Notícias em 09/03/2023

Novo Modelo de Perfil Nutricional da OMS Europa tem participação da DGS

Dia Mundial do Rim

09/03/2023

Data tem como objetivo alertar para a importância da saúde renal

O Dia Mundial do Rim, que se assinala esta quinta-feira, dia 9 de março, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, bem como reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.

Em 2023, esta efeméride, que é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Federação Internacional de Fundações do Rim, está subordinada ao tema «Saúde Renal para Todos – Preparando-se para o inesperado, apoiando os vulneráveis!» (Kidney Health for All – Preparing for the unexpected, supporting the vulnerable!).

O mote escolhido para este ano lembra que as situações de catástrofe, sejam locais (como terramotos, inundações, guerra) ou globais (como a pandemia de Covid-19), afetam o funcionamento e as condições de vida da comunidade como um todo, com diversas consequências. Aqueles afetados por doenças crónicas, das quais os pacientes renais representam mais de 850 milhões de pessoas em todo o mundo, são particularmente afetados por essas situações, pois a capacidade de aceder a serviços de diagnóstico, tratamentos e cuidados adequados fica muito comprometida.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial do Rim – https://www.worldkidneyday.org/


Resistências aos Antimicrobianos

09/03/2023

Secretária de Estado da Promoção da Saúde participou em reunião de alto nível, em Estocolmo

“Pandemia silenciosa”. Foi desta forma que muitos especialistas fizeram referência ao aumento das resistências aos antimicrobianos que se regista em muitos países, durante uma reunião de alto nível sobre esta temática, que decorreu esta semana em Estocolmo, na Suécia, e que contou com a participação da Secretária de Estado da Promoção da Saúde.

“A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios dos nossos dias, e que vamos continuar a enfrentar nos próximos anos. Só poderemos responder de forma eficaz a este deságio se o fizermos a uma escala europeia, ou mesmo global”, afirmou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, salientando a importância de uma aliança europeia em várias frentes, desde a promoção de um uso adequado destes medicamentos, ao acesso em tempo útil a tratamentos, passando por um maior incentivo à investigação de novos antibióticos.

Durante o encontro, que decorreu no âmbito da Presidência Sueca do Conselho da União Europeia, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde teve a oportunidade de conhecer a realidade dos vários países presentes, bem como os planos que implementaram ou que estão a implementar para garantir que conseguimos responder melhor às infeções bacterianas, seja em contexto hospitalar seja na comunidade.

Margarida Tavares partilhou um ponto de situação sobre Portugal, explicando que o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos foi atualizado em 2022, contando já com dez anos de existência e com alguns resultados, mas que precisam ainda de ser consolidados, defendendo por isso uma ação global conjunta, já que as infeções não conhecem fronteiras e que o uso dos antibióticos compromete a saúde global como um todo.

A governante adiantou que Portugal partilha das mesmas preocupações europeias em matéria de resistências aos antimicrobianos e explicou que o plano nacional está alinhado em muitos dos pontos apresentados em Estocolmo, já que “tem como missão a prevenção e controlo de infeções associadas a cuidados de saúde, a redução da emergência e transmissão de resistência a antimicrobianos e o controlo do consumo destes medicamentos, através de intervenções de melhoria de qualidade, educativas e comportamentais”.

A reunião de alto nível contou com a presença de vários países e com individualidades como a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, Andrea Ammon, o Diretor Regional para a Europa na Organização Mundial da Saúde, Hans Kluge, o Ministro da Saúde da Suécia, Jakob Forssmed, e com os príncipes Vitória e Daniel.

À margem do encontro, Margarida Tavares manteve uma reunião bilateral com a sua homóloga, Petra Noreback, onde foram debatidos alguns temas de interesse comum e reforçado o compromisso de colaboração entre Portugal e a Suécia em termos de saúde.


Nova Unidade da Fonte Nova

09/03/2023
Nova Unidade da Fonte Nova

Ministro inaugurou centro de saúde que dá resposta a mais de 30 mil utentes

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou esta quarta-feira, dia 8 de março, a nova unidade de saúde familiar da Fonte Nova, em Benfica. O novo edifício, construído de raiz, permitiu modernizar esta resposta em proximidade, que vai servir mais de 30 mil utentes da Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Migueis, e da Unidade de Saúde Familiar Monsanto, ambas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte.

A nova unidade de saúde conta com vários gabinetes de consulta médica, gabinetes de enfermagem, salas de tratamento, sala de exames, sala de saúde oral, sala de movimento, além de gabinetes para o funcionamento da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do ACES Lisboa Norte.

“Este equipamento faz parte de um programa muito vasto, que começou em 2017 e que prevê a construção de 14 novos equipamentos de saúde na cidade de Lisboa. Estão já seis em funcionamento, e dois praticamente prontos”, destacou o Ministro da Saúde. “As novas instalações tratam doentes e permitem resolver o problema das pessoas que não têm médico de família? Diretamente não, mas indiretamente sim, porque é muito mais fácil atrair profissionais para instalações modernas, em que as pessoas se sentem bem, e em que os circuitos decorrem de forma confortável”, acrescentou Manuel Pizarro.

A obra, financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, é fundamental para a melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde primários prestados no concelho de Lisboa e, consequentemente, para o aumento da satisfação de utentes e profissionais de saúde.

O novo edifício irá dispor de um espaço físico com acessibilidade para todos os utentes, bem como de um ambiente físico moderno e atrativo para novos médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e pessoal administrativo, uma vez que contempla amplos espaços para os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento, apoio psicólogo, serviço social e secretariado clínico.

“Esta unidade vai também permitir alargar o quadro de recursos humanos da USF Monsanto, que irá dar resposta ao polo do Bairro da Boa Vista”, lembrou o Ministro da Saúde, que enquadrou a inauguração num trabalho mais vasto de reforço dos cuidados de saúde primários em todo o país que já permitiu, por exemplo, criar 23 novas USF de modelo B, só este ano.


Combater o desperdício na saúde

08/03/2023

Secretário de Estado da Saúde encerrou fórum de debate no CHUC

Mais de 100 pessoas participaram esta quarta-feira, 8 de março, no Fórum “Desperdício em Saúde – controlo e combate”, organizado pela Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses (ATEHP) e a Revista TecnoHospital (TH) no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. A presidir à sessão de encerramento, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, saudou a elevada participação ao longo de todo o dia, sublinhando que este é um tema “mobilizador” no setor da saúde, que convoca todos os intervenientes a agir no quotidiano das instituições.

“O combate ao desperdício e a gestão eficiente de recursos é um desafio transversal a todos os sistemas de saúde” afirmou Ricardo Mestre, evocando as estimativas da OCDE que apontam para que 20% da despesa em saúde resulte de desperdícios de várias ordens, de consumíveis a gestão ineficiente.

“Numa altura em que temos o maior orçamento de sempre no SNS, superior a 15 mil milhões de euros, combater o desperdício é termos mais verbas para aplicar em melhores respostas à população”, acrescentou.
O Secretário de Estado da Saúde apontou áreas de melhoria essenciais para a promoção de maior eficiência. Desde logo ao nível da organização, quer por via de mais autonomia para as instituições quer através do funcionamento em rede, que está a ser potenciado pela nova Direção Executiva do SNS, e permite uma melhor gestão dos recursos.

A diminuição da sobreutilização sem benefício clínico, tanto ao nível das idas evitáveis às urgências mas também de consultas e exames redundantes, foi outra área apontada por Ricardo Mestre, que salientou a importância de haver informação organizada e melhores circuitos e condições para os profissionais exercerem a sua atividade. “A transição digital tem aqui um papel central e temos cerca de 300 milhões de euros no PRR reservados para intervenções nesta área. A ideia de transformação digital, que é muito visível na desmaterialização da prescrição de medicamentos e de exames, tem vantagens do ponto de vista económico, ecológico e de facilitação do acesso”, elencou, exemplificando que, atualmente, são emitidas uma média diária de 3300 receitas electrónicas.

“Este é um debate que não termina hoje, é contínuo, e por isso agradeço aos profissionais todo o trabalho que tem sido feito, com a nota de que o combate ao desperdício é uma luta que vale a pena travar”, concluiu o Secretário de Estado da Saúde. “Não vai reduzir acesso nem direitos às pessoas. Pelo contrário. Vai permitir-nos ter melhores condições para responder às suas necessidades e expectativas e, por isso, é um dever que nos mobiliza a todos”.


Novo Modelo de Perfil Nutricional da OMS Europa tem participação da DGS

Novo Modelo de Perfil Nutricional da OMS Europa tem participação da DGS

A Organização Mundial de Saúde Europa publicou a 2.ª Edição do Modelo de Perfil Nutricional, com o objetivo de identificar os alimentos que não devem ser promovidos para crianças através de estratégias de marketing.

Este documento teve a contribuição da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, que foi responsável, entre outros, pela avaliação do desempenho da nova edição do modelo de perfil nutricional. Esta avaliação, enquadrada no âmbito da Joint Action Best-ReMaP, foi realizada em 13 países – Bélgica, Croácia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Letónia, Portugal, Sérvia, Eslovénia, Espanha e Roménia – e em mais de 100 000 produtos alimentares.

Esta nova versão do Modelo de Perfil Nutricional é uma atualização da primeira edição, publicada pela OMS em 2015.

O documento está disponível para consulta aqui.


Workshop europeu coorganizado pela DGS destaca importância da colaboração em saúde

Workshop europeu coorganizado pela DGS destaca importância da colaboração em saúde

A colaboração no setor da saúde como pilar para a implementação da nova legislação é uma das conclusões do workshop da Joint Action SHARP, que a Direção-Geral da Saúde (DGS) acolheu em Lisboa nos dias 27 e 28 de fevereiro, numa organização conjunta com os congéneres noruegueses.

Neste workshop participaram cerca de 80 peritos oriundos de 20 países da UE/EEE, com o objetivo de melhorar a coordenação europeia e internacional na preparação e resposta a ameaças transfronteiriças graves para a saúde.

Foram abordados os novos regulamentos europeus que visam reforçar o quadro de segurança sanitária da UE – Regulamentos (UE) 2022/2370 e  2022/2371 –, incluindo os desafios que estes trazem para os Estados-Membros. A relevância da colaboração dentro do setor da saúde, entre clínicos e a saúde pública, e entre diferentes setores e a diversos níveis (local, sub-nacional, nacional e entre países), foi outro dos pontos discutidos.

Deste encontro salienta-se a necessidade de utilizar as lições aprendidas durante a pandemia de COVID-19 na implementação dos novos regulamentos, por forma a ser mais exequível a colaboração entre diferentes parceiros com relevância na segurança em saúde.

Portugal mantém-se como um parceiro ativo nesta Joint Action, prevendo-se novas iniciativas até setembro de 2023.