Notícias em 25/08/2021

Relatório de Situação nº 541 | 25/08/2021

Relatório de Situação nº 541 | 25/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 541 | 25/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de Vacinação nº 28 | 27/12/2020 a 22/08/2021 – DGS

Relatório de Vacinação nº 28 | 27/12/2020 a 22/08/2021

COVID-19: Plano de Vacinação | Relatório de Vacinação | Portugal Continental | Semana 33 | 27/12/2020 a 22/08/2021.

Na sequência da publicação, pelo Instituto Nacional de Estatística, dos resultados dos CENSOS 2021, a Direção-Geral da Saúde passou a incluir no Relatório de Vacinação Contra a Covid-19 o valor da população residente censitária de 2021 como denominador de cobertura vacinal nacional (as duas primeiras métricas apresentadas).

Nas restantes métricas de cobertura vacinal apresentadas no relatório são ainda utilizadas as estimativas de população residente de 2020 por falta de desagregação etária. A utilização dos valores e estimativas mais recentes para a população residente tem como objetivo reportar os valores de cobertura vacinal com a maior confiança para informar a população portuguesa e os decisores.

O número de pessoas com vacinação completa e respetiva cobertura vacinal contempla, desde a semana n.º 33, os indivíduos com esquema completo por critério de infeção prévia. Devido a constrangimentos técnicos, esta alteração ainda não se encontra refletida nos indicadores desagregados por grupo etário e região. Este constrangimento será ultrapassado no relatório da próxima semana.


Atualização da Informação sobre a vacinação no CVC Queimódromo – Infarmed

Notícias 6

24 ago 2021

Na sequência das falhas identificadas na cadeia de frio do CVC Queimódromo, o INFARMED, I.P. procedeu, no âmbito das suas competências e atribuições no processo de vacinação e da salvaguarda da saúde pública, à recolha de toda a informação disponível sobre os acontecimentos associados à inoculação de vacinas provenientes de dois lotes identificados como tendo estado em condições inadequadas de temperatura no seu armazenamento entre os dias 6 e 9 de agosto.

Nesta circunstância, e com base em informação disponível nos processos de autorização de introdução no mercado das vacinas e informação fornecida pelas empresas farmacêuticas fabricantes desses medicamentos e pela Agência Europeia de Medicamentos, foi elaborado um relatório pericial pelo INFARMED, I.P. sobre os factos associados a esta situação, tendo em consideração todos os dados recebidos.

Para além das perícias conduzidas pelo INFARMED, I.P., nas áreas da avaliação e segurança de medicamentos, comprovação da qualidade e inspeção, de forma a assegurar a qualidade, segurança e eficácia das vacinas em questão, foi igualmente solicitado parecer à Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, I.P.1 quanto à qualidade, segurança e eficácia das vacinas inoculadas.

As análises, exaustivas e tempestivas, das características destas vacinas e das condições envolventes neste caso permitiram concluir que os parâmetros das vacinas inoculadas em questão em matéria de qualidade, segurança e eficácia se mantêm de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Infarmed, 24 de Agosto de 2021

[1] Sobre a Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, ver pf.:

– Artº 8º do Decreto-Lei n.º 46/2012, de 24 de fevereiro, em https://www.infarmed.pt/documents/15786/1065790/007_Dec-Lei_46_2012_1ALT.pdf;

– Informação sobre a Comissão:

https://dre.pt/application/file/a/163991902;

https://www.infarmed.pt/web/infarmed/institucional/estrutura-e-organizacao/comissoes-tecnicas-especializadas/comissao-de-avaliacao-de-medicamentos;

https://dre.pt/application/file/a/3453945;


Centro de Vacinação da Guarda

25/08/2021

Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo em visita à Guarda

O coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, visitou esta manhã o Centro de Vacinação da Guarda, a convite da Unidade local de Saúde da Guarda.

Na ocasião, em que lhe foi atribuída a Medalha de Excelência e Dedicação do Município da Guarda, Gouveia e Melo lembrou que o poder local foi essencial na ajuda ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

«Tenho uma dívida de gratidão e acho que todos os portugueses têm uma dívida de gratidão ao poder local. (…) Em todos os sítios por onde passei, esse poder local foi essencial na ajuda ao SNS, foi essencial para ajudar o Ministério da Saúde a cumprir esta missão», afirmou.

O Vice-Almirante também realçou o papel «extraordinário» desempenhado pelo Ministério da Saúde e por «todos os portugueses que, de uma forma ordeira, se apresentaram ao processo de vacinação».

«Nós já vacinámos mais de 80% da nossa população (72% dos quais já tem a vacinação completa), quando outros países mais ricos, com mais capacidades não o conseguiram fazer», apontou.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Vacinação contra a Covid-19

25/08/2021

72% da população já tem a vacinação completa em Portugal

Portugal tem já 72% da população com a vacinação completa e 80% com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, revela o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o relatório de vacinação, até domingo havia já 7.399.577 pessoas que tinham concluído o respetivo esquema vacinal e 8.264.586 pessoas que tomaram uma dose.

Em comparação com o relatório anterior, divulgado na semana passada, o número de pessoas com a vacinação completa cresceu seis pontos percentuais, ao passo que com a primeira dose esse aumento foi somente de quatro pontos percentuais.

Para saber mais, consulte:

DGS > Relatório de Vacinação nº 28 | 27/12/2020 a 22/08/2021

DGS > Relatório de Situação nº 540 | 24/08/2021


Programa Operacional do Centro

25/08/2021

Candidatura do Médio Tejo aprovada em 2,7 milhões de euros

A candidatura do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) ao Programa Operacional do Centro, no âmbito do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), foi aprovada no valor total de 2,7 milhões de euros.

Os equipamentos incluídos nesta candidatura são a ressonância magnética (para a unidade hospitalar de Abrantes), o microscópio para cirurgia de oftalmologia e o esterilizador de dispositivos médicos a vapor (para a unidade hospitalar de Tomar), o ecógrafo para cirurgia pediátrica (para a unidade hospitalar de Torres Novas).

Ao abrigo desta candidatura está ainda prevista a remodelação da rede de águas na unidade hospitalar de Abrantes.

O objetivo desta intervenção é modernizar as condições clinicas de diagnóstico e de tratamento do CHMT.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Dia Mundial da Segurança do Doente 2021 – DGS

Dia Mundial da Segurança do Doente 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se, uma vez mais, à iniciativa da Organização Mundial da Saúde nas comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, 17 de setembro.

Durante a manhã de dia 17, a DGS irá apresentar o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD 2021-2026), com um evento online, para o qual estão convidados a assistir todos os profissionais de saúde, doentes, gestores, investigadores e interessados pela área que se reveste da maior importância para a saúde pública.

O PNSD 2021-2026 resulta de uma colaboração entre a DGS, através do Departamento da Qualidade na Saúde, e a Escola Nacional de Saúde Pública-NOVA, num processo que está alinhado com as orientações internacionais, adaptado à realidade nacional e que se pretende agregador, integrador e evolutivo.

 O link de acesso será disponibilizado no site da DGS e redes sociais.