Notícias em 27/08/2021

Relatório de Situação nº 543 | 27/08/2021

Relatório de Situação nº 543 | 27/08/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 543 | 27/08/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 22 – 27/08/2021 – DGS

Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 22 - 27/08/2021

Resumo:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 315 casos, com tendência estável a nível  nacional. Apenas no Algarve se observa uma incidência superior ao limiar de 480 casos em 14 dias por 100 000 habitantes (720).
  • No grupo etário de 65 ou mais anos, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 124 casos, com tendência estável a crescente a nível nacional.
  • O R(t) apresenta valor ligeiramente inferior a 1, indicando uma tendência estável a decrescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (0,99) e nas regiões Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. Nas regiões Norte, Centro e Alentejo o R(t) é igual ou superior a 1, o que corresponde a uma tendência de incidência constante a crescente nestas regiões.
  • O número de casos de COVID-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência estável a crescente, correspondendo a 59% (na semana anterior foi de 55%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.
  • A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 4,4% (na semana anterior foi de 4,0%) encontrando-se acima do limiar definido de 4,0%.
  • Observou-se uma diminuição do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias.
  • A proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 5,6% (na semana passada foi de 4,1%), mantendo-se abaixo do limiar de 10,0%.
  • Nos últimos 7 dias, pelo menos 95% dos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19 foram isolados em menos de 24 horas após a notificação e, no mesmo período, foram rastreados e isolados, quando necessário, todos os contactos em 81% dos casos.
  • A variante Delta (B.1.617.2), originalmente associada à Índia, é a variante dominante em todas as regiões, com uma frequência relativa de 100% dos casos avaliados na semana 32/2021 (9 a 15 de agosto) em Portugal.
  • A mortalidade específica por COVID-19 (15,4 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) tem tendência estável.
  • A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 de elevada intensidade, com tendência estável a nível nacional, mas com provável tendência crescente na região Centro, nos grupos etários dos 10 aos 29 anos e acima dos 65 anos de idade. A pressão sobre os cuidados de saúde tem tendência estável a crescente. A mortalidade por COVID-19 tem tendência estável, ainda acima do valor de referência. A manter-se este quadro, a atividade epidémica na população sénior e a pressão nos serviços de saúde poderão aumentar nas próximas semanas.


Covid-19 | Vacinação em Bragança

27/08/2021

Vacinação vai regressar gradualmente aos centros de saúde

A vacinação contra a Covid-19 no distrito de Bragança vai regressar, gradualmente, aos centros de saúde, a partir do início do mês de setembro.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste explica que esta medida se justifica pela elevada taxa de cobertura vacinal nos diferentes concelhos e assegura que nos centros de saúde estão reunidas todas as condições de segurança para dar continuidade ao processo de vacinação.

Assim, os 12 centros de vacinação do distrito de Bragança vão ser gradualmente desativados, à medida que a percentagem de população vacinada em cada concelho atinge os valores de referência nacional.

Neste sentido, e de acordo com o documento, os centros de vacinação de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo vão funcionar até ao final do mês de agosto. Em Vinhais, o centro de vacinação mantém-se em funcionamento até dia 8 de setembro. Nos restantes concelhos, nomeadamente Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso, irão funcionar até dia 19 de setembro.

A partir destas datas, a vacinação será assegurada nos centros de saúde, no estrito cumprimento de todas as normas de segurança para os utentes e profissionais.

Para saber mais, consulte:

ULS Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/


Covid-19 | Vacinação

27/08/2021

Utentes podem escolher local de vacinação em Portugal Continental

A partir de hoje, dia 27 de agosto, os utentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, bastando para isso recorrer ao sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta”, anunciou a task force que coordena o processo de vacinação.

Além disso, estes utentes poderão escolher um ponto de vacinação distinto para tomar a segunda dose. Para o efeito, deverão solicitá-lo aquando da toma da primeira dose.

Também a partir desta data, podem os utentes, independentemente da respetivo situação no processo de auto agendamento, apresentar-se em qualquer centro de vacinação.

Estas alterações surgem no decorrer, muito positivo, do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Uma vez que grande parte da população portuguesa elegível já se encontra vacinada, há uma maior disponibilidade nos vários centros de vacinação abertos ao momento, explica a task force em comunicado.

Nesta fase já avançada do processo, apela-se a todos os utentes elegíveis, que ainda não foram vacinados, a fazerem-no para sua proteção e da restante população, aproveitando as estruturas ainda implementadas.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Recintos desportivos

27/08/2021

Orientação da DGS aumenta capacidade de ocupação para 50%

A taxa de ocupação do público nos recintos desportivos vai aumentar para 50% da lotação, substituindo o limite atual de 33% imposto no âmbito das restrições da pandemia de Covid-19.

De acordo com a orientação 009/2021 da Direção-Geral da Saúde (DGS) «a referência de lotação para o público em bancada com lugares individuais é de 50% excluindo a primeira fila» junto à área desportiva. Paralelamente, a «ocupação dos lugares sentados deve ser efetuada com um lugar entre espetadores, sendo os lugares ocupados desencontrados em cada fila».

A DGS continua a desaconselhar qualquer contacto entre espetadores e outros intervenientes do evento desportivo e recomendou ainda que os lugares desocupados «devem ter sinalética a proibir a sua ocupação» pelo público em estádios e pavilhões, além do uso obrigatório de máscara no interior destes espaços.

O acesso aos recintos, sempre que o número de espetadores seja superior a 1000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado, vai continuar a exigir a apresentação do certificado digital de vacinação completa ou teste com resultado negativo para o vírus SARS-CoV-2.

Para saber mais, consulte:

DGS > Orientação nº 009/2021 de 26/08/2021 | Recintos Desportivos em Ambiente Fechado e em Ambiente Aberto


Covid-19 | Rastreio nas escolas

27/08/2021

Início do ano letivo com testes a professores, funcionários e alunos

As escolas do 3.º ciclo e secundário vão realizar rastreios dos alunos à Covid-19 no início do ano letivo e a testagem vai abranger professores e funcionários de todos os níveis de ensino.

A decisão do Ministério da Educação surge na sequência de um parecer emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda “um screening dirigido à comunidade escolar”, independentemente de as pessoas estarem ou não vacinadas.

O próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro e até 15 de outubro deverão ser testados todos os alunos do 3.º ciclo e secundário e os professores e funcionários de todos os níveis de ensino.

De acordo com o Ministério da Educação, os rastreios vão decorrer em três fases. Até ao final da primeira semana de aulas, serão testados os professores e funcionários, num exercício que começa a 06 de setembro e termina no dia 17. Seguem-se os alunos do secundário nas duas semanas seguintes, entre 20 de setembro e 1 de outubro, e finalmente os alunos do 3.º ciclo, entre 4 e 15 de outubro.

O Ministério da Educação justifica a medida referindo “o sucesso da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2”, que demonstrou a relação entre casos de infeção em contexto escolar e a incidência na comunidade.

O parecer da DGS refere ainda que “esta testagem faz-se sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar”.

Além dos rastreios no início do ano letivo, uma parte significativa da comunidade escolar já deverá estar vacinada nessa altura.

Os professores e os funcionários começaram a ser vacinados contra a Covid-19 ainda durante o ano letivo passado, em março, estando atualmente a decorrer a vacinação dos mais novos, a partir dos 12 anos e que deverá estar completa até 19 de setembro, segundo o calendário definido pela ‘task-force’ responsável pelo plano de vacinação.


CHMT | Vacinação de profissionais

27/08/2021

Avanço na vacinação reduziu a zero incidência em profissionais

Um estudo realizado pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) revela que o avanço na vacinação dos profissionais do CHMT teve ligação direta com a diminuição da incidência da infeção por Sars-Cov2 nos profissionais.

De acordo com comunicado do CHMT, à medida que foi avançando a percentagem de vacinados, o número de casos de profissionais com Covid-19 diminuiu até ao valor de zero, tendo deixado de haver casos na 7.ª semana de 2021, altura em que 70,40% dos profissionais do CHMT tinham o esquema vacinal completo.

Segundo o estudo, o pico de incidência de profissionais infetados com SARS-CoV-2 deu-se entre a última semana de 2020 e as primeiras duas semanas de 2021.

A vacinação com a primeira dose no CHMT teve início na última semana de 2020 e a 31 dezembro a cobertura vacinal já se estendia 28,84% dos trabalhadores.

Na terceira semana de 2021, a cobertura vacinal com a primeira dose da vacina estendia-se a 56,93% dos profissionais e 23,5% dos mesmos já tinham tomado a segunda dose da vacina (esquema vacinal completo). Nesta semana registou-se uma quebra de aproximadamente 40% de infeções.

Na sétima semana de 2021, a cobertura vacinal com a primeira dose da vacina estendia-se a 74,56% dos profissionais, sendo que 70,40% já tem o esquema vacinal completo. Nesta semana o CHMT deixou de ter casos de Covid-19 com nexo causal a exposição laboral.

Para saber mais, consulte:

CHTM > Notícias


Eleições Autárquicas 2021

27/08/2021

Conheça os prazos para requerer o direito de voto antecipado

Encontra-se a decorrer, até dia 6 de setembro, o prazo de entrega do requerimento para voto antecipado de doentes internados em estabelecimentos hospitalares, para as eleições autárquicas que decorrem no dia 26 de setembro.

Assim, os cidadãos recenseados em Portugal, que por se encontrarem internados não podem deslocar-se à assembleia de voto no dia da eleição, podem requerer, até 6 de setembro, o voto antecipado junto da câmara municipal onde estão recenseados. Este pedido efetua-se por meios eletrónicos ou por via postal.

Também os eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório ou em estruturas residenciais podem requerer o voto antecipado, entre 16 e 19 de setembro. Para o efeito devem manifestar essa intenção à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), na plataforma criada para o efeito.

Nesta situação, o pedido também pode ser feito na Junta de Freguesia onde o eleitor está recenseado, através de terceiro que apresente declaração assinada pelo interessado e cópia do documento de identificação.

No site da SGMAI pode também encontrar informação relativa ao direito de voto antecipado para cidadãos se encontrem deslocados por motivos profissionais, para estudantes e para presos não privados de direitos políticos.

Para saber mais, consulte:


Instituto Ricardo Jorge continua a recrutar participantes para estudo HBM4EU-MOM – INSA

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge continua a recrutar participantes para estudo HBM4EU-MOM

27-08-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Alimentação e Nutrição, continua a recrutar participantes para a componente nacional do estudo HBM4EU-MOM, cujo objetivo é avaliar a exposição ao mercúrio em mulheres grávidas residentes em cinco países Europeus (Chipre, Espanha, Grécia, Islândia e Portugal). Os dados obtidos com este trabalho serão importantes para apoiar a decisão em saúde pública, nomeadamente para o desenvolvimento de medidas que visem a redução da exposição ao mercúrio nesta população.

Podem participar neste estudo mulheres grávidas que residam em Portugal há três ou mais anos, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, que não tenham problemas de saúde diagnosticados e que se encontrem grávidas de um único filho e antes das 20 semanas de gravidez. Para medir a exposição ao mercúrio no primeiro trimestre e novamente no final da gravidez, será pedido às participantes que disponibilizem uma pequena amostra de cabelo para medição dos níveis de mercúrio e que respondam a um questionário por telefone, que incluirá questões sobre estilos de vida e saúde.

Denominado “HBM4EU-MOM”, este estudo irá incluir cerca de 130 mulheres grávidas portuguesas, num total de 650 mulheres a nível europeu. As participantes poderão ter acesso aos seus resultados e a sua participação não terá qualquer custo. Os dados recolhidos serão depois comparados com dados de outros países europeus onde se está a realizar o mesmo estudo (Espanha, Grécia, Chipre e Islândia), permitindo assim produzir informação agregada a nível europeu.

O “HBM4EU-MOM” é desenvolvido no âmbito da Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU), financiado através do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e dos governos nacionais dos países participantes. O HBM4EU é um consórcio europeu que tem por objetivo utilizar a biomonitorização humana para avaliar a exposição humana a substâncias químicas, com vista a uma melhor compreensão dos seus efeitos na saúde, bem como à melhoria da avaliação e gestão do risco associado à exposição a substâncias químicas.

Considerando a atual situação epidemiológica provocada pela da COVID-19, serão tomadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança das participantes no “HBM4EU-MOM”. Para mais informações ou participar neste estudo clique aqui ou contacte a equipa coordenadora do projeto por telefone (967 138 844 | 967 138 822) ou através do seguinte email: hbm4eu-mom@insa.min-saude.pt.