Bolsa de Investigação: Projeto Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) – INSA

Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto

Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF)

Refª: INSEF/07/DEP/2015

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Epidemiologia, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – 1 vaga – com o grau de Mestre, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “Improvement of epidemiological health information to support public health decision and management in Portugal – towards reduced inequalities, improved health and bilateral cooperation”, designado por “INSEF – Inquérito de Saúde com Exame Físico”, co-financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014, Fase de Candidatura: de 28-05-2015 a 11-06-2015.

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica Genérica: Matemática

Área Cientifica Especifica: Estatística

Requisitos de Admissão:

Serão consideradas as candidaturas que reúnam os seguintes requisitos:

  • Licenciatura em Estatística (obrigatório);
  • Mestrado em Bioestatística ou Estatística com nota mínima de 15 valores (obrigatório);
  • Experiência comprovada no dimensionamento de amostra e planeamento de amostragem de estudos epidemiológicos de base populacional;
  • Experiência comprovada no planeamento e execução da análise de dados de estudos epidemiológicos baseados em amostras complexas;
  • Excelente domínio do programa estatístico R e dos pacotes ‘EHESampling’ e ‘survey’ package;
  • Excelente domínio dos programas estatísticos STATA (svy commands) e SPSS (complex samples), com especial enfoque nos modelos de análise de amostras complexas;
  • Excelentes conhecimentos da língua Inglesa (escritos e orais) e língua Portuguesa nativa (prioridade elevada);
  • Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente Microsoft Office incluindo Access.
  • Experiência em investigação, pelo menos 2 anos.

Serão fatores de preferência:

  • Facilidade de comunicação de conceitos e metodologias da área a outras áreas disciplinares (a não Estatistas).
  • Elevado sentido de responsabilidade;
  • Facilidade de relacionamento, comunicação e trabalho em equipa;
  • Disponibilidade imediata;
  • Disponibilidade para viajar.

Plano de trabalhos: Apoio ao processo de construção da base de amostragem e processo de amostragem; apoio no desenvolvimento dos ponderadores amostrais; apoio ao desenvolvimento do plano de análise de dados; apoio ao sistema de colheita de dados por CAPI e carregamento da informação na base de dados; leitura ótica de documentos de recolha de dados e carregamento da informação na base de dados; validação das bases de dados; análise estatística; colaboração na elaboração dos relatórios de progresso e científicos, comunicações e artigos cientificos.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto e alterações seguintes. O Regulamento de Bolsas Ricardo Jorge, aprovado através do aviso n.º 7344/2005 (2ª série), de 17 de agosto de 2005, supletivamente aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. Bem como e sem prejuizo de outra legislação em vigor, as regras de funcionamento interno da Instituição. A DGRH-Bolsas assume as competências do Núcleo do Bolseiro, cujas regras básicas de funcionamento, entre outras são: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas funciona, nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado, nesta Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Epidemiologia, do INSA – Sede, havendo a necessidade de realizar deslocações frequentes a qualquer ponto do país no âmbito do projeto.

Orientação Científica: O trabalho será efectuado sob a orientação cientifica do Doutor Baltazar Nunes do Departamento de Epidemiologia do INSA.

Duração da bolsa: A bolsa é atribuída por 9 meses, tendo início previsto a 01.08.2015 e até à data limite de duração do projeto, cuja data de término se prevê a 30.04.2016. Salvaguarda-se que, caso o projeto venha a ser prorrogado, a bolsa poderá ser renovada até novo(s) limite(s) de duração do mesmo.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 980€, podendo ser majorado este valor até um máximo de 30%, de acordo com a experiência profissional do candidato. A este valor é ainda aditado o valor do Seguro Social Voluntário (1.º escalão) e pago um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Métodos de selecção: O processo de avaliação inclui duas fases: avaliação curricular (caráter eliminatório) e entrevista, parte da qual desenvolvida em inglês. À avaliação curricular será atribuída classificação numa escala de 0 a 20 valores. Só serão chamados a entrevista, através da comunicação por email, os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 14 valores na avaliação curricular. A ponderação para a avaliação final é de 60% e 40% para a avaliação curricular e entrevista, respetivamente.

Composição do Júri de Selecção: O Júri é constituído pelo Doutor Baltazar Nunes, investigador auxiliar do INSA (presidente do Júri), pelo Doutor Carlos Matias Dias, assistente graduado da carreira médica de saúde pública do INSA e pela Doutora Sónia Namorado, bolseira de investigação, deste Instituto (vogais efetivos). A Doutora Ana Paula Gil e a Doutora Marta Barreto, bolseiras de investigação, deste Instituto, serão vogais suplentes.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Tanto a carta de candidatura como o Curriculum Vitae devem ser apresentados em inglês.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ou por correio (até à data limite de 11-06-2015) para o seguinte endereço:

Sónia Namorado (Projeto INSEF)
Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
Departamento de Epidemiologia
Avenida Padre Cruz
1649-016 LISBOA
Portugal
Email: sonia.namorado@insa.min-saude.pt

Os candidatos que enviem as candidaturas por email devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura como comprovativo de receção.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos através de correio electrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis. O candidato seleccionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efectivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato seleccionado, a opção será o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Acta. A lista final de classificação será afixada em local visível, na Ala da Direcção de Recursos Humanos, piso 2, deste Instituto.