Contratação de médicos: Número de candidatos a concurso foi o mais alto de sempre

08/08/2018

O número de candidatos aos procedimentos concursais para a contratação de médicos das áreas hospitalar, medicina geral e familiar e saúde pública foi o mais elevado de sempre.

Para este concurso, que abriu a 26 de julho de 2018, existiam 1.234 vagas, sendo que ficaram apenas 117 por preencher, o que representa menos de 10% de vagas vazias.

Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, sublinhou que a captação de médicos do atual concurso para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi superior ao que acontece em anos anteriores e que estes números são muito positivos.

Fernando Araújo referiu, a título de exemplo, que 2018 concorreram 1.117 médicos, comparativamente aos 810 que se candidataram em 2017. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde reconhece que este concurso vem demonstrar que «quanto mais célere for a abertura de concursos, mais capacidade há de captar profissionais».

As 1.234 vagas postas a concurso eram entre 10% a 15% superiores ao número dos médicos recém-especialistas que terminaram o internato, tendo o Ministério da Saúde explicado que o objetivo era tentar captar médicos de fora do SNS. Fernando Araújo indicou que foram recebidas candidaturas de médicos que não pertencem ao SNS, mas ainda não existem dados totais e objetivos que permitam perceber quantos.

Das 1.234 vagas a concurso, 378 eram para medicina geral e familiar e 856 para áreas de especialidade hospitalar e para saúde pública.

Com a contratação destes profissionais, conjugada com a atribuição de incentivos à fixação em zonas carenciadas, será reforçada de forma substancial a resposta ao nível dos cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários em todo o País, sendo atribuído médico de família a mais 500 mil portugueses, prosseguindo o desígnio de cobertura total da população manifestado pelo Governo.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde – http://www.acss.min-saude.pt/


Concursos de 2018 com mais vagas e candidatos – ACSS

A ACSS recebeu um total de 1.117 candidaturas nos procedimentos concursais destinados à primeira época de preenchimento de vagas nas áreas de Medicina Geral e Familiar (MGF), Hospitalar e de Saúde Pública, sendo este o maior número de candidatos registado nos últimos anos.

Nos concursos referentes a 2017 concorreram às três áreas 705 médicos recém-especialistas na primeira época, num total global de 810 médicos que concorreram durante todas as épocas.

O aumento de profissionais interessados em ingressar no Serviço Nacional de Saúde está assim em linha com o aumento do número de vagas disponibilizadas para os concursos, que na primeira época de 2018 atingiu um total de 1.234 (839 vagas para a área hospitalar, 378 em medicina geral e familiar e 17 na área de saúde pública).

A avaliação dos resultados correspondentes à fase de apresentação de candidaturas, primeira época, certifica que nos concursos de 2018 foram registados o maior número de vagas para novos médicos especialistas e o maior número de candidatos.

Este é também o concurso que obtém a maior taxa de candidatos interessados em relação às vagas disponibilizadas nos últimos anos (90,5%).

É ainda de notar que as 1.234 vagas abertas correspondem a um valor que está 11,9% acima do número de médicos recém-especialistas formados em 2018 (+ 131 vagas).

Adicionalmente importa destacar que estes concursos da primeira época de 2018 registaram uma elevada taxa de interesse por parte de médicos que concluíram a especialidade noutras épocas anteriores, com destaque para a área da Medicina Geral e Familiar, onde em 351 candidatos, 51 são provenientes de épocas anteriores (14,5% do total de candidatos).

Recorde-se que até ao ano de 2015 (inclusive) os concursos estavam descentralizados nas ARS e nos hospitais e que as vagas colocadas a concurso na primeira época foram de 658 em 2013, 708 em 2014 e 685 em 2015.

Com a contratação destes profissionais, conjugada com a atribuição de incentivos à fixação em zonas carenciadas, será reforçada de forma substancial a resposta ao nível dos cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários em todo o País, sendo atribuído médico de família a mais 500 mil portugueses, prosseguindo o desígnio de cobertura total da população manifestado pelo Governo.

A publicação do Decreto-Lei n.º 24/2017, de 8 de junho, veio permitir uma maior celeridade na conclusão dos procedimentos de seleção de pessoal médico. Com efeito, tendo presente o regime simplificado de seleção, entre a abertura do procedimento e a sua conclusão não ultrapassa, em regra, mais de um mês.

Publicado em 9/8/2018


Concursos de 2018 com mais vagas, 1.234, e candidatos, 1.117

A avaliação dos resultados correspondentes à fase de apresentação de candidaturas aos procedimentos concursais, primeira época de 2018, destinados à contratação de profissionais para as áreas de medicina geral e familiar (MGF), hospitalar e de saúde pública, certifica que foi registado o maior número de vagas para novos médicos especialistas (1.234) e o maior número de candidatos (1.117).

Este é também o concurso que obtém a maior taxa de candidatos interessados em relação às vagas disponibilizadas (90,5%).

Reforça-se ainda que, em 2018, foram abertas 1.234 vagas, valor que está 11,9% acima do número de médicos recém-especialistas formados em 2018 (+ 131 vagas).

De referir que os concursos atuais registaram uma elevada taxa de interesse por parte de médicos que concluíram a especialidade noutras épocas, com destaque para a área da medicina geral e familiar, onde, em 351 candidatos, apresentaram-se 51 de épocas anteriores (14,5% do total de candidatos).

Visite:

Administração Central do Sistema de Saúde  –  http://www.acss.min-saude.pt/

Consulte:

Aviso n.º 10302-A/2018 – Diário da República n.º 145/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-07-30
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.
Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 378 postos de trabalho para a categoria de assistente, área de medicina geral e familiar, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso

Aviso n.º 10302-B/2018 – Diário da República n.º 145/2018, 1º Suplemento, Série II de 2018-07-30 
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.
Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 856 postos de trabalho para a categoria de assistente, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso, dos quais, 17 são para a área de saúde pública e os restantes 839 para a área hospitalar