Notícias em 15/06/2022

Mais de 300 mil pessoas receberam segunda dose de reforço

Mais de 300 mil pessoas acima dos 80 anos e os residentes dos lares de idosos elegíveis já receberam a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), até ao final de segunda-feira, 13 de junho, já tinham sido vacinadas cerca de 303 mil pessoas, tendo sido já visitadas todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) elegíveis.

Além dos residentes em lares, a administração da segunda dose de reforço, que se iniciou em 16 de maio, abrange pessoas com 80 ou mais anos, que têm sido convocadas por agendamento local, através de mensagem SMS ou chamada telefónica, e por agendamento central, como já aconteceu noutras fases da vacinação contra a covid-19.

Esta fase da imunização contra o SARS-CoV-2, que se integra na estratégia de reforço da proteção da população mais vulnerável, está a decorrer nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.

A DGS refere ainda que a população elegível para esta segunda dose deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção.

Recorde-se que o Ministério da Saúde anunciou que a próxima campanha de vacinação do outono e inverno prevê a coadministração das vacinas contra a gripe e covid-19 em idosos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e cuidados continuados.

Assim, entre setembro e dezembro, serão vacinados os residentes em lares e na rede de cuidados continuados integrados, as pessoas com mais de 65 anos, os maiores de 18 anos que tenham doenças crónicas como insuficiência cardíaca, doença pulmonar grave, doença neuromuscular grave e insuficiência renal e os profissionais de saúde e dos lares de idosos.


Início da avaliação da vacina Comirnaty COVID-19 adaptada

Alertas_Notícias - injectáveis

15 jun 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) iniciou a avaliação (rolling review) de uma versão da vacina Comirnaty, adaptada para facultar uma melhor proteção contra uma ou mais variantes específicas do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

À medida que a empresa titular avança no desenvolvimento desta vacina adaptada, a EMA receberá mais informação, incluindo dados sobre a sua eficácia contra as subvariantes Omicron.

Ao iniciar uma rolling review, a EMA poderá avaliar os dados adicionais à medida que estiverem disponíveis. Esta avaliação continuará até que existam dados suficientes para uma solicitação formal para utilização no espaço europeu.

Para mais informações aceda ao Comunicado original da EMA.


Relatório de Farmacovigilância: monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal (dados recebidos até 31 de maio de 2022)-Infarmed
15 jun 2022
Para: Geral
Consulte o relatório de farmacovigilância atualizado relativo à monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal, atualizado com dados recebidos até 31 de maio de 2022.

Documentos
Relatório de Farmacovigilância: monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal (dados recebidos até 31 de maio de 2022)


241 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal – DGS

241 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais 10 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 241 casos. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos. Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional.

A DGS continua a acompanhar a situação a nível nacional em articulação com as instituições europeias.


União Europeia concluí compra de vacinas contra o vírus monkeypox

Portugal vai receber 2.700 doses das vacinas contra o vírus Monkeypox adquiridas pela Comissão Europeia, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A distribuição das vacinas será efetuada de forma proporcional à população dos diferentes países, cabendo a Portugal cerca de 2.700 doses, de acordo com a disponibilidade possível à data”, adiantou a DGS.

A coordenação do Programa Nacional de Vacinação, a Comissão Técnica de Vacinação da DGS e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) estão a avaliar uma estratégia de vacinação para as doses que vierem a ser disponibilizadas para Portugal.

A Comissão Europeia anunciou no dia 14 de junho que adquiriu quase 110 mil doses de vacinas que começam a ser proporcionalmente distribuídas no final de junho nos países que já as autorizaram.

O contrato para a aquisição de 109.090 doses da vacina de terceira geração da farmacêutica Bavarian Nordic foi concluído pela autoridade europeia de preparação e resposta a emergências de saúde pública.


Hospital Garcia de Orta recebe prémios do CHKS-UKAS

O Hospital Garcia de Orta (HGO) recebeu recentemente, pela quarta vez, o Prémio de Acreditação relativamente ao Programa Internacional de Acreditação para Organizações Prestadoras de Cuidados de Saúde, 2016 pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), Organismo Internacional de Acreditação de Organizações de Saúde, e o Prémio de Certificação de acordo com a ISO 9001, pelo CHKS-UKAS.

De acordo com o HGO, esta conquista assenta na implementação e desenvolvimento de um conjunto de processos e padrões que vão ao encontro dos standards de boas práticas, à legislação e aos requisitos regulamentares, reconhecidos internacionalmente.

Luís Amaro, Presidente do Conselho de Administração realça a importância destas distinções: «Este processo dá à nossa organização a resiliência e a atenção necessárias para uma prestação de cuidados de saúde de alta qualidade aos (às) doentes e famílias.»

E reforça ainda: «O Conselho de Administração agradece a todos os profissionais do Hospital o esforço e o trabalho desenvolvido, congratulando-os pelos prémios e reconhecimento atribuídos. Ambos refletem o grande empenhamento e compromisso institucional para com a melhoria contínua da qualidade e eficiência dos cuidados prestados.»

Para saber mais, consulte:

HGO – https://www.hgo.min-saude.pt/


Comunicado divulgado pela ARS Lisboa e Vale do Tejo faz ponto de situação

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que no dia de hoje, 15 de junho, estão a funcionar todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da Região que possuem essa valência.

Informa-se, ainda, que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão estar encerradas entre as 21h00 de amanhã, 16 de junho, e as 09h00 de sexta-feira, 17 de junho. Neste caso, as grávidas devem dirigir-se/serão encaminhadas para outras unidades da rede, nomeadamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e para o Hospital Garcia de Orta (HGO), assim como para as maternidades da cidade de Lisboa que, no referido período, estarão a funcionar com normalidade.

Recorda-se que, nos próximos dias, poderão existir limitações em alguns hospitais, com desvios da urgência externa de Obstetrícia/Ginecologia para outras unidades da Região, que assegurarão a resposta do SNS e o seu funcionamento em rede.

Reafirma-se que a ARSLVT, hospitais da Região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região em segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta.

A ARSLVT agradece, mais uma vez, aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados pelo esforço adicional e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, o constrangimento que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar.

15 de junho de 2022

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Equipas de saúde comunitárias do ACES Almada Seixal vão reforçar as visitas domiciliárias

O Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou recentemente a entrega de duas viaturas às equipas comunitárias do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal para reforçar a intervenção conjunta no contexto do projeto do Grupo de Resolução dos High Users (GRHU). As novas viaturas vão agilizar contactos de proximidade e visitas domiciliárias, nas situações em que a complexidade dos utentes assim o exige.

A cerimónia de entrega das viaturas teve lugar no HGO, onde os membros do Conselho de Administração contaram com representantes de várias entidades ligadas ao projeto, as equipas hospitalares e as equipas dos cuidados de saúde primários.

As novas viaturas foram entregues pelos membros do Conselho de Administração: Nuno Marques, Diretor Clínico e Paula Realista, Enfermeira Diretora do HGO, acompanhados pelas Vogais Executivas do Hospital: Ana Sofia Ferreira e Vera Almeida, respetivamente, ao Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde, Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.

Nuno Marques, Diretor Clínico do HGO realçou o empenho das equipas, bem como os benefícios destes novos meios ao dispor de profissionais e utentes: “Estas viaturas vão ser muito úteis e fazer a diferença no dia-a-dia das equipas de profissionais de saúde”.

Paula Realista, Enfermeira Diretora do HGO salientou a importância do momento: “Hoje é um dia muito importante e sentimo-nos felizes por concretizar esta fase deste projeto conjunto, entre o hospital e o ACES Almada Seixal”, acrescentou.

Na cerimónia estiveram presentes Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Alexandre Tomás, Diretor Executivo do ACES Almada Seixal, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, Teodolinda Silveira e o Vereador Paulo Silva, da Câmara Municipal do Seixal.

Luís Pisco destacou a excelente colaboração destas duas instituições que trabalham de uma forma coordenada, multidisciplinar e integrada em prol dos seus utentes, sublinhando que as duas novas viaturas afirmando que “irão contribuir para um melhor conforto e segurança de todos: utentes e profissionais”.

Para saber mais, consulte:

HGO – https://www.hgo.min-saude.pt/


Conferências sobre “Qualidade e Inovação no SNS” começam em julho – ACSS

A ACSS vai dar início a um ciclo de conferências, sobre “Qualidade e Inovação no SNS”, com o objetivo de dar a conhecer as boas práticas em saúde a nível nacional e internacional.

A primeira conferência, dedicada ao tema “Otimização de Processos Hospitalares”, decorre já no próximo dia 4 de julho, através a plataforma Teams com início às 10h00, onde serão apresentados diversos projetos, como o “Mapa cirúrgico dinâmico”, a “Otimização dos circuitos cirúrgicos” e a “Otimização da capacidade e planeamento do mapa cirúrgico”.

O ciclo de Conferências Web ACSS 2022 destinam-se sobretudo a profissionais e a dirigentes na área da saúde.

Assista a este evento! Faça já a sua inscrição aqui. (Inscrições disponíveis só até ao dia 24 de junho)

Consulte o programa.

Publicado em 15/6/2022


Concurso Diabetes e as Escolas 2022

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, vai lançar a 3.ª edição do Concurso Nacional – Diabetes e as Escolas. Todas as escolas do ensino público e privado podem concorrer.

O tema para esta edição do Concurso é “A Diabetes e o Acesso aos Cuidados de Saúde”.

Esta iniciativa visa estimular a criatividade dos jovens estudantes de modo a desenvolverem conhecimentos sobre a diabetes.

Em 2021 concorreram mais de 30 vídeos de 25 escolas, num total de 300 alunos.

O prazo limite para o envio dos vídeos é dia 14 de outubro.

Consulte toda a informação em anexo:

Regulamento
Ficha Técnica
Grelha de avaliação
Todos os participantes que pretendam obter um Certificado de Participação/Prémio podem inscrever-se em https://www.dgs.pt/003-diabetes-concurso-escolas-2022.aspx.


Infarmed Newsletter

15 jun 2022
Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter, Nº 206.