Madeira: Protocolo vai Permitir Antecipar o Diagnóstico de Doenças Genéticas em Quase Seis Semanas

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o Laboratório de Genética Humana da Universidade da Madeira (UMa) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira assinaram esta segunda-feira, dia 9 de março, um protocolo de colaboração que vai tornar possível antecipar o diagnóstico de eventuais doenças genéticas em quase seis semanas. Na prática, a implementação deste protocolo vai permitir passar o diagnóstico precoce sobre malformações congénitas em fetos humanos para as 10 semanas de gestação, um ganho de seis semanas relativamente ao panorama atual.

“Isto permite melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir a ansiedade e a pressão daquelas que estão dependentes de um diagnóstico que só é feito às 16 semanas”, salientou Fernando de Almeida, presidente do Instituto Ricardo Jorge, no ato de assinatura do protocolo. “Este acordo tem uma missão muito fundamental em relação às pessoas. A partir deste momento, é possível propor e promover uma melhoria da qualidade de vida, através de um diagnóstico cada vez mais precoce de algumas eventuais anomalias genéticas e fazer com que sejam resolvidas em tempo oportuno”, sublinhou o responsável.

Na cerimónia, o secretário regional dos Assuntos Sociais relevou a mais-valia deste protocolo de cooperação entre a Região e o Instituto Ricardo Jorge, sobretudo numa vertente que cada vez se torna mais importante, que é a da “despistagem de doenças genéticas”. Francisco Jardim Ramos salientou ainda que, “num contexto em que a natalidade está diminuída, é importante cada vez mais que façamos com que as crianças que são concebidas possam ser viáveis e, sendo viáveis, tenham de facto boa formação anatómica, fisiológica, que possam ser crianças e adultos saudáveis”.

Já o reitor da UMa referiu que este acordo tem como “objetivo primordial a colaboração entre todos os signatários, no sentido de aumentarem a formação e a capacitação de investigadores e técnicos de saúde”. José Carmo adiantou ainda que a UMa “pretende continuar este caminho de maior interação com o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira”.