Cuidados paliativos: Ministério da Saúde e Fundação “la Caixa” assinam acordo

21/02/2018

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e o Subdiretor-Geral da Fundação Bancária “la Caixa”, Marc Simón Martínez, assinaram esta quarta-feira, 21 de fevereiro, um acordo para unir esforços no domínio dos cuidados paliativos em Portugal.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que presidiu à cerimónia, e do Presidente Honorário do BPI, Artur Santos Silva.

protocolo_la_caixa_2

Esta colaboração enquadra-se no programa de Atenção Integral a Pessoas com Doenças Avançadas (inserido no Programa Humaniza) da Fundação “la Caixa”, aprovado pela Organização Mundial de Saúde, e que complementa a ação dos sistemas públicos de saúde.

Um dos elementos do programa consiste na implementação de um modelo de apoio por equipas de apoio psicossocial, constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar auxílio em situações de doença avançada, melhorando os aspetos emocionais e favorecendo o bem-estar dos doentes e familiares. Esta iniciativa impulsiona e inspira um cuidado integral, que tem em consideração tanto o apoio psicológico, emocional, social e espiritual, como o apoio no luto, o apoio a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários.

Prot_MS_LaCasa_660

Este projeto contará com sete a catorze equipas de apoio psicossocial e o mesmo número de equipas domiciliárias de cuidados paliativos, distribuídas pelas sete regiões do país: Norte, Centro, área metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, e regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O acordo contempla também o incentivo a atividades formativas em cuidados paliativos para profissionais de saúde e cuidadores informais, projetos de investigação e a criação de três centros de excelência em cuidados paliativos, entre outras iniciativas.

Nesse sentido, encontra-se já aberto um concurso, da Fundação “la Caixa”, para a constituição de equipas de assistência psicossocial e espiritual (constituídas por psicólogos e assistentes sociais), no âmbito dos cuidados paliativos, até 13 de abril de 2018.

Para saber mais, consulte:

Banco BPI > Fundação “la Caixa”

Atenção Integral a Pessoas com Doenças Avançadas em Portugal > Concurso – Equipas de Apoio Psicossocial