INEM: Novo Verbete Nacional de Socorro em teste com parceiros no SIEM

09/08/2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a testar, conjuntamente com alguns parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), um novo modelo de Verbete de Socorro.

Pretende-se com este novo registo clínico atualizar e harmonizar todo o processo de acesso à informação entre os vários intervenientes do SIEM na prestação de cuidados de saúde aos utentes.

No desenvolvimento deste novo modelo, foram tidos em conta os atuais verbetes utilizados por Corpos de Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Ambulâncias INEM, Motociclos de Emergência Médica, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Helicópteros de Emergência Médica e Registo Nacional de Paragem Cardiorrespiratória. Foi ainda colocada na equação a reestruturação dos conteúdos de acordo com as novas metodologias de abordagem, a nova plataforma informática iTeams e os protocolos INEM. Procurou-se adicionalmente alcançar um novo design, mais simples, apelativo, intuitivo e de fácil utilização.

Considerando as alterações significativas que o novo verbete apresenta, torna-se agora necessário testar a aplicabilidade desta nova ferramenta e recolher feedback e contributos que permitam melhorar a solução agora proposta antes de ser definitivamente adotada.

Concluído este processo, será implementado a todo o SIEM o novo modelo de Verbete Nacional de Socorro.


INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema são as principais tarefas do INEM.

Através do número europeu de emergência – 112 –, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias