Poster: “Cinco Chaves Para Uma Alimentação Mais Segura” – INSA

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema da “Segurança Alimentar”, o Instituto Ricardo Jorge recorda um conjunto de recomendações para uma alimentação mais segura. Nesse sentido foi disponibilizado por este Instituto a versão portuguesa do poster da Organização Mundial da Saúde “Cinco Chaves Para Uma Alimentação Mais Segura”.

Traduzido em português e com uma linguagem clara e simples, este poster é uma ferramenta útil sobre as boas práticas de segurança alimentar a adotar na preparação de alimentos. Mantenha a limpeza, separe alimentos crus de alimentos cozinhados, cozinhe bem os alimentos, mantenha os alimentos a temperatura seguras, use água e matérias-primas seguras, eis as “Cinco Chaves Para Uma Alimentação Mais Segura”.

Se quiser saber porque deve lavar as mãos com frequência, porque deve cozinhar os alimentos acima dos 70ºC e porque não deve descongelar os alimentos à temperatura ambiente, consulte o poster aqui. Vai encontrar as respostas a estas questões e aprender a prevenir as indesejadas doenças de origem alimentar que podem ser evitadas colocando em prática estas simples regras de ouro.

Efetivamente, todos os dias, em todo o mundo, pessoas ficam doentes por causa de algo que comeram. Estas doenças são designadas por doenças de origem alimentar e são causadas por microrganismos perigosos e/ou químicos tóxicos, as quais poderiam ser prevenidas com a adoção de boas práticas na manipulação dos alimentos.

A Segurança Alimentar tem sido uma preocupação da Organização Mundial da Saúde e do Instituto Ricardo Jorge, que tem dado grande destaque ao tema. Hoje recordamos o poster “Cinco Chaves Para Uma Alimentação Mais Segura” que pode descarregar para o seu computador, partilhar pelos seus familiares, amigos e conhecidos e também nas redes sociais, fazendo assim parte deste esforço global para que tenhamos cada vez mais segurança alimentar.

 

Poster Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura