Doe Vida. Seja do nosso tipo! Campanha do CH Médio Ave apela à doação de sangue

13/12/2017

O Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) lança o projeto «Doe Vida. Seja do nosso tipo», num esforço para conseguir em 2018 passar dos atuais 90 dadores de sangue para 300.

De acordo com Luís Moniz, Vogal do Conselho de Administração do CHMA, a ideia do programa passa pela atribuição de uma nova designação do dador de sangue, que passará a denominar-se «Voluntário de Sangue do CHMA», reforçando a importância do dador na sua unidade de saúde.

«É nosso objetivo, no futuro, garantir que o CHMA seja autossustentável ao nível do sangue», através de um programa que está pensado, na sua relação com as empresas, para que os trabalhadores possam ser dadores “fora do horário laboral ou ao fim de semana, mediante marcação prévia”, explicou Luís Moniz.

O CHMA prevê fazer uma avaliação anual do programa, sendo certo que haverá reajustamento de recursos humanos e de horários para responder ao aumento de dadores que perspetiva.

No próximo sábado, dia 16 de dezembro, na Unidade de Famalicão, o Serviço de Imunohemoterapia vai realizar uma cerimónia de entrega dos cartões de voluntário de sangue aos dadores de Famalicão e, em data a determinar, vai fazer o mesmo evento com os dadores de Santo Tirso.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE – http://www.chma.pt/