ULSLA: inauguração das novas instalações do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica

13/11/2020

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram hoje, 13 de novembro, as novas instalações do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

“Esta inauguração demonstra que o Governo não desiste de prosseguir o caminho que tinha sido traçado, mesmo com a pandemia”, considerou a Ministra da Saúde.

De acordo com a governante, estas novas instalações permitem dar mais respostas e assegurar circuitos para dar mais e melhor acesso aos utentes, lembrando que «desde Odemira até Sines, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) acolhe todos, mesmo aqueles que não tinham a situação regularizada.

O Primeiro-Ministro lembrou que a resposta do SNS não se esgota na atuação perante a pandemia de Covid-19. “Temos de continuar a fazer os investimentos que são essenciais para continuar a melhorar o SNS para além desta pandemia. O esforço de investimento no SNS foi iniciado já após a anterior crise e tem de continuar, não obstante esta crise”, sublinhou.

O governante aproveitou também a ocasião para felicitar todos profissionais, agradecendo o empenho e dedicação e deixando um apelo a todos os portugueses para que apoiem os profissionais de saúde cumprindo as regras necessárias para evitar a propagação do vírus da covid-19.

Esta é a primeira fase da intervenção no Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano. Num investimento total de 2.464.513,98€ e um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no valor de 1.798.647,08€, a obra vai permitir uma separação de doentes por áreas distintas, privilegiando a humanização de cuidados, o conforto e segurança, quer dos doentes quer dos profissionais.

A intervenção vem dar resposta a uma necessidade há muito identificada, dado que o Serviço de Urgência, inaugurado em 2005, foi dimensionado para dar cobertura a uma área de abrangência inferior àquela que atualmente a ULSLA dá resposta.