Notícias em 30/12/2021

COVID19 |Relatório de Situação nº 668 | 30/12/2021

COVID19 |Relatório de Situação nº 668 | 30/12/2021 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 668 | 30/12/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Redução de período de isolamento – DGS

Redução de período de isolamento

A Direção-Geral da Saúde informou hoje o Ministério da Saúde que o período de isolamento passa de 10 para 7 dias para as pessoas infetadas assintomáticas e para os contactos de alto risco.

Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron.

A operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana.


Relatório de Vacinação Diário nº 28 | 30/12/2021 – DGS

Relatório de Vacinação Diário nº 28 | 30/12/2021

Plano de Vacinação COVID-19 | Relatório de Vacinação Diário| Portugal Continental


Covid-19 | Isolamento profilático de 7 dias

30/12/2021

DGS revê prazo para pessoas infetadas com covid-19 assintomáticas e dos contactos de risco

A Direção-Geral da Saúde (DGS) decidiu encurtar de 10 para sete dias o período de isolamento das pessoas infetadas com covid-19 assintomáticas e dos contactos de risco.

Em comunicado, a autoridade de saúde nacional adianta que informou esta quinta-feira, dia 30 de dezembro, o Ministério da Saúde sobre a redução do período de isolamento profilático e que “a operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana”.

“Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron”, sublinha a DGS.


Aquisição de vacinas para 2022

30/12/2021

RCM autoriza despesa adicional de cerca de 292 milhões de euros no próximo ano

Face à evolução da situação pandémica em Portugal, o Governo autorizou a despesa adicional de quase 292 milhões de euros no próximo ano para a compra de vacinas contra a Covid-19.

A resolução do Conselho de Ministros, publicada esta quinta-feira, dia 30 de dezembro, em Diário da República garante que o “Estado Português possa continuar a adquirir, no decurso do ano de 2022, mais vacinas contra a covid-19, de forma a permitir desenvolver o plano de vacinação em consonância com a situação epidemiológica e as recomendações de saúde pública, nomeadamente a administração de doses de reforço à população e das doses definidas para as idades pediátricas”.

O documento autoriza, para o ano de 2022, a realização de uma despesa adicional associada aos procedimentos de compra de vacinas contra a Covid-19, “no âmbito de todos os Acordos de Aquisição celebrados nos termos da Decisão da Comissão Europeia, de 18 de junho de 2020.

A resolução refere ainda que até à presente data “foram celebrados sete contratos, ao abrigo dos quais o Estado Português, até 26 de novembro de 2021, utilizou 25.417.690 doses de vacinas contra a covid-19, nas quais se incluem as vacinas administradas e as vacinas objeto de doação ou revenda a outros países ou Estados-Membros”.

Houve ainda uma autorização para a despesa relativa ao armazenamento e aos procedimentos de compra dos artigos indispensáveis à administração destas vacinas.

Para mais informações, consulte:

Resolução do Conselho de Ministros n.º 196/2021


Covid-19 | Medidas para o Ano Novo

30/12/2021

Mantém-se o apelo à realização de testes de diagnóstico e evitar estar muito tempo sem máscara

As medidas de contenção da pandemia de covid-19 no período de Ano Novo entraram hoje em vigor, devido ao agravamento da situação epidemiológica e recente aumento de casos.

Assim, e até ao final do dia de sábado (1 de janeiro), será obrigatória a apresentação de um teste negativo para entrar em restaurantes, casinos e festas de passagem de ano.

Na via pública estão proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.

O reforço das restrições durante a época festiva surge em resposta ao agravamento da situação epidemiológica devido à nova variante Ómicron do SARS-CoV-2, que já é dominante em Portugal.

Para os próximos dias, o Governo recorda ainda as recomendações dadas no Natal, designadamente o incentivo à realização de testes de diagnóstico, evitar encontros com muita gente, em espaços fechados, pequenos e pouco arejados e evitar estar muito tempo sem máscara.


Atividade gripal a crescer em Portugal

30/12/2021

Relatório semanal do INSA aponta para um crescimento da atividade gripal

Portugal apresenta uma atividade gripal com tendência crescente, com uma taxa de incidência de 19,9 casos por cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados semanais do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Na semana de 20 a 26 de dezembro, “estimou-se uma taxa de incidência de síndrome gripal de 19,9 por cada 100 mil habitantes”, refere o boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus respiratórios do INSA.

No caso da covid-19, a incidência de infeções estava, na quarta-feira, nos 923,4 casos por 100 mil habitantes a nível nacional.

Os valores de vigilância clínica da gripe são apurados através da rede médicos-sentinela, um sistema de informação constituído por médicos de medicina geral e familiar do continente e das regiões autónomas.

Já quanto à vigilância laboratorial, que permite a identificação de vários vírus respiratórios, o relatório do INSA indica que a rede portuguesa de laboratórios dos hospitais detetou, na mesma semana, 22 casos positivos para o vírus da gripe, todos do tipo A.


Novas instalações do Hospital de Dia

30/12/2021

Hospital de Braga investe 186 mil euros na reinstalação desta unidade

O Hospital de Dia de Braga tem novas instalações, podendo agora acomodar até 17 utentes, com tratamentos programados e individualizados ao doente em ambulatório.

Em comunicado, o Hospital de Braga refere que as novas instalações representam um investimento de 186 mil euros. Devido à pandemia, o Hospital de Dia, que tem por objetivo principal a prestação de cuidados de saúde em regime ambulatório de todas as especialidades, tinha sido transferido temporariamente para um espaço junto à consulta externa de Psiquiatria.

Para o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, as instalações definitivas do Hospital de Dia Médico visam “a contínua qualidade dos cuidados de saúde prestados e a melhoria das condições de acesso quer para os utentes, quer para os profissionais”.

O Hospital de Braga prevê, para 2022, entre equipamentos e infraestruturas, investimentos no valor de 4,3 milhões de euros.