ARS Norte | Vacina da gripe: Administradas mais de 440 mil vacinas na região norte

07/12/2017

Dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte indicam que foram aplicadas 440.619 doses da vacina da gripe, desde o início de outubro até 3 de dezembro, mais 18 % em relação a período homólogo de 2016.

Em comunicado, a ARS Norte afirma estar a desenvolver todas as diligências para dar cumprimento à orientação da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da vacinação contra a gripe sazonal, que define os grupos populacionais a quem a vacina é recomendada e administrada gratuitamente.

Vacine-se!

A vacinação contra a gripe é gratuita, no SNS, para pessoas a partir dos 65 anos, residentes em instituições, doentes em diálise crónica, transplantados, pessoas com diabetes e bombeiros. Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Lembre-se que a vacinação é a melhor prevenção, sobretudo em relação a complicações graves. A vacina pode ser administrada durante o outono e inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá ligar para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), através do número 808 24 24 24.

Para saber mais, consulte: