EUSOMA | Centro de Mama: Hospital de São João recebe certificação clínica europeia

O Centro de Mama do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, foi reconhecido como «centro de excelência no tratamento e estudo da doença oncológica mamária», afirmou Paulo Dinis, diretor da Clínica da Mulher do CHSJ.

A cerimónia de atribuição da certificação EUSOMA (European Society of Breast Cancer Specialist – Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama) decorre no dia 15 de dezembro, às 10 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O Centro de Mama do Hospital de São João, integrado na Clínica da Mulher, tornou-se «no primeiro centro de mama do Serviço Nacional de Saúde a obter a certificação clínica europeia EUSOMA», salientou Paulo Dinis.

«Esta certificação é o reconhecimento de um trabalho de elevada qualidade assistencial, no campo das doenças oncológicas da mama, prestado por uma equipa de trabalho multidisciplinar desde há vários anos”, acrescentou o responsável.

No Centro de Mama trabalham diariamente clínicos (cirurgiões gerais e ginecologistas), imagiologistas, geneticistas, psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiras especializadas, técnicos de radiologia e outro pessoal de apoio administrativo e logístico.

Este centro, a funcionar desde 2008, realiza anualmente cerca de dez mil consultas e 1.100 cirurgias.

No ano de abertura, o Centro de Mama recebeu 136 doentes com cancro da mama e em 2017 ficará muito próximo das 400 doentes.

Em 2016 foram realizadas 9.942 consultas externas e 1.087 cirurgias. O tempo de espera para uma consulta de especialidade é de três dias e para cirurgia oncológica é de dez dias.

A certificação atribuída pela EUSOMA surgiu da «vontade de melhorar a qualidade assistencial do Centro de Mama e de dispor de ferramentas que permitam comparar o desempenho clínico com outros centros de mama europeus igualmente certificados», salientou Paulo Dinis.

Paralelamente, «permitirá divulgar resultados e índices de sobrevivência, num processo de melhoria continua. Para isso foram alterados alguns procedimentos clínicos, de forma a corresponder às exigências da acreditação, corrigidas algumas falhas administrativas e melhorado o registo de dados clínicos», acrescentou.

Fonte: Lusa

Visite:

Centro Hospitalar São João – https://portal-chsj.min-saude.pt/