância de dar voz aos utentes e de integrar, de forma sistemática, as suas experiências, considerando-as essenciais para a transformação e melhoria dos cuidados no SNS, promovendo uma centralidade cada vez maior do sistema nas pessoas.
Infarmed desempenha papel ativo na construção do futuro europeu da Avaliação de Tecnologias de Saúde
04 jul 2025
A conferência “EU Health Technology Assessment: Advent of a New Era of Collaboration”, promovida pela Comissão Europeia, assinalou no dia 2 de julho, em Bruxelas, um marco significativo na aplicação do novo Regulamento Europeu da Avaliação de Tecnologias de Saúde (HTAR).
O presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Rui Santos Ivo, que é também Chair do Grupo de Chefes das Agências de Avaliação de Tecnologias de Saúde (HAG, na sigla em inglês) e presidente Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), integrou a sessão de abertura da conferência, destacando o momento crucial que a União Europeia (UE) atravessa neste domínio, seis meses após a entrada em aplicação do novo regulamento.
“O Regulamento Europeu de HTA é um marco importante na saúde pública e na colaboração europeia em HTA”, afirmou, sublinhando o papel decisivo, das agências nacionais neste novo quadro de cooperação. “Trata-se de um sistema único na Europa, assente em avaliações eficientes e robustas, que podem efetivamente ser utilizadas para informar decisões e salvaguardar o acesso e a sustentabilidade dos nossos sistemas de saúde”, acrescentou. Durante a sua intervenção, o responsável reconheceu os desafios que este novo processo implica, mas reafirmou o compromisso das agências de avaliação de tecnologias de saúde da Europa com os seus objetivos comuns e com o reforço da confiança mútua e colaboração entre autoridades competentes, agências de avaliação de tecnologias de saúde (HTA, na sigla em inglês) e outros intervenientes do sistema de saúde.
“Tudo depende da nossa capacidade e vontade de construir pontes e sinergias”, frisou. “Precisamos de estabelecer parcerias fortes entre reguladores, agências de HTA, e entidades pagadoras, que promovam uma troca eficaz de informação e melhorem as estratégias de geração de evidência”.
A conferência contou também com a participação da Cláudia Furtado, Diretora de Informação e Planeamento Estratégico do Infarmed, que integrou uma sessão dedicada à competitividade europeia e ao contributo dos projetos financiados pelo Horizonte Europa para o desenvolvimento da HTA. A dirigente do Infarmed apresentou o projeto Real4Reg e como os dados de mundo real podem apoiar as decisões regulamentares e de avaliação de tecnologias de saúde, complementando os dados resultantes dos ensaios clínicos.
O programa da conferência, que decorreu em formato híbrido, contemplou várias sessões temáticas com foco na implementação do regulamento europeu e nos próximos passos para a consolidação do novo sistema. Entre os temas em destaque estiveram a integração da inteligência artificial na avaliação de tecnologias de saúde, a utilização de dados do mundo real, a forma como a HTA pode reforçar a competitividade europeia através de projetos financiados pelo Horizonte Europa, e o papel dos doentes e peritos clínicos na produção de avaliações mais participativas. Em paralelo, foram ainda apresentadas experiências dos Estados-Membros na adaptação dos seus sistemas nacionais à nova realidade europeia.
Outro dos momentos altos do evento foi a intervenção de Ricardo Baptista Leite, CEO da HealthAI, com uma palestra inspiradora sobre o potencial transformador da inteligência artificial no setor da saúde.
O vídeo completo da conferência pode ser visto nesta ligação do YouTube.





